Anime: Shigatsu wa kimi uso. Um piano e um violino.

Oi, pessoal! Hoje vou deixar aqui uma sugestão de anime musical! Ele passou na temporada passada no Japão. (fiquei chateada porque só quando a temporada estava acabando descobri que tinha um anime de música) Shigatsu wa kimi uso, traduzindo seria algo como “sua mentira em abril”.

Esse anime conta a história de Arima Kousei, um pianista prodígio… que não toca mais. Ele foi muito pressionado pela sua mãe para seguir as partituras 100% à risca e ganhar todos os concursos – e ganhava mesmo – até chegar em um nível de trauma tão grande que não consegue mais ouvir as notas que toca no piano. É uma surdez psicológica, é macabro. Embora sua melhor amiga, Tsubaki, tente fazer com que ele volte a tocar, ele se nega.

Mas a aparição de uma outra garota pode mudar tudo: Kaori é uma violinista que ama a música mais do que tudo no mundo. Mas, ao contrário de Kousei, ela não tá nem aí pras partituras… Ela quer fazer uma apresentação inesquecível, mesmo que sua interpretação seja diferente do que está no papel.

Kaori está apaixonada por Watari, o popular melhor amigo de Kousei. Ela pede a ajuda de Tsubaki, que sugere que os quatro façam um encontro duplo. Tsubaki, por sua vez, parece ter interesse próprio nessa história… mas Kousei a vê apenas como amiga e, mesmo sabendo que ele é só um suporte para o encontro da Kaori, acaba se fascinando pelo jeito espontâneo da menina… Logo está formado um retângulo amoroso.


Mesmo que você esteja triste, que sua vida esteja uma bagunça, que você esteja no fundo do poço, você ainda tem que tocar! É assim que pessoas como a gente sobrevivem.

Vi algumas críticas dizendo que a música está em segundo plano. De fato, é uma história sobre adolescentes onde dois deles são músicos. (os outros dois são esportistas, só por curiosidade) Não é 100% focada na música como Nodame Cantabile, por exemplo, mas não acho que isso seja necessariamente ruim. Tem bastante música, é legal acompanhar os concursos, as apresentações, torcer pro Kousei superar logo o trauma (às vezes enche o saco).

E, como sempre, temos aquela velha oposição: interpretar fielmente uma partitura ou tocar “por diversão”. Qual dos dois está certo? Será que tem um certo mesmo?


– Tudo está na partitura.
– Música é liberdade.

Vale também falar dos outros dois personagens pianistas, Aiza e Emi. Os dois acompanham Kousei nas competições desde que eram crianças. Kousei foi uma grande influência para eles, tudo que eles queriam era uma chance de superá-lo ou, pelo menos, serem notados por ele.

A primeira abertura do anime é lindíssima, fiquei apaixonada pela música, super alegre! A segunda abertura também é bonita mas é mais melancólica, porque o anime começa a tomar um rumo mais melancólico – mas não vou dar spoilers.


eu choro mesmo, gente


https://youtu.be/h-cfwEreRgQ

Ah, atualmente (começou uma nova temporada no Japão em abril) está passando um anime de eufônio: Hibike! Euphonium! Vou assistir e depois escrevo sobre ele aqui.

PS: Obrigada, Tang, por ter me dado os episódios em pendrive. Eu sempre fico com preguiça de baixar ehhehehe.

Até a próxima!


– Como você consegue tocar piano?
– Por que eu não conseguiria tocar piano?


Comments are closed.