A extinção da Banda Sinfônica de São Paulo

O post de hoje é (mais um) triste. Conforme anunciado no final do ano, a Banda Sinfônica de São Paulo de fato foi extinta. Além disso, a Jazz Sinfônica e a Orquestra do Theatro São Pedro terão 20 músicos demitidos em cada uma.

jazzsinfonicaa
Foto por Julian Lepick, retirada da página da Jazz Sinfônica no facebook

De acordo com nota do governo do Estado de São Paulo, a Banda Sinfônica poderá ser contratada pontualmente quando houver patrocínio externo para alguma apresentação. (imagina depender disso como forma de trabalho? não dá, né?)

Quem vê pode pensar que se ainda há 32 músicos na Orquestra, é um número grande o bastante. Mas não é suficiente para esse tipo de formação musical. Cada músico era importante para o conjunto. Mais informações sobre os cortes podem ser vistas nesta notícia escrita por João Luiz Sampaio.

Está acontecendo um desmonte generalizado nos setores artísticos e culturais. Mês passado houve a extinção da Orquestra e do Coro de São José dos Campos. São tempos difíceis. Deveriam ser tempos de luta. Precisamos lutar pela arte antes que não reste mais nada.

Posts relacionados:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *