A pós graduação em Música na Unicamp

Oi! Semana passada eu tive uma aulinha de recepção da pós graduação, que serviu para explicar várias questões sobre o curso e a pós em si. Como muitas pessoas ficam curiosas para saber como é o mestrado em Música, vou compartilhar algumas informações aqui. :D

Em 2001 a Música se desmembrou do programa de pós-graduação em Artes e passou a ter seu próprio programa. A Unicamp tem um dos melhores programas de pós-graduação em Música do país (nota 6 na avaliação Capes – o máximo é 7). Também é interessante apontar que ela foi a primeira universidade paulista a ter doutorado em Música!

A pós-graduação em Música tem três linhas de pesquisa:

  • Estudos instrumentais e performance musical
  • Música, cultura e sociedade (onde se encaixa a educação musical)
  • Música, linguagem e sonologia

Vou falar um pouco mais sobre o mestrado agora. (daqui a alguns anos eu escrevo um post sobre o doutorado =p) A duração é de 12 a 30 meses, com 24 créditos, sendo 15 créditos em disciplinas obrigatórias e 9 em eletivas. (1 crédito = 1 hora, não necessariamente de aula; algumas disciplinas reservam créditos para trabalho de campo ou tempo de leitura) Ah, na graduação as disciplinas em geral têm créditos múltiplos de 2 (2, 4, 6) mas na pós o padrão é 3 créditos. Ou seja, 3 horas seguidas de aula.

Além das disciplinas, quem tem um projeto teórico deve fazer exposição em pelo menos 1 evento científico com publicação vinculada e quem tem projeto prático deve fazer pelo menos 1 exame de recital ou composição. O exame de qualificação precisa ser feito (e ter aprovação) até o término do 3º semestre.

São oferecidas 35 bolsas, sendo 1 pra doutorado do CNPq, 21 pra doutorado e 13 pra mestrado, ambas da Capes. Para ter bolsa, você precisa ter CR acima de 3,5 (o máximo é 4), não ter nenhuma reprovação no histórico da pós e não ter vínculo empregatício. O valor da bolsa é de R$ 1500,00 pro mestrado e R$ 2200,00 pro doutorado.

Para as mães pesquisadoras, há o direito de licença maternidade de 120 dias sem suspensão da bolsa, se tiver.

Essas são as informações que eu achei legal compartilhar. Tem mais informações no site da pós.

Eu ainda não escrevi o post detalhado sobre a minha pesquisa, mas aqui tem um resuminho.

Você tem dúvidas e curiosidades sobre como funciona a pós-graduação em Música? É só perguntar que eu respondo! (se souber responder, lógico)

Até a próxima!


Comments are closed.