Primeiras semanas no curso de Música da Unicamp!

Olá, olá! Então, pra todos que acompanharam minha saga no vestibular e para aqueles que estão passando por uma saga semelhante, resolvi postar aqui como foram as primeiras aulas :3 Quem sabe isso sirva como incentivo pra mais pessoas virem pra Unicamp! Tem muita gente que prefere a Usp, meh.


tem fotos mais legais no resto do post

1º semestre

As disciplinas que estou fazendo:

  • AR101 – Fundamentos Filosóficos da Arte Educação
  • MU058 – Rítmica I
  • MU105 – Estruturação Musical I
  • MU112 – Técnica Vocal I
  • MU120 – Coral I
  • MU193 – Percepção Musical I
  • MU360 – História da Música I

27/02

Dia da confirmação de matrícula! Após se matricular, você deve comparecer neste dia pra confirmar sua matrícula. Isso é importante para que aconteçam as próximas chamadas do vestibular, pra quem desistiu, foi pra alguma outra universidade, etc.

Aproveitei pra conhecer mais pessoas legais :3


Música, música, música, linguística, artes visuais, artes visuais

28/02

O tão aguardado primeiro dia de aula! Só que… não teve aula. Ao invés disso, tivemos uma apresentação dos coordenadores dos cursos do Instituto de Artes. O IA tem os seguintes cursos: Música, Dança, Artes Visuais, Artes Cênicas e Midialogia. Depois tivemos uma conversa com um representante de cada curso. Um aluno da Música, um recém-formado em Midialogia e professores dos demais cursos.

Foi uma conversa bem interessante, em que compartilharam suas experiências e falaram um pouco sobre como é a área de Artes em geral e como é a Unicamp. Uma coisa que eu acho legal é que, por mais que isso possa soar brega, eu consigo ver nos olhos de todos eles a mesma paixão. Isso é algo que você dificilmente encontra em outros cursos. Quem resolve seguir uma carreira artística faz isso por paixão, quem passa pela prova de aptidão já possui toda uma vivência no mundo das artes. ★

À tarde ia ter uma gincana ou algo assim, mas voltei pra casa pra estudar piano.

29/02

De acordo com a programação que recebemos das atividades de boas-vindas aos calouros, ia ter uma conversa sobre algumas siglas da Unicamp, coisas assim que eu já sei porque cursava Ciência da Computação antes de mudar pra Música. Então fiquei em casa.

…na verdade, alguns professores deram aula. Por isso, perdi a primeira aula de Rítmica e de Fundamentos Filosóficos da Arte Educação. orz Mas tudo bem, não teve muita coisa e os professores não deram falta porque bastante gente faltou.

01/03

Cheguei na Unicamp às 8:00 e não tinha nada pra fazer, então fomos até a Biblioteca fuçar os livros. Fiquei maravilhada porque logo de cara encontrei estes dois:


Game Sound; Creating music and sound for games

O primeiro já está comigo :3 Mais um exemplo do que dá pra encontrar lá:


Foto que tirei pro Yarto

Depois tivemos uma conversa com alguns veteranos do curso de Música, que queriam tirar nossas dúvidas sobre o curso e sobre a Unicamp em geral. Foi bem legal!

Tinha um Pula Catraca no Bandejão, fazendo protesto por mais vagas na moradia, e contra as medidas tomadas para punir os estudantes que protestam. Então não pagamos os 2 reais e almoçamos de graça.


free vegan food! São as pessoas que servem o arroz, por isso tem essa quantidade de pedreiro, ok ;-; pedir pra colocar menos não adianta muito

À tarde veio a melhor parte, que foi o FEInha, uma versão bem pequena do FEIA – Festival do Instituto de Artes. Foi uma ideia linda eles fazerem esse festival para mostrar aos bixos o trabalho do pessoal ღ O Festival durou a tarde inteira. Só perdi a última apresentação porque ficaria muito tarde pra voltar pra casa de ônibus. (eu pego dois; o trajeto demora uma hora)

02/03

Nesse dia haveria o Trote de Cidadania. Nem sei como é isso, fiquei em casa estudando piano.

04/03

Karaoke da Vitória pra comemorar que eu passei, eeehhh! \o/
Obrigada pela presença: Blue, Miriam, Gald, Pati, Max, Nati, Sato, Marvin, Clara, Chibi, Shinji, Mitch, Dardetti Madz, e Ang! ❤

Karaoke da Vitória ❤

05/03

Às 7 da manhã tive minha primeira aula de kung fu!! o(ò__ó) (ò__ó)o
Peguei um dos cursos de extensão da Faculdade de Educação Física. É bem barato: 130 reais pelo semestre inteiro! Adorei a aula, apesar de ter ficado com dores musculares pra sempre.


Agora sim, posso tocar piano vestida de Chun Li

Voltei pra casa e mais tarde voltei pra ter aula de Coral I! Não foi propriamente uma aula, o professor apenas explicou qual peça cantaremos e anotou a classificação vocal de todos. A seguir fez um teste para ver a classificação de quem não sabia e por isso dispensou os outros.

Vamos cantar a Fantasia para Piano, Orquestra e Coro op. 80 de Beethoven. Em alemão. E ele já marcou uma apresentação pro dia 12 de abril! Que medo!!! Eu mal consigo pronunciar a letra! ლ(ಠ益ಠლ) Felizmente o Thomas me ajudou com isso. Danke schön!


http://youtu.be/NboOB2MxDsw
o coral começa lá pelos 16 minutos…

06/03

Primeira aula de História da Música I! O professor não falou muito porque estava com a garganta ruim, mas gostei bastante da aula dele! É ele que vai dar as aulas de Estruturação Musical I também.


sala de aula :3

A seguir, primeira aula de Técnica Vocal I! O professor estava revoltado porque colocaram a aula dele no Ciclo Básico II, que é um prédio para aulas “normais”, ao invés de numa sala do IA. Faz sentido, como vamos fazer Técnica Vocal sem um piano?! Nessa primeira aula, nos conscientizamos sobre a postura ideal para cantar. Estou ansiosa pelas próximas aulas!

Só por curiosidade, o professor falou que saber cantar e ter conhecimentos de técnica vocal é muito importante. Um dos empregos mais fáceis de se arranjar é reger coral. Tipo, tá desempregado, pega um coral pra reger.

À tarde fui na reunião do FEIA pra ver como é, já que tenho interesse em participar da organização do Festival. Resolvi entrar na parte de Comunicação e Site, por motivos óbvios. Tipo, é o que eu faço de melhor mesmo.

07/03

Dia cheio em que fico na Unicamp desde as 7:00 até as 18:00! Começando o dia com aula de kung fu pra dar disposição (e dor).

Depois, primeira aula de Percepção Musical I! Fazer ditados melódicos nunca foi meu forte, então… confesso que estou com um pouco de medo. D:

A seguir, aula de Rítmica I! Outro ponto fraco meu, embora eu já tenha certa familiaridade com os exercícios rítmicos porque estudei bastante com meu professor. Conheci um veterano que estava com um violino chinês que ele mesmo fez! *-* Ele, assim como mais uma meia dúzia de pessoas, está fazendo a matéria pela segunda vez. Não quero bombar e ter que fazer de novo só no ano que vem! Vou ter que estudar muito!


sala de aula :3

Tenho três horas vagas nesse dia. Tentei me informar com veteranos sobre como usar as salas de estudo. Parece que é “chegou primeiro, pegou”. Me disseram pra escrever meu nome no horário na parede, e foi o que eu fiz. Mas parece que ninguém respeita o horário, então… Bom, semana que vem eu descubro. Dei sorte de encontrar um dos pianos de cauda sem ninguém tocando. <3 Também reencontrei o Essenfelder de armário todo estropiado em que eu tocava à noite quando fugia das minhas aulas da computação e me infiltrava no IA...
reparar na tecla remendada

Também aproveitei para conhecer o laboratório de informática do IA e imprimir algumas partituras, já que minha impressora foi pro saco. A cota de impressão é de 40 folhas por mês. Apesar de não ter comparação com os computadores do Instituto de Computação – monitores lcd – até que não é tão ruim quanto eu imaginava. Também configurei o wifi no celular, yay!


esse é o computador pra fazer cadastro, os outros estão em melhor estado…

A seguir, aula de Fundamentos Filosóficos da Arte Educação! É uma disciplina que fazemos com as turmas dos outros cursos do IA… Então a turma é enorme (tem quase 100 alunos), mais do que deveria ser para uma disciplina que envolve debates, penso eu.

Pra terminar o dia, uma disciplina eletiva (não obrigatória para meu curso) que peguei: Latim I! Sempre tive muita vontade de falar essa língua morta, adorava cantar em latim no coral da minha escola de música e amo a Lilium ღ Ego sum Patty K! ( ̄▽ ̄)ノ Filia Zoroastronis sum! Qui estis?

08/03

Primeira aula de Estruturação Musical I! O pessoal de licenciatura tem esta disciplina na terça à tarde, mas como sou reingressante (falei que cursava computação antes), minha matrícula é processada de modo diferente. Em suma, quando tentei pegar essa disciplina a turma de terça já estava lotada. Oficialmente, ainda não estou matriculada nela, mas conversei com o professor e ele me deixou assistir às aulas enquanto meu pedido de matrícula em disciplina é processado. Enfim, esta é a turma do pessoa que faz bacharelado em instrumentos. Tudo bem, turmas diferentes me ajuda a ser mais popular, heehe =p

Outra aula bem legal! O professor também contou suas experiências e nos deu conselhos – acredito que ele vai ser um dos meus professores preferidos.


sala de aula :3 notem que, além do piano de cauda, tem um cravo aqui! Foi nesta sala que fiz a prova teórica do vestibular

09/03

Dia livre! \o/ Em tese, estudei muito piano, rítmica, a peça do coral…

Em comparação com outros cursos, o curso de música tem muitos horários vagos. Isso acontece porque é muito importante que tenhamos horas livres para estudar. Se tivéssemos aula em sala o dia inteiro, não sobraria tempo para praticarmos!

Então…

É isso aí.

I’m living the dream. (≧‿≦)

Bjobjo


futuro bixo

Posts relacionados:


3 Responses to Primeiras semanas no curso de Música da Unicamp!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *