1º semestre na Unicamp

Olá! Este aqui é um post sobre o meu primeiro semestre na Unicamp, sobre as disciplinas, meio reflexivo e etc.

Tem um post sobre as primeiras semanas também, com as primeiras impressões, que eu gostei bastante de escrever.

Lousa
minha letra na lousa

Então… Eu vou comentar por disciplina, e vou ordernar da minha menor nota pra maior.

Técnica Vocal I

Uma disciplina teórica, onde aprendemos sobre saúde vocal, musculatura, anatomia e os “mecanismos” do canto em geral. Eu achei interessante, menos a parte de anatomia que é meio chatinha. Fiquei muito chateada com minha nota, não entendo por que tirei 6,0. Poxa…

Rítmica I

O grande pesadelo da meia noite! Eu sempre tive dificuldade com rítmica, principalmente ditado e manter a pulsação, dá pra perceber isso quando eu toco. E isso é uma coisa que me deixa bastante deprimida às vezes. Meu péssimo desempenho nas provas de ditado me deixou muito pra baixo, mas graças ao apoio das minhas amigas – que são umas lindas! – eu não desisti e consegui uma boa nota (comparando com as anteriores) no exame. Fiquei com 6,2. Vou continuar me esforçando mais!

Percepção Musical I

Essa é a percepção melódica, no caso. É outra dificuldade que eu tenho. Com o piano do lado, consigo fazer os ditados, mas sem o instrumento a coisa não sai tão bem assim… Também preciso me esforçar mais. Consegui um 6,8 sofridamente.

Coral I

Eu amo coral! ❤ Não sou uma boa cantora solo porque tenho vergonha de cantar – e isso é algo que eu gostaria de trabalhar também. Mas cantando no coral eu consigo soltar mais minha voz. Nesse semestre, fizemos duas apresentações com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, cantando Beethoven e Haydn; dá pra ver os vídeos aqui no blog. Fiquei com 8,5.

Fundamentos Filosóficos da Arte Educação

A matéria pedagógica do semestre, que fazemos junto com os outros cursos de Artes – Artes Visuais, Dança e Artes Cênicas. Estudamos textos de vários educadores, fazemos debates e contamos experiências. Fiz um trabalho sobre os jesuítas e a educação musical (que ainda preciso elaborar melhor pra postar aqui) em grupo e outro individual sobre a visão de Platão sobre música e educação. Gostei bastante da matéria e fiquei com 9,2.

Estruturação Musical 1

A matéria básica de harmonia, onde estudamos composições medievais. Tenor ou cantus firmus, duplum e triplum. Ornamentação. Composição e harmonia não são muito o meu forte, mas fiquei com 9,6.

História da Música 1

História antiga! ❤ Música medieval desde o comecinho, com os gregos, até chegar em Monteverdi. Adorei as aulas do professor e elas despertaram uma paixão pela história em mim. Tenho vontade de dar aulas disso. Fiz um trabalho sobre o canto gregoriano e fiquei com 10,0.

Latim 1

Essa matéria não é obrigatória pro curso, peguei por vontade própria. Acho latim muito bonito, gosto de música antiga e sempre tive vontade de aprender! Gostei muito! É uma pena que no segundo semestre o horário não permita que eu continue no Latim 2, vou ter que esperar um ano :( Fiquei com 10,0!

Comentários gerais

Meu CR (coeficiente de rendimento, que é a média de todas as notas e vai de 0 a 1) ficou em 0,8. Embora eu esteja feliz com ele (é muito maior do que meu CR quando eu fazia computação, haha!), queria ter tido um desempenho melhor nas primeiras três disciplinas… Bom, agora é esperar pelo segundo semestre! Na sexta-feira sai a confirmação do horário e as aulas voltam na terça, dia 31.

Só por curiosidade, a maioria das matérias é comum a todas as “modalidades eruditas” do curso de música – bacharelado em instrumento, composição, regência e licenciatura. O curso de música popular tem algumas em comum, como Rítmica e Percepção, mas outras diferentes: por exemplo, História da Música Popular.

Bom, por hoje é só. Até a próxima!

Posts relacionados:


6 Responses to 1º semestre na Unicamp

  1. Como alguem que ainda não utilizou os creditos de "materias no IA alem do seu curso", este post foi super util.

    …agora sei que a musica não é pra mim MESMO xD

    As unicas teoricas são historia da musica (ODEIO historia da arte .. parece parecido) e Tecnica Vocal que …. meh =P

    Quem deu Fundamentos Filosoficos pra vc ?

  2. Parabéns Patricia pelo seu esforço e dedicação. Tenho muito orgulho de você e fico muito feliz em vê-la estudando música na Unicamp, felicidade essa que não tem dinheiro no mundo que pague. Abração, Josimar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *