Livro: Música: A alegria de ensinar e de aprender

Olá! Hoje vou falar sobre um livro muito legal que encontrei na biblioteca outro dia. Estava desanimada depois de uma prova de rítmica, e o que normalmente faço pra me animar é ir à biblioteca e pegar livros. Naquele dia eu realmente precisava de um pouco de alegria na música, e graças a isso descobri um ótimo livro!

Música: a alegria de ensinar e de aprender

Logo no prefácio já me identifiquei com a autora, Walkyria Passos Claro. Ela é pianista, dá aula para crianças e escreve um blog!! É o tipo de vida que eu quero para mim!

Em seu livro, ela enfatiza a importância do ensino de noções rítmicas e melódicas para as crianças e dá várias sugestões de como trabalhar de forma divertida com elas. Além disso, também sugere meios de ensinar as formas musicais com repetições (por exemplo, contando histórias e usando exemplos de músicas). A bandinha também é abordada no livro, incluindo partituras de minuetos (o que eu acho que é meio incomum quando se pensa em bandas e fanfarras)

No capítulo destinado à percussão corporal e exploração das possibilidades do corpo, acho muito interessante que ela cita a metodologia Orff e conta que fez o 2º Curso Orff. Este mês eu fiz o 6º! :) Ela também fala sobre as danças folclóricas e a dificuldade que, infelizmente, temos para fazer os meninos dançarem.

Para finalizar, um capítulo importantíssimo: um pequeno planejar uma aula de iniciação musical e musicalização. São dicas preciosas, mas não é uma fórmula padrão. Citando o que Walkyria nos ensina em seu livro:

“Costumo dizer para os professores que fazem curso comigo que se querem receitas de aulas, vai dar para três meses. Se querem ideias para desenvolver a sua própria criatividade, vai dar para o resto da vida.”

Gostaria muito de fazer um curso com ela! Indico demais o livro, quando tiver $oportunidade$, comprarei um exemplar para mim.

Detalhes do livro no Skoob

Posts relacionados:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *