Concerto-protesto da Banda Sinfônica de SP

Oi! Escrevi no último post sobre a extinção da Banda Sinfônica de São Paulo, assim como os cortes que o governo estadual fará na Jazz Sinfônica e na Orquestra do Theatro São Pedro. No último domingo, dia 06/02, aconteceu um concerto-protesto da Banda Sinfônica no MASP e, como coincidiu de eu estar em São Paulo, tive a felicidade de estar presente.

bandasinfonica1

A Banda ficou na frente do MASP (Museu de Arte de São Paulo), com o público ocupando a Av. Paulista (que não tem tráfego de carros no final de semana, um dos projetos mais legais do Haddad). Várias pessoas assistiram ao concerto do começo ao fim, outras pararam por alguns minutos em seu trajeto, então teve grande circulação de pessoas. (e, honestamente, isso é uma das coisas mais legais de concertos na rua) A Banda começou com o Hino Nacional, deixando todas as pessoas presentes muito emocionadas.

Gravei um vídeo do Hino, mas infelizmente meu celular cortou o finalzinho :(

Com a outra, pelo contrário, perdi o começo. É a Radetzky March de Johann Strauss.

Gravei mais uma, mas não lembro o nome da música. (help)

As músicas eram intercaladas com gritos de “Senhor governador, libera a verba, por favor” e “Somos todos banda sinfônica”. As faixas de protesto ficaram visíveis no concerto inteiro. Em dado momento um rapaz e uma senhora começaram a dançar e isso é outra coisa maravilhosa de concertos na rua. Existe amor, existe arte em São Paulo. Nós resistimos.

bandasinfonica3

bandasinfonica4

Aconteceu ontem uma audiência pública na Alesp. De acordo com a página SOS Banda Sinfônica, “Os parlamentares presentes se comprometeram a enviar um ofício ao governador Geraldo Alckmin, com assinatura de todas as lideranças dos partidos que compõem a casa, reiterando o desejo de se fazer cumprir a emenda no orçamento enviada pela Alesp. Esta emenda destina R$ 5 milhões à Banda, e foi aceita por ampla maioria da casa, em um acordo histórico suprapartidário.”

É hora de levar a arte para as ruas, é hora de levar a música para o povo. Como musicistas e artistas em geral, não podemos ficar parados diante dos cortes e ataques à cultura. Acompanhe a situação da Banda Sinfônica na página SOS Banda Sinfônica.

bandasinfonica2


Comments are closed.