Cursando disciplinas como estudante especial!

Oi! No fim de 2016, após muitas aventuras, eu me formei na graduação na Unicamp. No primeiro semestre de 2017, fiz duas disciplinas da pós-graduação como estudante especial. Mas afinal o que é estudante especial, talvez você esteja se perguntando?

Estudante especial é uma pessoa que não é estudante regular mas foi autorizada a cursar aquela disciplina. Não é o mesmo que ouvinte, porque você está efetivamente matriculada na disciplina, tem que fazer os trabalhos e no final recebe uma nota. (ou conceito, no caso da pós)

Existe um prazo para solicitar a matrícula como estudante especial, que você pode consultar no calendário disponível no site. Qualquer pessoa pode fazer essa inscrição, que depois será aprovada (ou não) pelo docente da disciplina, dependendo também do número de vagas disponíveis.

É um jeito interessante para quem está prestando vestibular adiantar disciplinas, por exemplo. Conheço uma moça que fez isso e já entrou na licenciatura tendo feito as disciplinas de pedagogia e didática musical. No meu caso, eu aproveitei para conhecer como são as disciplinas da pós e ver se elas me ajudavam a definir meu projeto de mestrado. (sim, ajudaram!) Ah, você também pode cursar disciplinas da pós como estudante especial enquanto faz a graduação. Eu queria ter feito isso, mas não consegui arranjar tempo.

A maior diferença é que na graduação as disciplinas em geral têm duas horas de duração (algumas têm quatro), enquanto na pós elas têm três horas. Também tem textos muito maiores pra ler, hahaha. E as discussões são muito mais elaboradas! Na apresentação as pessoas falavam “eu sou bourdiano”, “eu sou bakhtiniana”, “eu sou piagetiana” e eu me senti meio deslocada porque eu era só eu mesma, hahahah! (Hoje eu sou bourdiana =p)

Eu fiz duas disciplinas de tópicos especiais em educação musical, uma mais voltada para a sociologia e outra mais voltada para a psicologia. A de sociologia literalmente deu origem ao meu projeto de mestrado (o esboço dele foi a minha apresentação no final da disciplina), mas isso é assunto para outro post…

Então, se você puder, recomendo ser estudante especial porque estudar é muito bom, né? =p Eu escrevi pensando na Unicamp porque é a minha casinha, mas possivelmente as outras universidades têm métodos parecidos. Conheço gente que fazia graduação ou pós-graduação em uma universidade e pegou disciplinas em outra.

(o resultado da prova da pós sai na terça e eu não sei se sobrevivo até lá…)

Até a próxima!


Comments are closed.