Semana intensiva de estudos

Oi! Este post é sobre a minha semana de férias. Este ano consegui uma semana de férias em julho, com todas as escolas (eu dou aula em cinco) de férias e sem dar aula particular. (uhu!)

estudandonoifrj

Como meu namorado não estaria de férias da faculdade, aproveitei pra ir ao IFRJ (campus Paulo de Frontin) com ele todas as manhãs e fiquei estudando na biblioteca. As pessoas provavelmente vão achar que eu sou maluca por passar minha semana de férias estudando, mas… é, não tenho muito o que dizer em minha defesa, eu gosto de estudar. xD

Passei por meses complicados em 2017, onde a depressão me impedia de fazer as coisas que eu mais gosto. Eu não conseguia mais tocar piano, ler livros, ver séries divertidas, escrever no blog, não sentia mais vontade de estudar. Só conseguia fazer o mínimo necessário pra cumprir minhas obrigações. Estou me tratando e me recuperando e aos poucos voltando a fazer as coisas. Então conseguir estudar e sentir vontade de fazer isso já foi uma grande vitória. Agora sinto uma vontade muito grande de ler, como se precisasse recuperar o tempo perdido. (mas sem me pressionar)

Atualmente estou estudando pra prestar mestrado na Faculdade de Educação. (!!!!) Desesperada porque a vida me arrastou para a sociologia da educação e eu não tive base sociológica nenhuma na escola, além da minha base em história ser muito ruim também. :(((

Estou lendo os livros da bibliografia do processo de seleção e lendo livros para escrever o meu projeto de mestrado. E, como não consigo resistir, peguei livros da biblioteca para ler também, haha. Se você olhasse na minha mesa, veria sempre três ou quatro livros… e mais um de quadrinhos pra relaxar.

O Mateus perguntou como eu consigo ler tantos livros ao mesmo tempo e a verdade é que não consigo fazer de outra forma. Por exemplo, se passar 1 hora lendo um livro só, sinto que não vou conseguir aproveitar tanto. Preciso parar um pouco e assimilar o que li. E aí começo a ler outro livro. Sei lá, funciona comigo.

Nessa semana de estudo intensivo consegui ler do começo ao fim dois livros, um da bibliografia do mestrado (O 18 Brumário de Luis Bonaparte) e outro para meu projeto (Bourdieu & A Educação). Além disso li partes dos livros A revolução burguesa no Brasil, Digital Game-Based Learning, Designing Sound for Animation, O Aluno Virtual, O Ladrão de Raios. Quadrinhos: Bear, Bidu: Caminhos, A Vida de Jonas, Valente por opção e Mutts: os vira-latas.

Depois vou falar mais sobre os livros no post com os livros que li no mês :)

Além de estudar, também revisei um TCC de 130 páginas, fiz um cachecol, voltei a programar (estou fazendo um jogo relacionado a música, mais notícias em breve) e, lógico, me diverti bastante passeando =p E passei muito frio! Sério, jamais imaginei que passaria tanto frio no RJ, mas Paulo de Frontin é uma cidade que fica na serra e é F R I A.

Pela primeira vez fiz metas de estudo e leitura e acho que foi bom pra ter um objetivo a curto prazo. Estou experimentando fazer metas semanais. Depois faço um post sobre isso! E sobre o mestrado. E sobre planos futuros. Estou com várias ideias para post. Ainda estou com um pouco de bloqueio pra escrever, mas vamos tentar resolver aos poucos. Um dia de cada vez.

Até a próxima!

festajulina


2 Responses to Semana intensiva de estudos

  1. Você está programando um jogo, sempre quis aprender programação! E você lê muito, mas te entendo. A coisa que faço melhor é estudar, então estudo sempre.

    Boa sorte com o Mestrado, e se quiser ajuda com história, só pedir :)