Nature Sounds: os sons da natureza à sua disposição

Olá! Gosta de ouvir o barulho da chuva, o vento soprando, os pássaros cantando, o Darth Vader respirando, o som das ondas do mar? É relaxante, não é? Na cidade grande é cada vez mais difícil ouvir esses sons naturais. Mas agora você pode ouvi-los no computador, e mais: combina-los como preferir pra criar suas próprias composições!

Antes de mais nada, o site Nature Sounds tem alguns informações bem interessantes. Vou traduzir resumidamente algumas delas aqui.

Os sons da natureza têm muitos efeitos positivos nos humanos. Estar na natureza, cercado pelos sons do ambiente, transmite uma sensação de calma que é difícil de encontrar nos ambientes urbanos. A natureza é o nosso antigo ambiente, por isso as vibrações desses sons naturais no nosso cérebro passam uma sensação de “voltar pra casa”. Estar na natureza ou apenas ouvir seus sons é uma boa maneira de relaxar e aliviar o estresse. A conexão com a natureza está presente no DNA, pronta para ser reativada ao ouvir os sons naturais.

Alguns estudos mostram que esses sons ajudam também a regular a pressão sanguínea, diabetes e ajudam a combater insônia e depressão. A cura através do som é baseada no fato de que todas as coisas vibram em determinadas frequências. Alguns pesquisadores provaram que o som, ou vibração, tem fortes impactos em substâncias. O escritor Masaru Emoto, por exemplo, fez experimentos para demonstrar que o som altera a estrutura molecular da água.

Muito viajado? É, também achei. Sem fornecer as fontes dos estudos, fica difícil verificar a credibilidade deles. Uma simples olhada na Wikipedia já basta para ver que Masaru Emoto não tem publicações científicas e suas experiências não são aceitas pela comunidade científica. De qualquer forma, esse é um assunto interessante para uma pesquisa com mais calma e um futuro post.

Mas vamos ao que interessa. O site Nature Sounds oferece várias opções de sons da natureza para você combinar. É possível salvar suas composições em arquivo .wav e em link. Os sons disponíveis vão desde chuva, praia, fogo, passando por animais como pássaros diversos, lobos, sapos, baleias, até chegar em tambores tribais e Darth Vader. Vale a pena conferir!

As composições que eu criei:

Darth Vader na praia:

Darth Vader na praia

Wolf’s Rain:

Wolf’s Rain

Até a próxima!

Posts relacionados:


4 Responses to Nature Sounds: os sons da natureza à sua disposição

  1. Pingback: Tweets that mention Nature Sounds: os sons da natureza à sua disposição | Nocturne in the Moonlight -- Topsy.com

  2. Puxa, Patty! Adorei esta dica de sons da natureza! O Darth Vader é que me pareceu meio fora de contexto, mas muito engraçado. Sua criação com ele é muito legal!

    Ótimo post! Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *