Aplicativo fantástico para escrever música em tablet

Oi! Não sou uma pessoa muito ligada nas últimas novidades de eletrônicos: tablets, celulares, notebooks etc. Mas minha querida aluna Melin me mandou uma notícia (em inglês) sobre um aplicativo muito interessante, vou escrever aqui pra vocês.

A Microsoft desenvolveu um tablet novo chamado Surface, que vem com uma caneta junto. De acordo com a notícia, as pessoas não viram muita necessidade ou utilidade para a caneta, nos comerciais ela era usada para circular coisas e desenhar, nada de mais.

Mas aí apareceu um aplicativo para notação musical e composição que, olha… é simplesmente sensacional.

Eu particulamente acho muito chato escrever música no computador, tem que ficar colocando notinha por notinha, dá um trabalhão pra depois colocar ligaduras, dinâmica e outros detalhes. Com esse novo app, StaffPad, você desenha as notas no tablet usando a caneta e ele transforma seu desenho em “notas bonitinhas não-manuscritas”, parece mágica :o Dá pra editar, compartilhar e imprimir.

Um vídeo vale mais do que mil palavras:


https://youtu.be/D_PgKyqE3RU

Aí vem a parte não tão legal: ele não é gratuito, custa R$ 69,99. Ouch! Nessa época em que o dolar está valendo mais de 3 reais, o bolso dói. Mas a reportagem lembra que o Sibelius custa praticamente 10 vezes mais, R$ 600,00. Por isso todo mundo usa piratão, né, quem vai pagar 1800 reais em um software? o Musescore, que é gratuito, eficiente e funciona no linux.

Mas enfim, pra você que trabalha com composição, acho que vale muito a pena considerar esse aplicativo e o Surface tablet como investimento profissional. Pra quem gostaria muito de usar mas não quer fazer esse investimento, como eu, acho que resta esperar os avanços da tecnologia. Quem sabe no futuro não tenhamos mais opções?

Até mais!

Posts relacionados:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *