Chamada lúdica: um jeito diferente de começar a aula

Oi! Estou com menos tempo para postar do que gostaria por causa do fim do semestre. Então hoje queria fazer um post rápido compartilhando uma prática que uso em minhas aulas. É o que fazemos no projeto de extensão de aulas para crianças, aprendi lá e adotei pra vida!

A chamada lúdica consiste em chamar as crianças para anotar a presença, mas ao invés de responder “presente” (ou variações disso), elas respondem uma pergunta feita no começo da aula. Por exemplo, qual a comida preferida, o que gosta de fazer, cor preferida, se tem animal de estimação, qual instrumento gostaria de tocar… São muitas opções, é só usar a imaginação! No Halloween eu perguntei qual era o monstro preferido delas :)

Além de responder perguntas, também dá pra fazer algumas outras propostas mais práticas. Por exemplo, fazer um som com a boca ou de percussão corporal, criar uma sequência de sons para as outras crianças repetirem…

Essa é uma prática simples, mas muito gratificante. Serve para as crianças a se conhecerem, verem se tem gostos parecidos, enfim, ajuda na socialização com as outras crianças e o professor. Além de tornar a chamada mais divertida. Com o tempo as crianças começam a sugerir perguntas, é muito legal. Recomendo gastar alguns minutinhos a mais na chamada para fazer isso!

Até a próxima!

Posts relacionados:


2 Responses to Chamada lúdica: um jeito diferente de começar a aula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *