Livro: Jogos de todas as cores

Oi! O post de hoje é sobre o livro Jogos de todas as cores. Comprei esse livro na banca que estava no Fala Escola, congresso da Faculdade de Educação. Foi legal porque eu já sei de cor os livros do livreiro que vai nos eventos de educação musical, aí esse tinha uma variedade maior, hehe. :)

IMG_20151021_223000752

Jogos de todas as cores reúne jogos e brincadeiras de vários países – daí as cores do título, das bandeiras. É um livro que valeu cada centavo, são 200 brincadeiras variadas para momentos e contextos diferentes, é ótimo para inventar um pouco.

O livro é dividido nas seguintes categorias: jogos de habilidade, jogos em círculo, jogos em duplas, jogos de expressão e observação, jogos para festas ao ar livre, jogos para festas em ambiente fechado, jogos de movimento, jogos com a bola ou com os bastões, jogos para os pequenos, jogos para dias de chuva, jogos de socialização, jogos de equipe e jogos de mesa. No final ainda há um índice de jogos separados por país de origem e um índice geral. Ou seja, também é muito organizado!

IMG_20151021_223045103

Vou dar dois exemplos de brincadeiras. A primeira eu já coloquei no post com 12 brincadeiras para dias das crianças, mas lá eu escrevi com as minhas palavras. Aqui vou copiar do livro.

Seksdagesløb (DINAMARCA)
Os jogadores formam um círculo e são numerados de 1 a 4, começando do menor e avançando em sentido horário. O condutor grita um dos quatro números. Os jogadores que receberam aquele número (um jogador sim e três não…) correm em volta do círculo o mais rápido possível. Quem for tocado primeiro pelo jogador que corre atrás dele, é eliminado e vai para o meio círculo, enquanto os outros voltam para os seus lugares. O condutor chama outro número, e assim por diante. O círculo deve ter sempre o mesmo tamanho, ainda que o número de jogadores diminua aos poucos. Ganham os quatro jogadores (um por número) ainda em competição quando todos os outros já estiverem no meio do círculo.”

O outro é uma dança das cadeiras um pouco diferente (mais complexo). Ainda não experimentei com as crianças, deve ser um pouco complicado de controlar.

Jocul cu scavne (ROMÊNIA)

Colocam-se em círculo tantas cadeiras quantos são os jogadores, mais um. Os jogadores são numerados de um em diante, cada um escreve o seu número na mão. Cada jogador se senta, aleatoriamente, e o jogo tem início. Quem tem a cadeira vazia à sua direita chama o número de um companheiro. O jogador chamado corre para se sentar na cadeira vazia. Quem tem à sua direita uma cadeira vazia, chama um outro número, e assim por diante. Não é permitido repetir o número que já foi chamado por um dos três companheiros anteriores. Quem chama um número errado é eliminado, como também quem hesita muito em se movimentar quando é chamado, ou corre para a cadeira vazia, quando um companheiro é chamado. Toda vez que um jogador é eliminado, retira-se uma cadeira do círculo. A partir daquele momento, será eliminado quem chamar o número de um companheiro que já saiu do jogo. Ganham os últimos quatro jogadores que permanecerem no círculo.”

Fica a dica de leitura! Detalhes do livro no skoob.

Até a próxima!

IMG_20151021_223030228


Comments are closed.