A nova prova de Música da Unicamp: envio de vídeos

Olá! Então, eu já comentei isso com algumas pessoas que me mandaram email e falei nos comentários de alguns posts… Este ano, a Unicamp resolveu mudar sua prova de aptidão do curso de Música. Veja os detalhes!

Edit: Atenção! Essa prova foi cancelada. Leia os detalhes aqui.


foto aleatória de sala de aula

Até o ano passado, o vestibular da Unicamp consistia em prova da primeira fase em novembro (com as matérias do ensino médio), prova da segunda fase em janeiro (com as matérias do ensino médio) e prova de aptidão na semana seguinte, dividida em dois dias. O primeiro dia era a prova prática, eliminatória. Só fazia a segunda prova, de teoria, quem passasse na prova prática. (horas de muita agonia desde o momento em que fiz a prova até sair a lista de aprovados… sério…)

O que mudou neste ano é que agora, antes da primeira fase, haverá uma eliminatória de candidatos em vídeo, como é feito em concursos. Os professores disseram que o intuito é eliminar candidatos “para-quedistas”, pessoas que eventualmente não têm a habilidade musical necessária para o curso e que passariam na primeira fase, eliminando eventuais candidatos mais preparados musicalmente.

O vídeo deverá ser enviado por correio durante o período das inscrições no vestibular, que vai de 20 de agosto a 14 de setembro. O site da Unicamp explica muito bem como o vídeo deverá ser gravado, de forma a identificar o candidato e mostrar suas mãos etc. Ele também lista as peças para cada instrumento e/ou modalidade do curso. Não é querendo puxar sardinha pra minha universidade, mas a Unicamp é a que tem o site de vestibular e o manual do candidato mais organizados! ♡ Então, sem mais demora, clique aqui para ler tudo!

Mais informações poderão ser lidas quando sair o manual do candidato, no dia de começo das inscrições. Achei legal colocarem as informações da prova de aptidão antes, pra ter mais tempo pros candidatos se prepararem. (se bem que podia ter sido antes até, né? É pouco mais de um mês, no máximo.)

Caso interesse, eu escrevi um post falando sobre as provas práticas da Unicamp, USP-SP, USP-RP e Unesp. Prestei todas no ano passado (só não passei na USP-SP), e também escrevi um post contando minha experiência com o vestibular como um todo. E, como incentivo, também tem um post falando sobre as primeiras semanas na Unicamp.

Boa sorte, meus futuros bixos!! ( • ̀ω•́ )✧ノ✲✲
Edit: Atenção! Essa prova foi cancelada. Leia os detalhes aqui.


Comments are closed.