A autora

Oi, eu sou a Patty K, Patricia Kawaguchi! ★

Sou uma professora e pianista (nipo) brasileira, nasci em 09 de junho de 1989, o que significa que se este perfil estiver atualizado agora eu tenho 30 anos. Estudei piano erudito de 2006 a 2015 no Instituto Musical e Cultural Souza Campos, em Campinas. Tenho, com muito orgulho, um Fritz Dobbert vertical; modelo 126 em madeira imbuia pra ser mais exato. É ele no banner do blog; não é lindo? ❤ Foi a Peace quem fez o banner e o layout e ela é outra linda. :3

Toco peças de estilos variados, mas principalmente música erudita, game e anime music, rock, metal e jazz. Meus compositores preferidos são Bach, Beethoven, Chopin, Tchaikovsky, Villa-Lobos, Yasunori Mitsuda e Nobuo Uematsu. Mas isso varia de tempos em tempos.

Apesar de ter começado a estudar música “tarde” (?), com 17 anos, resolvi dedicar minha vida à Música. Cursava Ciência da Computação na Unicamp, mas em 2011 enfim larguei o curso e prestei licenciatura em música. Sou formada técnica em Informática pelo Colégio Técnico da Unicamp, por falar nisso. Enfim, depois de uma longa jornada de muitas provas de vestibular (foram 17! >_<), passei na Unicamp, na USP Ribeirão Preto (tocando Final Fantasy no piano!) e na Unesp. ★ Clique aqui para ler a saga completa! Decidi ir pra continuar na Unicamp e agora sou da turma 012 de Licenciatura em Música!! ( ̄▽ ̄)ノ Pendurei meu Eclipse, nunca mais escreverei um Hello World! (bom, exceto que eu fiz um jogo um dia desses)

No meio do curso me descobri professora (você talvez se espante ao saber quantas pessoas na licenciatura não querem dar aulas); tenho alunas e alunos particulares de piano, teclado e musicalização. Também dou aula de musicalização e teoria musical em escolas de música e aula de música e artes em escolas de educação básica. Agora sou professora na rede pública! Ah, também estou na carreira acadêmica. Minha iniciação científica na graduação foi: “Os blogs como ferramenta para a educação musical” e agora faço mestrado com a pesquisa “Herança cultural, dominação e desigualdades no ensino da música”.

A greve de 2016 na Unicamp mudou minha vida, literalmente. Descobri que só a luta muda a vida e me tornei militante. Sou independente, o que quer dizer que não sou ligada a nenhum partido, embora tenha mais afinidade com uma ou outra corrente. Na pós-graduação comecei a atuar na representação discente. Comecei como representante no conselho universitário e depois fundei duas APGs (Associação de Pós-graduandas/os, que seria o Centro Acadêmico da Pós): a APG do Instituto de Artes e a APG Central da Unicamp. Eu juro que não imaginava que minha pós-graduação seria assim…

Fui vegana por muitos anos, mas acabei voltando a consumir alguns produtos com ovo e leite. A maior parte do que eu cozinho ainda é vegan. (Vegans são vegetarianos que não consomem nenhum produto de origem animal.)

Amo rosas azuis desde que me conheço por gente. Elas são o símbolo do impossível. Também amo gatos, a primeira geração de Pokemon, histórias de terror, jogos de ritmo, lamen (não miojo, lamen de verdade), panettone e piccross.

Sinta-se à vontade pra falar comigo!

♪ Twitter
♪ Facebook
♪ Instagram
♪ Last.fm
♪ Youtube channel
♪ Mydramalist
♪ Myanimelist
♪ Skoob
♪ Trakt


ato pela educação – 30/05/2019


31 Responses to A autora

  1. Olá, Pat!

    Amei seus posts e até consegui entender algumas coisas com as quais já vinha lutando desde a muito e não conseguia! A tua maneira de explicar é muito interessante; você será uma excelente professora; pena que eu não more aí em Campinas pra ter aulas contigo. :c)

    Só uma observaçãozinha; você digitou "Hello Word!" quando o correto seria "Hello World!", não?

    Muitíssimo grato e parabéns pelas postagens,
    Enih Gil'ead

  2. Também fazia/ainda faço Ciência da Computação e quero passar pra música na USP ou Unesp, ri da parte do "Pendurei meu Eclipse, nunca mais escreverei um Hello World!" hahahahahah é isso que quero também! (:

  3. Oí Paty, gostei muito desse site foi o unico que eu consegui aprender alguma coisa tenho 14 anos e toco violão e guitarra a 3 anos,e eu queria saber se há alguma diferença entre partitura de violão classico

    para partitura de piano (gostaria muito que

    vc me respondesse:-D)

  4. Oi, Vinicius! Que bom que você conseguiu aprender com o que eu escrevi! :)
    Olha, não toco violão, então não conheço as partituras a fundo. Pode ter alguns poucos termos diferentes, mas acho que é igual. A única diferença gritante é que o piano tem duas pautas, uma pra cada mão, e o violão tem uma só.
    Abraços!

  5. ola patricia
    tenho usado seus textos em meu tcc, pois não há trabalhos que especifiquem a musica e sua ligaçao com a educaçao e consequentemente com a infancia.
    gostaria de ter seu contato para que possa fazer melhor as citaçoes a seu respeito, se for possivel… por gentileza.
    estou me formando em Pedagogia e espero conseguir trazer este assunto para análise de todos
    tratando a musica como arte , e nao apenas como tem sido as vezes: musiquinha pra comer, pra entrar ,pra dormir e etc! me ajude obrigado

  6. perdão recebi sim,estou na fase de finalizaçao! espero que seja produtivo!
    te informo das próximas açoes! muito obrigado e um gd abraço!!!
    admirável…

  7. Nossa que legal Patty! Parabéns pelo site gostei muito…Também sou amante de música clássica, principalmente piano e violino! Sempre quis começar a tocar piano, mas achava que a minha idade (18) já era muito "avançada" para isso. Mas depois que vi seu site eu fiquei mais confiante e agora vou começar pra valer!!!!

    Beijinhos e sucesso para você!

    P.S: Você já assistiu o anime Nodame Cantabile??? A Nodame tem uma bolsa idêntica a sua *-*, sem falar no objetivo inicial dela de compor para crianças. Se não assistiu, assista…super recomendo! Um dos meu preferidos! O sentimento dos personagens com a música me inspirou muito a aprender a tocar piano…♥

  8. Ola Patricia!!! Que maximo!!!! Sou Ludmila (30) e acabo de me matricular numa escola de musica para estudar piano. A escola e de nivel tecnico. Embora, todos os que la se formam, saem para ser professores em outras escolas. Parece ser boa, mas o nome, fala mais alto. Falo da Elite Musical (RJ), conhece? O curso tem duracao minima de tres anos. Depois disso, eles garantem que qualquer um estara apto a ser aprovado num vestibular. É o que pretendo….. embora, tenha começado a realizar meu sonho de criança tão tarde…… ate pq, agora, ja sou mae de tres pimpolhinhos, apaixonados por musica, e que inclusive estudam musica na escola. Poderiam ser seus alunos, ne! Vem pro Rio!!!! É tudo tao dificil pra mim…… ainda mais pq nunca toquei. Comecei do zero mesmo!!! Sou louca, ne…..mas gostaria de permanecer lutando…… rsssss….. como e dificil coordenar as duas maos!!!!! kkkkkkkk….. Adorei conhecer seu site. se tiver algumas dicas pra mim,….. me envia. Um suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuper beijo pra vc! Ah!!! Nos todos aqui em casa estamos a caminho do vegetaianismo….. as criancas acham pvt uma delicia,…. amamos beringela!!!! kkkkkkkkkkkkk…. bjs.

  9. Oi, Ludmila! Prazer em conhecê-la! Não conheço muitas escolas no colégio, então não conheço a Elite Musical…
    Lute sempre, não desista dos seus sonhos! E tenha certeza de que é muito bom para seus pimpolhos ver a mãe se esforçando pela música :)
    E, que legal, uma família vegetariana! Também amo berinjela!!
    Um beijão para todos aí!

  10. Oi, Patrícia!
    Sou compositor (violão, bateria, e um pouco de piano) e pelo fato de minhas composições instrumentais estarem ficando cada vez mais "complicadas" (em termos de contraponto e harmonia) estou sentindo a necessidade de estudar teoria de composição e acredito que o piano seria um bom "amigo" nesse processo. Por isso vim parar aqui no seu site. Agora o que achei super interessante é que me graduei e fiz mestrado em Ciência da Computação, e comecei (mas tive de parar) um doutorado em informática… e você iria fazer o mesmo caminho, mas optou pela música. Achei ótimo o "pendurei meu eclipse"!!! :D Tive vontade de largar a computação pela música várias vezes na minha vida (43 anos), mas nunca tive coragem, pois amo computação também. O pior é que amo compor, amo música erudita e instrumental, adoro de Bach a Guinga, mas não consigo me atirar de vez no mar da música! É isso. Só queria compartilhar e dizer "go ahead"!
    Abraço,
    Flávio.

  11. Oi, Flávio! Que legal a sua história! Apesar de ter abandonado a computação, sempre acharei algorítmos muito interessantes. Só que não é algo que queria pra minha vida profissional. Abracei a música e descobri que mais do que tocar, amo ensinar. Se você ama computação e se sente realizado, é isso que importa! O melhor é que você ainda pode se dedicar à música também :)
    Obrigada pelo comentário e siga em frente também! Abraços

  12. Olá Paty, tudo bem?
    Estou começando aulas de piano, e gostaria de saber onde você comprou o seu.
    Na minha cidade não há muitas opções, então eu estaria tendo que comprar em campinas.
    Um bj, e obrigada.

  13. Oi, Luna! Onde você mora?
    Aqui em Campinas não conheço muitas opções recomendáveis para piano usado. Comprei o meu novo na Intermezzo, em São Paulo. Recomendo muito que você se desloque até lá, porque vale a pena. Eles vendem usados também e você pode experimentar e conferir os modelos.
    Beijos!

  14. eii Paty, tenho 13 anos e comecei a fz piano bem novinha… já tenho 6 anos de curso e tal… mas, como eu mudei de prof mtas vezes, parei de fz teoria e só fazia prática a mto tp… mas agr estou voltando a estudar teoria, mas n ta fácil… e vooc me ajudou mto.. gostei da sua forma de explicar… vou estar smp entrando no site e vendo se tem novas postagens… obg, bjo linda' <3

  15. Só passando pra dizer que gosto muito do blog e sou fã da patty e curiosamente passeando pela liberdade no mês passado no dia do festival japonês encontrei o mii da pattyk duas vezes :o achei isso o máximo pq a admiro muito

  16. Me identifiquei muito com você na questão de começar o estudo tarde. Eu tenho 16 anos e minhas aulas vão começar em agosto. Eu também queria saber quanto tempo você dedicava aos estudos, e se vale mais a pena comprar um piano vertical ruim do que um piano digital bom, sendo que meu interesse é tocar música erudita.

  17. Oi, Shion! Tudo bem? Como assim quanto tempo eu dedicava aos estudos? Eu parei de dedicar? Ué. =p
    Bom, antes de começar a faculdade eu tentava dedicar de 3 a 4 horas diárias ao piano.
    Defina quão ruim é esse piano vertical. Não vale a pena comprar um piano ruim porque ele só vai te dar dor de cabeça e frustração. Eu compraria um piano digital bom no lugar.

  18. Olá Patricia,

    Interessantíssimo seu blog…
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta: Vou passar por um processo seletivo para a Escola de Música em SP, para a peça de livre escolha pensei na de Heitor Villa-Lobos, Petizada n.2, Assim ninava mamã ou Vestidinho Branco. O que acha: muito fraca??

    Obrigada!

  19. Oi, Faria! Eu não tenho um conhecimento muito grande do edital da EMESP, mas ela é dividida em ciclos, né? Você está prestando o primeiro ciclo? Eu acho que essas peças são boas escolhas. Minha professora costuma dizer que o melhor é você escolher uma peça que toca bem, para mostrar o seu melhor desempenho mesmo que seja simples, ao invés de escolher uma peça mais complexa e ter um desempenho mais ou menos.

  20. Adorei seu blog… já me perdi no caminho de como cheguei aqui. Acho que foi através de algum post no facebook de uma orquestra dentro de um ônibus. Sou leiga em música, mas gosto muito. Até tentei por minha filha pra aprender violino, mas ela desistiu. Como não entendo de música, escolho o que gosto pela sensação que me causa e, entre outras, gosto muito de música clássica, de trilha sonoroa de jogos e de animes. Então seu blog me parece um lugar confortável. Voltarei!

  21. Oi, Daniela, que bom que meu blog é um lugar confortável para você, fico muito feliz! :)
    Às vezes as crianças (e adultos) não se dão muito bem com algum instrumento, mas podem gostar de outro. Quem sabe depois ela não se interessa por algum?
    Até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.