Ópera: Fausto

Olá! Quinta passada fui ver com a Miriam no Cinemark uma ópera de Gounod, Fausto, mais uma transmissão da Royal Opera House.

Os extras no cinema…? Cadê?

Eu sempre falo super bem dos extras no cinema, como uma explicação sobre a peça e o compositor, cenas dos bastidores etc. Mas… ultimamente não está tendo isso. Por que será? Tenho uma hipótese de que só as peças deste ano têm esses extras.

Sim, descobri recentemente que essa história de “temporada 2012/2013” é meio fajuta, por que estão sendo transmitidas algumas gravações de apresentações de 2010, 2011…

A história

A história talvez já seja conhecida de alguns. Fausto, um estudioso, lamenta estar velho e não poder aproveitar a vida. Ele não se conforma com seu corpo sem vitalidade e resolve acabar com a própria vida, mas não consegue. Então ele acaba invocando um demônio, Mephistopheles, e apesar de assustado, faz um pacto: sua alma em troca de juventude e do amor de uma donzela: Marguerite, que o demônio mostrou para convencê-lo.

No vilarejo, os soldados estão partindo para a guerra e Mephistopheles aparece para cantar, oferecer vinho a eles e debochar. Valentin, o irmão de Marguerite, tenta ataca-lo mas não consegue. Fausto declara sua admiração a Marguerite, mas ela vai embora envergonhada.

Siebel, um rapaz apaixonado por Marguerite, deixa um buquê na entrada de sua casa. Mephistopheles deixa um caixa repleta de joias e diz a Fausto que ela certamente escolherá seu presente. Dito e feito. Fausto aparece para seduzi-la e, apesar de relutante a princípio, ela cede ao seu charme, com uma ajudinha do demônio.

Passa-se um tempo. Marguerite engravidou e foi abandonada por seu amado, que só queria se divertir. Ela vive em vergonha, evitada por todos e rezando por perdão. Os soldados voltam da guerra. Siebel pede que Valentin perdoe sua irmã, mas ele fica furioso. Fausto desejava rever Marguerite e vai até a casa dela com Mephistopheles, que canta uma serenata. Valentin fica furioso e, entendendo que um deles é o culpado pela desgraça da irmã, decide mata-los; mas é ele quem acaba morto. Enquanto morre, amaldiçoa Marguerite e a condena ao inferno.

No ato final, Fausto e Mephistopheles estão em uma caverna assistindo a um balé demoníaco, cercados por bruxas, rainhas e cortesãs. Fausto, arrependido por ter abandonado Marguerite, pede para rever sua amada. Mephistopheles o leva até a prisão em que ela está presa por ter matado seu filho. Ele explica que vai cuidar do carcereiro, mas Fausto terá apenas um tempo para tira-la de lá ou a perderá para sempre.

Fausto tenta convencer Marguerite a fugir com ele, mas ela parece não dar ouvidos, insanamente perdida em reminiscências sobre o tempo em que eles se amaram. Fausto tenta desesperadamente tira-la de lá, mas ela diz que entrega seu destino a Deus e pergunta por que as mãos dele estão sujas de sangue. Ela o empurra para longe e uma voz diz que está salva. Assim, a alma de Marguerite sobe aos céus. Fausto, desolado, fica sozinho e volta à sua aparência de velho.

Minha impressão

Não conhecia Gounod, mas gostei muito dessa ópera! Tem balé no meio dela! Ópera com balé e dançarinos, é impossível ficar melhor do que isso!!! *-* Queria que a Lais tivesse visto… Os italianos que me desculpem, mas as melhores óperas são as francesas. (como se eu fosse uma grande entendida de óperas…)

Fiquei meio em dúvida sobre esse final… Porque as mulheres sempre se dão mal nas óperas! Mas a Marguerite foi pro céu no final, será que é um final feliz então???

E fiquei com pena do Mephistopheles, porque toda hora ele trocava de roupa e cada uma parecia mais desconfortável do que a outra!

Vou colocar aqui um vídeo do balé:


http://youtu.be/1aq2hem5DJ4

Trailer

http://youtu.be/JkcO29Jjx1Y

Próxima

E a próxima apresentação da Royal no Cinemark é um balé! La Fille Mal Gardée, dias 11, 12, 14 e 16 de maio!

Até lá!

Posts relacionados:


One Response to Ópera: Fausto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *