Piano acústico x Piano digital

Olá! Uma das maiores dúvidas de quem está começando a estudar piano – especialmente piano erudito – é com a compra do piano. É melhor comprar um piano acústico usado barato ou um piano digital? É possível estudar piano erudito num piano digital?

Não escondo de ninguém que sou uma entusiasta dos instrumentos acústicos, mas vou tentar escrever este post com os prós e os contras de cada piano de forma imparcial.

Piano acústico

Prós

  • É um piano de verdade, feito com muito cuidado e dedicação. Tocar é algo único, existe todo um mecanismo complexo até que as cordas reajam ao seu toque. A dinâmica é incrível. Explorar todos esses detalhes melhoram muito a sua interpretação.
  • Durabilidade. Se bem cuidado, um piano pode ser passado de geração para geração.
  • Se acontecer um blackout, você ainda pode toca-lo!

Contras

  • O preço. Mesmo os usados são bem mais caros que pianos digitais.
  • Precisa de afinação. Dependendo de quanto você toca, normalmente uma a duas vezes por ano. Variações climáticas podem afetar a afinação por alguns dias. Meu piano desafina um pouco quando está muito calor e em seguida esfria repentinamente.
  • Não dá pra tocar à noite pra não incomodar os vizinhos. É difícil ter piano acústico em apartamento.
  • Pode ser vítima de cupins. E ratos. Mas se chegar a esse ponto já é desleixo, né?
  • Pelo motivo acima, é complicado comprar um piano acústico usado. É necessário verificar muito bem se ele está conservado, por fora e, principalmente, por dentro.
  • Transporte. É fácil carregar um violão, um violino, uma guitarra, uma flauta, um saxofone, uma gaita, até um piano digital… Mas vai carregar um piano por aí?
  • É mais complicado gravar bem um piano acústico.

Piano digital

Prós

  • Não precisa ser afinado.
  • Você pode abaixar o volume ou usar fones de ouvido e tocar de noite, de madrugada…
  • Mobilidade. Você pode leva-lo pra onde quiser. Pode ter em apartamento. Se viajar, pode levar pra estudar. Pode tocar em uma banda ou em casamentos.
  • Tem uma grande variedade de timbres e outras funcionalidades.
  • É fácil de gravar.

Contras

  • Por melhor que seja o piano digital, seu timbre, som e “feeling” nunca serão iguais ao de um acústico.
  • Não tem a mesma dinâmica do piano, embora alguns até cheguem perto. Quando eu falo de dinâmica, caso ainda não esteja familiarizado com os termos musicais, me refiro a tocar mais forte ou mais fraco. Minha expressividade só melhorou quando comprei um piano acústico.

***

Certo, vocês podem ver que fui sincera e coloquei todos os contras dos pianos acústicos. Olhando assim à primeira vista, parece que um piano digital é muito melhor. Mas aquele primeiro pró é maior do que todos os contras, pelo menos para mim. É por isso que sua escolha depende também de um fator muito importante: seu gosto pessoal. Tem pessoas que amam tecnologia e todas as opções mirabolantes que os pianos digitais oferecem. Timbres, VSTs etc. Eu não me interesso por isso. Cada um tem o seu gosto.

Voltando à questão inicial de quem quer começar a fazer aulas… No caso de você querer um piano acústico mas não ter dinheiro pra comprar um no momento, eu aconselho que compre um digital para começar a estudar. É melhor do que ficar adiando os estudos. No começo, você vai aprender a ler partituras, postura, dedilhado, essas coisas mais básicas. Um piano digital por um preço razoável dá conta do recado. O piano acústico é mais aconselhável quando chegar na parte de aprender e melhorar sua interpretação. Até lá você pode ter juntado o dinheiro, e sempre é possível vender o piano digital também. Por exemplo, eu comecei com um teclado muito velho que era do meu irmão, depois comprei um piano digital e por fim comprei o meu Fritz Dobbert.

Veja aqui dicas para comprar um piano acústico usado.

Até a próxima!

Posts relacionados:


26 Responses to Piano acústico x Piano digital

  1. Legal, curti o post. Pensei que você fosse meter o malho nos pianos eletrônicos, mas vi que não ;D

    Eu sou um desses que curte muito tecnologia, MIDI, VSTs e toda essa macumba que fazem com o som. Mas respeito muito um piano acústico, e sei que de forma alguma não é a mesma coisa que um controlador MIDI disparando samples pré-gravados – por mais bem programados que sejam.

    Mesmo assim, vou ter que partir para um tecladinho midi mesmo. Inviável ter um piano acústico num apartamento de poucos metros quadrados!

  2. Pingback: Tweets that mention Piano acústico x Piano digital | Nocturne in the Moonlight -- Topsy.com

  3. Achei parcial o suficiente.
    Idealmente seria legal eu ter o dois, mas dinheiro KD.

    Ainda que eu comprasse um piano acústico, acho que sentiria a falta de mudar os timbres de piano ou de de vez em quando tocar Bach num clavicórdio, e essas coisas. E olha que nem sou chegado no monte de VST! Só esse basicão pra mim é suficiente.

    Pretendo comprar um acústico por todas essas razões.
    A de durar por gerações, inclusive. Se quer saber, me dá um nervoso aquele pessoal que tem um belo piano herdado de sei lá quem e NINGUEM na família toca atualmente.
    E eu aqui… ai ai
    haha

    • Realmente, os únicos timbres que eu usava no meu piano digital eram o de cravo pra tocar Bach e o de flauta pra brincar de vez em quando. Mas depois que comprei o acústico, não tive mais vontade de tocar o digital.

      Piano mal cuidado é triste. Tem cada coisa que a gente vê por aí, pianos destruídos, abandonados, com ninho de rato… =|

  4. Eu tenho ambos e gosto muito dos dois ^^ cada um tem suas vantagens, realmente =)__E btw, mesmo tendo um acústico, eu muitas vezes toco no meu digital, gosto pra caramba dele ^^ fora que ele é muito prático pra estudar a noite depois do trabalho, já que muitas vezes eu não tenho tempo durante o dia XD

  5. Pingback: Dicas para comprar piano acústico usado | Nocturne in the Moonlight

    • Oi, Clara!
      Aconselho fortemente que você tenha o acompanhamento de um professor, caso isso seja financeiramente possível. Um professor pode corrigir sua postura, apontar alguns detalhes na execução das músicas que é difícil perceber sozinho no começo.

      Mas caso essa não seja uma possibilidade, vá fundo e comece a aprender sozinha! Primeiro de tudo, aprenda a ler partituras. Eu fiz um tutorial aqui: http://nocmoon.com/2009/02/aprenda-a-ler-partitur
      Comece com músicas simples. Não queira tocar músicas difíceis a princípio, é melhor conhecer suas limitações e ir evoluindo aos poucos mas com certeza, ao invés de tocar de qualquer jeito. Sei que é chato só tocar musiquinhas de criança no começo, mas a paciência vale a pena, acredite. Se quiser seguir um método, eu recomendo o Suzuki. Gosto bastante dele.

      Boa sorte!

  6. oiii, eu decidir a pouco tempo aprender a tocar um instrumento. Bem depois de muito pensar em alguns eu escolhi piano. Eu com certeza naum tem dinheiro pra comprar um acústico. A questão é, qual o mellhor digital para iniciantes e com preço legal???? Eu pesquisei uns e encontrei o Korg sp 170, eu queria saber se é uma boa opção.

    • Oi, moça. Não sei te dizer com certeza porque nunca testei muitos pianos digitais… Os Korg costumam ser bons, pelo que ouço falar. A melhor dica que posso te dar é testar pessoalmente e ver qual deles te cativa mais. Ou, se você for fazer aula com um professor, pedir a opinião dele. Bons estudos!

  7. Olá Patrícia!
    Estava "googleando" e acabei caindo neste post. Você tem alguma ideia de onde eu poderia conseguir gravações da mesma música por um piano digital e por um acústico, com uma mesma pessoa tocando? Estou querendo fazer um trabalho envolvendo um teste cego deste estilo mas não acho gravações. Enfim, fica ai como ideia pra talvez um post futuro seu.

  8. Patricia,

    Encontrei vc por acaso, pesquisando pianos acusticos para comprar. Não toco (ainda), mas sou bailarina clássica e não tenho mínimo interesse em pianos digitais, mesmo sendo mais acessíveis. Para mim, parecem um brinquedinho, não um instrumento. Não tenho vontade de tocar neles, não gosto do timbre nem das teclas mais leves. Gosto das coisas "de verdade", mesmo que isso signifique um gasto maior e uma manutenção mais exigente.

    • Oi, er, dsrinaldi! Que legal você ser bailarina e querer tocar piano! Entendo o seu gosto. Apesar de não podermos subestimar os pianos digitais como instrumento – eles são muito úteis para estudo, inclusive – também penso que não têm comparação com os pianos acústicos. Boa sorte em sua compra!

  9. Me ajudou bastante! Eu tenho 12 anos e vou fazer aula de piano.. :).. me ajudou, vou seguir suas dicas e comprar primeiro um piano digital e depois um piano acústico. Obrigada!

  10. Pelo preço e pela praticidade, comprei um piano digital há alguns meses (este aqui: http://goo.gl/IGYiC)
    Pode ser opinião de iniciante que não tem tanta manha de expressividade, mas até aqui, ele não deixa nada a desejar em relação aos pianos acústicos de armário que toco no curso.
    Só falta o charme!
    Estou satisfeito e recomendo.

    • Ainda não tive oportunidade de tocar um piano dessa linha da Yamaha, mas Yamaha costuma ser bom. O único que me desapontou um pouco é o meu digital, o DGX-520. Quando eu era iniciante, era bom, mas depois que comprei o acústico e toquei em outros digitais vi o quanto poderia ser melhor.

  11. Olá, vi que nos comentários que não tem muito conhecimento sobre os pianos digitais,, ams isso era em 2012, e 2011, estou a procura de um digital, me interessei pelo do amigo mário, porém, entretanto, contudo, ele já está fora do meu orçamento, a minha pergunta é: Será que eu consigo cmoprar um piano digital “Bom” com menos de R$2000,00?

    Se sim, qual(is)?

    Levando em consideração que moro em cidade pequena, terei que comprar novo na internet, não descarto a possibilidade de comprar um usado, porém não tenho como testar. :c

    Blog muito bom Patricia, além de boa pianista, é muito bonita também :)

    • Obrigada! :)

      Victor, meu conhecimento sobre pianos digitais não aumentou de lá pra cá! Eu estudo em pianos digitais por necessidade (na Unicamp os pianos acústicos são concorridíssimos, então estudo na sala da licenciatura que tem pianos digitais Yamaha), então nunca parei pra ficar comparando e testando.

      Acho que dá pra encontrar pianos bons na faixa de 1500-2000, abaixo disso eu ACHO improvável. Depende de pra quẽ você quer o piano. Pra usar com timbres e funcionalidades digitais (que eu particularmente não sei mexer), pra estudar piano popular ou piano erudito… O que eu acho mais importante de ver é o "toque" das teclas e o peso delas, dinâmica etc. Isso é uma questão até pessoal, tem pianos que eu detesto e muitas outras pessoas amam. Por isso, talvez até valha a pena você pegar um ônibus pra cidade grande mais próxima e olhar na loja pessoalmente, afinal, é um grande investimento, tanto em dinheiro quanto em valor sentimental.

  12. Oi Patrícia , tudo bem ?

    Sei que esse post foi um feito há um bom tempo atrás , mas gostaria muito de ouvir sua opinião sobre a relação piano digital x acústico no que diz respeito à maneira de tocar. Por exemplo , se eu aprender a tocar piano num digital (com os 3 pedais , teclas pesadas e c/ níveis de sensibilidade ) vou encontrar muita dificuldade em tocar um piano acústico ?

    Fica com Deus , um abraço

    • Daniel, em janeiro conheci um professor que disse que aprender piano em teclado/piano digital é como aprender violino com um serrote. =p
      Eu não sou tão radical, principalmente sabendo das $$dificuldades$$ para comprar um piano acústico, mas se seu intuito é aprender piano erudito, recomendo que você tenha acesso a um piano acústico para estudo. Por exemplo, se aprender em uma escola, pode ver os horários disponíveis para estudar lá pelo menos um pouquinho por semana.
      Porque por mais que seja um excelente piano digital que tenha toda a dinâmica e sensibilidade parecidas com as de um acústico, a sensação de tocar é muito diferente. Por isso é bom que você tenha contato com um acústico, mesmo que em sua casa estude em um digital.

  13. Oi Patricia, tudo bem?

    Bom é um prazer enorme conhece-la, nada melhor que a opinião de um profissional especializado no assunto para nos ajudar, (OS INICIANTES). Bom a dúvida pra mim que estou começando agora, já fazem quatro meses que estou estudando piano, e na escola eu estudo com piano vertical acústico e pretendo comprar um piano digital que supra todas as necessidades enfim completo no sentido de tocar, pois quero apenas tocar piano nele, musica erudita. Meu sonho é alcançar um nível profissional pra avançado, vou conseguir tocar bem em um piano digital? E pra finalizar, a opção do piano digital é o auto custo do piano acústico.

    muito obrigado PATRICIA

    • Adriano, um piano digital consegue suprir todas as necessidades de estudo e tem um bom custo benefício. Mas esta é uma opinião pessoal minha: acho que para quem quer ter nível profissional, chega um ponto em que ele deixa a desejar. Pois tem muitas dinãmicas e diferenças no toque de um piano acústico que o digital não consegue imitar com perfeição, então talvez você possa encontrar diferenças ao se apresentar em um piano acústico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *