A greve mais bonita da Unicamp

Na última semana aconteceu muita coisa louca na Unicamp. Na mesma noite a Faculdade de Engenharia Mecânica, o Instituto de Química e o Instituto de Física entraram em greve. No dia anterior os professores da Unicamp entraram em greve. E ontem a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limeira entrou em greve. A USP e a Unesp também estão junto na luta, além das(os) estudantes secundaristas.

greve2016

Nesse momento TODAS as unidades (faculdades e institutos) já tiraram pelo menos um dia de paralisação. Estão acontecendo debates, discussões e manifestações incríveis. E a pauta que está encabeçando as reivindicações é a implementação das cotas étnico-raciais. É lamentável que as universidades estaduais paulistas estejam entre as poucas que não têm cotas, ainda mais considerando que Campinas foi a última cidade do Brasil a abolir a escravidão. O que a Unicamp usa é um sistema de bonificação, o PAAIS, que não é suficiente. O comunicado da Frente Pró-Cotas esclarece essa e outras questões.

As outras reivindicações são a ampliação da moradia estudantil, o que não aconteceu desde sua construção (que também foi conseguida depois de luta e ocupação do Ciclo Básico) – e olha que ela já foi construida com um número de vagas inferior ao necessário; não cortar verba da Universidade; posicionamento político contra o governo golpista do Temer.

milhoes

Essa greve está quebrando várias ideias erradas, como por exemplo “greve é coisa de humanas”, “exatas não liga pra nada”. A greve unificou e – ALÉM DE TUDO – as exatas estão lutando com e pelas humanas!! ♥

exatasparando
eu queria imprimir esse post e pendurar na parede

E o Instituto de Artes foi o primeiro a entrar em greve. Foi o primeiro a organizar happenings, discussões e conseguiu mobilizar as outras unidades. É muito lindo ver os artistas usando sua arte na luta, de forma política, para lutar por um mundo melhor. Tenho muito orgulho do meu instituto. ♥ O XavanTevê, do IA, tem feito um trabalho maravilhoso cobrindo os acontecimentos, além de ser muito didático neste vídeo explicando a greve, por exemplo.


https://youtu.be/btOcLsWEvnQ

Vou deixar aqui links para acompanhar a mobilização.

Ocupa Tudo Unicamp – notícias da ocupação e da mobilização como um todo
DCE Unicamp – datas de assembleias, programação e informes
Ô, Xavante – mídia do IA
Transparência Unicamp – dados e estatísticas
Unicamp em Greve 2016 – memes. memes são importantes também.

Até a próxima!

MBL
post sobre as pichações racistas


Comments are closed.