Global Game Jam 2018: joguinho que eu fiz!

Oi! Não sei se isso é de conhecimento geral (agora que já faz tanto tempo), mas além de ser professora de música eu sou formada no técnico em informática e fiz três anos de ciência da computação antes de mudar para a licenciatura em música. Quando troquei de curso, achei que meus anos como programadora tinham terminado mas a vida é cheia de surpresas…

Uma coisa que eu acho que as pessoas sabem mais é a minha paixão por game music. Porém, ao longo da graduação não tive tempo de me dedicar a compor nada (além do que era obrigatório). (sério, não sobra tempo pra nada)

Depois de começar a namorar o Mateus, que faz curso de jogos digitais no IFRJ, meu interesse pela programação ressurgiu! E, como ele estaria em Campinas em janeiro, quando acontece a Global Game Jam, deu pra juntar a programação e a vontade de fazer game music e nós fizemos um jogo!

Ok, agora que já teve essa descrição egocêntrica sobre a minha vida, você talvez esteja se perguntando o que é a Global Game Jam. É um evento que acontece no mundo todo em que as pessoas se reúnem em alguns lugares para criar um jogo do zero em 48 horas :o Os organizadores dão um tema, que é o mesmo para todas as pessoas, e a partir daí é mãos à obra em um ritmo de trabalho alucinante.

Eu e o Mateus participamos no Gamux, grupo de jogos do Instituto de Computação da Unicamp (e eu achando que nunca mais pisaria lá…). O pessoal do Gamux foi super prestativo durante os três dias de evento :) Inclusive teve até um bolo muito bonito pra comemorar os 10 anos da GGJ! Começou na sexta-feira às 18h (mas antes disso estavam rolando palestras no IC) e foi até mais ou menos esse horário do domingo. Eu nem lembro mais exatamente qual era o horário máximo de submissão, foi tudo tão super corrido aaaaaaa

Enfim, como a gente não conhecia ninguém lá e a maioria das pessoas já parecia ter grupo formado, no fim ficamos eu e o Mateus em um grupo só. Senti falta de ter uma artista no grupo, foi trabalhoso mas no fim das contas foi divertido!

Vamos falar do jogo em si. O tema era transmissão. Além do tema, a organização da game jam também dá algumas sugestões de coisas que você pode fazer, como se fossem pequenos achievements. Um deles era fazer um jogo cujo personagem principal é um pássaro. Como nós adoramos pássaros (birbs!), decidimos fazer um jogo com um pássaro e começamos a pensar… o que esses penudos têm a ver com transmissão? Som! Música! Canto!

O Mateus lembrou do pássaro lira, que consegue imitar outros sons e cantos e assim ficou decidido que nossa personagem principal seria a Lyra! Eu não conhecia esse passarinho tão interessante e vocês?

A ideia é que a Lyre quer usar o seu canto para ajudar os outros animais! Tem uma seleção de fases, conversa e a hora em que você tem que fazer a Lyre cantar acompanhando com o mouse (ou com o dedo no celular – futuramente) as ondas sonoras.

Eu compus músicas que encaixassem com o som dos pássaros do jogo. Você segue a onda do canto do pássaro, mas tem um fundo musical. Foi a minha primeira experiência compondo game music e, embora precise melhorar muuuito, fiquei feliz com o resultado!

Além da música, fiz o script do jogo e as traduções. Um dos achievements da GGJ era ter o jogo em dois outros idiomas, no caso inglês e francês. Só não garanto muito o francês, haha. Vou pedir pra alguém fluente dar uma checada depois. Também programei o menu de seleção de fases e as cenas com diálogos. O Mateus fez toda a programação do jogo em si, com a mecânica de exibir a onda, acompanhar a onda, contar os pontos e influenciar os personagens a cantar junto dependendo da sua pontuação. Nós dois desenhamos os personagens e ele fez o cenário.

Evidentemente que duas pessoas em 48 horas não conseguem fazer muita coisa, então por enquanto o jogo tem três fases só. Nós queremos continuar trabalhando nele e fazendo melhorias além de mais fases.

Mas por enquanto segue a primeira versão dele para quem quiser jogar :D Por favor, deem opiniões e sugestões! ♥ É só baixar no site da Game Jam.

Você também pode ver os outros jogos feitos na GGJ e ver o portfolio do Mateus! ( ゚▽゚)/

Até a próxima!


Comments are closed.