Olá! É com muita alegria que compartilho com vocês o lançamento do projeto “Primeira Nota”, juntamente com a reinauguração do Centro Escolar Municipal de Música Manoel José Gomes (Cemmaneco), a escola de música de Campinas!
Será um projeto para que as crianças tenham aulas de música gratuitas (duas por semana): musicalização e coral dos 6 aos 10 anos e instrumento e prática de conjunto dos 11 aos 14! Ou seja, depois de fazer a musicalização, a criança escolhe um instrumento para aprender.
Serão atendidas 622 crianças da rede municipal de ensino, que serão levadas para a escola de ônibus e receberão um lanche lá, uma mostra de que o projeto foi cuidadosamente planejado nos mínimos detalhes! As salas de aula dão gosto de ver, instrumentos novinhos e um suprimento de materiais: lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, colchões…
As aulas serão dadas por alunos da Unicamp, contratados como estagiários. É uma oportunidade muito legal tanto para os alunos da licenciatura quanto do bacharelado! Me sinto muito feliz por fazer parte disso! Há coordenadores de área
para nos auxiliar, além dos coordenadores gerais do projeto.
Professores e coordenadores.
Crédito: Fernanda Sunega
O começo das aulas acontece já na semana que vem, dia 03 de novembro. Hoje aconteceu a reinauguração do Cemmaneco, com uma solenidade com um quinteto de cordas e a presença do prefeito, vice-prefeito e primeira dama para descerrar a placa, bem como a presença de alguns professores, pais e alunos.
É de grande importância a possibilidade para alunos de escola pública aprenderem música gratuitamente, pois o estudo da música em escolas particulares é caro. Assim, quem sabe no futuro tenhamos no curso de Música da Unicamp alunos que vieram do Cemmaneco! Ou mesmo que eles não sigam a carreira profissional, estaremos criando ouvintes sensíveis.
Para saber mais detalhes, recomendo três reportagens:
Reportagem no site da Unicamp
Reportagem no site da prefeitura (de onde tirei as fotos)
Reportagem no site da Globo (em vídeo)
Estou empolgada! Espero que o projeto dê certo e possa ser ampliado no futuro!
Parabéns , parabéns , parabéns ! Que mais e mais projeto assim por todo o Brasil :-:)
Que seja também ensinado à essas crianças o amor e respeito pela cultura do mundo , eliminando preconceitos e a ditadura da cultura americana e europeia. Parabéns <3
Obrigada, Laís! Pode ter certeza de que o respeito pela diversidade é uma de nossas preocupações! <3