Livro: O mundo encantado da música vol. 1

Oi! Escrevendo sobre um livro que peguei na biblioteca ano passado: O mundo encantado da música. É um livro didático, pra ser usado pelas crianças nas aulas de música. Quantas escolas será que usam livros didáticos de música?

Minha única crítica é que o livro seria visualmente mais atrativo se fosse colorido. Ele é cheio de ilustrações que seriam muito mais vivas e alegres em cores.

O primeiro volume trata sobre percepção de sons e silêncio, estudo das propriedades do som (timbre, altura, intensidade, duração), inclusive apresentando figuras rítmicas e um ponto de partida para a notação e entonação musical, com as notas dó, ré e mi. (notas que são o subtítulo do volume)

A série é composta por quatro volumes:

  • Dó, Ré, Mi
  • Fá, Sol
  • Lá, Si
  • Dó, Si, Lá
  • Só pude ver o primeiro volume, porque é o único disponível na biblioteca, então vou falar mais um pouquinho sobre ele.

    É um livro muito completo: tem a explicação, atividades para os alunos fazerem no próprio livro e atividades mais corporais de vivência. O material encontra inspiração nos métodos Kodály e Dalcroze, mostrando que a autora, Nilsa Zimmermann, sabe o que está fazendo.

    Não há uma faixa etária específica para cada volume, a sinopse da coleção diz que é destinada desde a pré-escola até a 6ª série (7º ano) do ensino fundamental. Isso dá mais liberdade para os professores planejarem as aulas; um volume certamente dá para mais de um ano, pois cada atividade pode render várias outras, dependendo apenas da imaginação.

    Fica aí a sugestão para quem quiser adotar um material didático de apoio nas aulas de música!

    Detalhes do livro no skoob


Comments are closed.