Dicas para usar uma agenda

Olá! Organização é um assunto que me interessa bastante e como volta e meia alguém fica admirado olhando minha agenda ou diz que não sabe usar agenda, resolvi compartilhar umas dicas. A princípio pode parecer não ter nada a ver com música, mas não dá pra ser um bom músico sendo desorganizado, deixando as partituras todas espalhadas por aí, esquecendo o dia do ensaio, não sabendo definir seus horários pra sobrar tempo pra estudar o instrumento etc.

Are you happy?
agenda de 2012 que a Peace fez pra mim

O que você pode escrever na agenda?

Eu gosto de usar a agenda para marcar todas as informações importantes, assim sempre que preciso consultar tenho tudo em um só lugar.

Compromissos: Provas, ensaios, reuniões, apresentações. Seja o mais específico possível: anote o horário e o local para não ficar perdido por aí! Também é útil anotar os dias em que não tem aula ou você não vai trabalhar. No começo do ano já abro o calendário da Unicamp e marco todos esses dias na agenda.

IMG_20151024_222737185

Tarefas: Sempre anoto minhas tarefas diárias e vou marcando o que fiz. Quase nunca dá tempo de fazer tudo, aí já passo para outro dia. Exemplo: postar no blog, atualizar o skoob, estudar rítmica, fazer o trabalho de harmonia, mandar mensagem para Fulano, devolver livros na biblioteca.

Lista do que levar: Quando vou viajar, nem que seja só pra São Paulo, faço uma listinha das coisas que preciso levar. Não tem nada pior do que sair de casa e perceber que esqueceu o carregador do celular, né? Ou que vai encontrar uma amiga que tinha pedido um livro emprestado e você deixou em cima da mesa.

IMG_20151024_222719708

Peças que estou estudando: Todo dia que estudo piano, vou anotando o que estudei e, se estou usando metrônomo, a marcação. Essa é uma dica que eu dei no post “Estude um pouco de instrumento todo dia”.

IMG_20151024_222621543

Saldo de cartões: Às vezes quero ir no Starbucks mas não lembro se ainda tenho saldo no cartão ou se é suficiente pra pegar um muffin também, então comecei a marcar de tempos em tempos os saldos dos meus cartões na agenda, para consultar. Uso mais o do Starbucks e o Vale Alimentação, mas também pode ser o RA pra comer no bandejão e o bilhete único de transporte.

Essas são só algumas sugestões do que anotar na agenda, você pode marcar qualquer informação que achar útil ou relevante!

Consultando a agenda

É importante consultar a agenda antes de marcar um compromisso, para não marcar dois no mesmo horário. Também sempre olho pela manhã pra ver o que tenho que fazer no dia, se preciso levar alguma coisa pra alguém etc. E de noite para ver se estou esquecendo de fazer algo muito importante.

Se você anota as suas tarefas diárias e compromissos, a agenda também é útil se você precisa lembrar o que fez num determinado dia. Por exemplo, aparece um gasto na minha fatura do cartão e não lembro o que é, aí olho o que fiz nesse dia e descubro. Pode ter sido uma loja em que passei, ou algo que comprei para outra pessoa.

Estética

Acho que facilita muito usar canetas coloridas para diferentes coisas. Por exemplo, escrevo a lista de coisas para fazer com caneta azul, as músicas que estudei com caneta preta ou roxa e a lista do que levar em viagem com caneta rosa.

Outra ideia é usar post-its para marcar compromissos importantes, facilita pra chamar a atenção. Ou desenhar um retângulo envolvendo o compromisso.

IMG_20151024_222915123
Os dias do EEMU são muito tensos.

Eu gosto de encher a agenda de adesivos porque acho bonito e me deixa feliz no dia a dia, mas claro que você não precisa fazer isso se não for seu estilo. =p

Use a agenda!!

Acho que essa é a dica mais importante. Não adianta nada ter uma agenda super bonita se você deixa dentro da gaveta e nunca olha. Teve vários anos ao longo do ensino fundamental em que eu comprava a agenda, usava até abril e depois parava. Só quando eu senti necessidade de me organizar mesmo que comecei a usar com afinco.

IMG_20151024_222851644

Agendas virtuais

Também dá pra usar agendas virtuais, google calendar e outros aplicativos para marcar seus compromissos e suas listas de atividades. É que eu sou da “turma do papel”, então prefiro muito mais folhear a minha agenda. Você pode experimentar diferentes métodos e descobrir o que funciona melhor com você!

Espero que as dicas tenham sido úteis :)

PS: Ansiosa para o

IMG_20151024_223216518

Posts relacionados:


2 Responses to Dicas para usar uma agenda

  1. Olá Pati, tudo bem?
    Gostei muito do post, foi muito útil.
    Queria te perguntar se você consegue se organizar só com a agenda, ou você usa alguma caderninho de anotações extra?
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *