Filme Invasores: como estudar piano quando não se tem um piano?

Oi! Recentemente vi um post sobre o filme Invasores, que estreou dno dia 21 no Cine Belas Artes, em São Paulo. Recomendo a leitura nesse site, porque a sinopse lá está muito boa. Mas resumidamente: Claudia é uma moça da periferia, que teve contato com o piano em um programa de musicalização para jovens de baixa renda. Ela quer seguir carreira como pianista , inclusive recebeu uma bolsa para estudar em um cursinho popular, mas há um problema: ela não tem um piano para estudar para a prova prática da USP.

invasores

Além de sofrer por não conseguir o instrumento, ela ainda enfrenta o julgamento da família, que acha que ela deveria escolher outra profissão. O único apoio vem de seu namorado, que invade prédios para pichar, e então eles começam a invadir locais que têm piano para que Cláudia possa tocar. (mas, gente, tem os pianos no metrô e alguns outros pianos públicos em São Paulo, não é a melhor coisa do mundo mas talvez seja melhor que invadir lugares)

A única coisa que achei estranha é que embora esteja sendo divulgada a estreia do filme este ano, parece que ele já foi exibido na Cultura em 2013 como parte de um projeto “A música na cidade”. Inclusive de acordo com este post tem outros filmes que parecem interessantes! Não consegui resolver esse mistério porque é muito difícil encontrar detalhes sobre filmes brasileiros D:

O filme retrata um problema real. Porque existem muitos programas de musicalização gratuitos para crianças, e isso é excelente, mas e se uma criança quiser seguir carreira e não tiver dinheiro para comprar o instrumento? Principalmente o piano, que é um instrumento tão caro e complicado por não ser portátil. Sem falar também da reprovação da família. Enfim, quero muito ver o filme, aí depois escrevo uma opinião mais completa.

Descobri que ele está em cartaz em São Paulo e no Rio de Janeiro, no Cine Belas Artes em SP e nos Cines Joia Jacarepaguá e Copacabana no RJ. Perguntei na página no facebook até quando ele fica em exibição e se tem possibilidade de ser exibido em outras cidades, se me responderem eu atualizo aqui.

Até a próxima!


Comments are closed.