Curso: a rítmica Dalcroze (2)

Oi. De quinta a domingo aconteceu na Unicamp o curso de rítmica Dalcroze com o professor Iramar Rodrigues. Eu fiz no ano passado e, como achei excelente, pensei que valia a pena fazer novamente. É sempre bom reforçar o que aprendemos, né?

Ano passado o curso foi 90% prático, então foi muito produtivo. O conteúdo prático foi quase totalmente igual ao do ano passado, sem muita novidade.

Este ano teve como grande diferença a participação de algumas crianças das oficinas de musicalização, do projeto Canarinhos e do Suzuki. Assim, tivemos a chance de observarmos o professor ensinar às crianças o mesmo conteúdo que nos passou e pudemos ver o aprendizado e crescimento das crianças nesses quatro dias. É particularmente interessante porque, do ponto de vista de observadores, podemos perceber alguns detalhes que talvez não conseguíssemos se estivéssemos ali na frente dando aula.

Depois da participação das crianças, tivemos em todos os dias um momento mais teórico de reflexão sobre a prática e discussão. Essa parte não me agregou nada porque eu e o professor temos filosofia pedagógica e visão de mundo muito diferentes. Por exemplo, eu acho que não se deve fazer piada com violência doméstica em hipótese alguma e também acredito em uma educação mais centrada no aluno. Eu e outros colegas queridos ficamos incomodados e perplexos com algumas coisas que aconteceram. Mas fazer o quê, a vida é assim, a gente tem que saber filtrar o que recebe. De qualquer forma, fiquei numa bad. :|

Ainda bem que me inscrevi no Fala Outra Escola, da Faculdade de Educação, que acredito que vá ser muito edificante, com temas questionadores, provocativos e atuais.


Comments are closed.