What I’m reading 46

Post acumulado com as leituras de julho, agosto e setembro. (quem sabe o de outubro eu poste ainda este mês?)

Julho

  • O mistério do trem azul – Agatha Christie: É o último livro da Agatha que estava aqui esperando pra ser lido. A história é envolvente e gostei muito, apesar de não gostar tanto do Poirot como personagem. Detalhes do livro no Skoob.
  • Sintomas mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira – Sabrina Fernandes: Baita livro. Demorei pra ler porque é bastante complexo (é uma tese de doutorado, afinal). Aprendi alguns conceitos como ultrapolítica e pós-política, também foi legal aprender a história dos partidos e movimentos de esquerda e ver uma descrição dos acontecimentos como as jornadas de junho. Recomendo fortemente! Detalhes do livro no Skoob.
  • A origem da família, da propriedade privada e do Estado – Friedrich Engels: Outro livro de peso. O começo eu li muito empolgadamente, depois encalhei lá pelo meio porque tava um tanto árduo, muito complexa a discussão das variadas gens. Mas ele traz uma discussão muito importante sobre as diferentes configurações de família e a opressão das mulheres a partir do casamento monogâmigo. (o posfácio da Marilia Moscou é excelente!) Detalhes do livro no Skoob.
  • Atos humanos – Han Kang: Ganhei de presente do Fenris! É pesado e bonito, mostra a repressão (massacre) a uma mobilização estudantil na Coreia do Sul e como isso afeta quem morreu, quem sobreviveu e suas famílias. A autora escreve de um jeito muito sensível. Quero ler o outro livro famoso dela, A vegetariana. Detalhes do livro no Skoob.
  • Margem Esquerda – Boitempo: Os artigos do dossiê de capitalismo digital são ótimos, tem também uma homenagem a Carlos do Carmo e uma poesia sobre a Comuna de Paris. Agora que não sou mais assinante do clube da Boitempo por motivos de $$$ dá saudade de receber a revista… Detalhes no Skoob.

Agosto

Foi um mês em que eu li menos porque estava 200% focada no projeto de doutorado.

  • Estrela vermelha sobre o terceiro mundo – Vijay Prashad: Livro que o Dan me emprestou. É excelente, mostra a influência que a União Soviética teve sobre os países chamados de terceiro mundo em suas lutas contra a colonização e o imperialismo. O apoio que Lenin ofereceu e a inspiração soviética. Detalhes do livro no Skoob.
  • O ponto zero da revolução – Silvia Federici: Outro ótimo livro da Federici! Fala sobre a exploração do trabalho de reprodução na sociedade capitalista, defendendo o pagamento de salário pelo trabalho doméstico. Minha única questão com ele é que a federici critica muito o que Marx não falou, critica Negri & Hardt (e são críticas certas) mas ignora muitas feministas marxistas que abordaram esses problemas (por exemplo, Kollontai). Detalhes do livro no Skoob.

Setembro

  • Revista Terra Sem Amos – Novos Junhos Virão: A Revista da Editora Terra Sem Amos traz artigos com diversas visões sobre as jornadas de junho de 2013, incluindo um artigo meu! Confira meu post sobre ele aqui.
  • Rap e política: percepções da vida social brasileira – Roberto Camargos: Um livro que mostra como o rap aborda questões políticas a partir de uma visão das periferias e também como a classe dominante despreza o rap, mas isso já era esperado. Tem muitas músicas nos exemplos, vou montar uma playlist depois. Detalhes do livro no Skoob.
  • Tripulação de esqueletos – Stephen King: Outro livro que o Dan me emprestou! Coletânea de contos do Stephen King. Maravilhoso como sempre! Alguns dos meus preferidos: Sobrevivente, O atalho da Sra. Todd e O processador de palavras dos deuses. Detalhes do livro no Skoob.

Até o próximo post!


Comments are closed.