Livros Dom e O Silencioso Mundo de Flor – Cecília Cavalieri França

Olá! A Cecília esteve no Encontro de Educação Musical da Unicamp e levou diversos livros para vender. Comprei dois livros de história; acho legal ter alguns para contar história de vez em quando.

IMG_20150513_222008548

Às vezes eu gosto de comprar livros sem saber sobre o que são, para me surpreender. Também não dava pra ficar escolhendo muito durante o EEMU… Mas, de fato, tive uma grata surpresa ao ver que são dois livros sobre inclusão! Dom é um menino cego e Flor é uma menina surda. Ambos, em seus respectivos livros, descobrem o mundo da música.

São livros curtos com ilustrações lindas, então não dá pra eu falar muito sem contar tudo que acontece – e aí qual seria a graça, né? Então vou colocar uma citação de cada livro.

E comecei a inventar um monte de melodias divertidas, estranhas, elegantes, bizarras, engraçadas, sérias, repetitivas, surpreendentes, coloridas. Melodias de tantas cores que, ah, não dá para explicar a quem enxerga. Minhas mãos viam. O teclado já estava todo arrumadinho. Na minha mente. Minhas mãos viam.
– Dom

IMG_20150513_221921509

De repente, naquele momento, o mundo de Flor se abriu em sons. Seus ouvidos não podiam ouvir, mas todo o seu corpo podia. Ah, sim. Podia.
– O Silencioso Mundo de Flor

IMG_20150513_221938266

Como disse, acho legal fazer uma contação de história de vez em quando, as crianças gostam. Dá para trabalhar vários conceitos musicais presentes nos livros, dá para explorar os instrumentos como Dom e Flor fazem e dá para abordar a questão da inclusão. Principalmente no caso de Flor, pois infelizmente muitas pessoas acham absurdo ensinar música para surdos e não é bem assim. Inclusivo aproveito para indicar a leitura do livro A musicalidade do surdo.

Enfim, recomendo muito esses dois livros da Cecília! :]

Até a próxima!

IMG_20150416_160312769


Comments are closed.