ECAD e a cobrança aos blogs que postam vídeos do youtube

…..me ferrei?

A esta altura você provavelmente já sabe que o ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, que é quem cuida de ficar cobrando direitos autorais sobre as músicas executadas por aí – resolveu cobrar uma taxa de R$ 352,59 por mês do blog Caligraffiti. O motivo: os vídeos de música do youtube postados no blog por embed – sabe, colocar os vídeos na página? Assim, ó:


O ECAD não liga pra vídeo sem música, né?

Isso é absurdo em muitos níveis, mas não vou repetir aqui os detalhes técnicos. Sou uma completa nulidade em Direito, então acho melhor colocar alguns posts mais bem elaborados sobre o assunto:

♫~ Ecad cobra taxa mensal de blogs que utilizam vídeos do YouTube – notícia nO Globo
♫~ ECAD, YouTube e blogs no Brasil provam que lei de direitos autorais ainda é muito arcaica – post do Rafacast no Tecnoblog
♫~ Por uma Internet livre – post sobre o acontecido no Caligraffiti
♫~ Comunicado do ECAD na página do Facebook
♫~ MemECAD – post no Não Salvo que tem as imagens do Meme e uma explicação técnica do Gravz

Atualização

O Google se manifestou a respeito!!!
♫~ Google pede que ECAD pare de cobrar usuários por vídeos armazenados no YouTube – no Tecnoblog

Atitude sensacional do Google! Ele podia ter ficado quieto no canto dele, mas não. <3 E, por fim... ♫~ Ecad admite ‘erro operacional’ na cobrança de blogs

É, tava ficando muito feio pra eles…

Voltando aos parágrafos finais do post original…

95% dos blogs sobre música se resumem a downloads de discografia. Mesmo não sendo um desses blogs, fico meio tensa de pensar que podem implicar comigo por direitos autorais. Só posto aqui vídeos do youtube, download para músicas que eu mesma gravei e em que eu mesma estou tocando, download para músicas eruditas que estão em domínio público. Nunca ia imaginar que iam cismar com vídeos do youtube! Se mais blogs forem notificados pelo ECAD, vou tirar os embed e colocar só links, fazer o quê ლ(ಠ益ಠლ) Mas espero realmente que isso não dê em nada.

(A propósito, acabo de pensar que direitos autorais e internet é um bom tema pra uma pesquisa científica, hmm. Vou amadurecer a ideia e ver se algum professor quer me orientar. De repente nem é uma ideia tão inovadora assim, sei lá)

Só por curiosidade, lá em 2009, quando ainda estava no blogspot, tive um probleminha com o blog. No post Top: As músicas eruditas mais populares eu tinha postado todos os vídeos do KickAssClassical que estavam no youtube. O autor não gostou e me mandou uma mensagem pedindo a retirada dos vídeos, caso contrário ia solicitar que o blogspot retirasse meu blog do ar. Felizmente nos acertamos com uma boa conversa, em que expliquei que não tinha intenção de plagiar ou de roubar os créditos pela listagem dele, só queria divulgar as músicas, e propus deixar apenas um dos vídeos no blog.

Desde então sempre peço autorização pras pessoas ao fazer alguma referência… É até mais educado e deixa as pessoas felizes pela divulgação. Por exemplo, neste texto que traduzi, o autor até veio deixar um comentário :3 Mas me desviei do assunto. Por hoje é só.


Veja mais aqui no Não Salvo


Comments are closed.