Filme: Maria Montessori – uma vida dedicada às crianças

Oi, pessoal! Recentemente comecei a trabalhar em um colégio que usa a pedagogia montessoriana, então comecei a pesquisar e ler os livros dela para entender mais. É simplesmente apaixonante, tanto na teoria quanto na prática. Acho que o que é mais extraordinário é que ela diz para respeitarmos as crianças. Vocês já pararam pra pensar no quanto a gente não respeita as crianças?

mariamontessori

Bom, ainda não me sinto apta a escrever sobre a Maria Montessori. Vi o filme e li dois livros (Mente Absorvente e Formação do Homem) mas ainda tenho muito, muito a aprender. Quero fazer um curso de formação, em julho fiz apenas o módulo de música de um curso em São Paulo.

Esse filme foi o primeiro contato que eu tive com a Montessori, foi uma recomendação da querida Sandra, professora que eu substituí no colégio. É um filme sobre a vida dela, claro que deve ser bastante romantizado, mas é muito envolvente e gostei de ver. Até chorei no final porque sou emotiva demais.

O filme é muito bom para um primeiro contato mesmo, para entender a trajetória que levou a médica e educadora a desenvolver sua filosofia e trabalho com as crianças, começando com a alfabetização de crianças deficientes e pensando sempre em não apenas ensinar o conteúdo escolar, mas prepará-las para a vida. O filme também mostra um pouco de sua vida pessoal, como era ser a única estudante mulher da faculdade de medicina, seu relacionamento conturbado com o médico Montesano e como ela abriu mão do casamento e do filho para se dedicar ao trabalho. Sua vida foi realmente dedicada às crianças. É inspirador! Recomendo muito conhecer.

Tem um link aqui para assistir online.

Até a próxima!

Posts relacionados:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *