Livro: Movement that fits: Dalcroze Eurhythmics and the Suzuki Method

Oi! O post de hoje é sobre o livro Movement that fits: Dalcroze Eurhythmics and the Suzuki Method (Movimento que se encaixa: A euritmia de Dalcroze e o método Suzuki). Como o nome sugere, é um livro que junta o método Suzuki e a proposta de Dalcroze.

IMG_20141028_211010229

Esse livro foi pensado para complementar as aulas de instrumento de crianças que seguem o método Suzuki. Acho uma ideia sensacional, porque esse método é mais “quadrado”, mais rígido, muito focado na técnica instrumental, enquanto Dalcroze preza uma vivência rítmica e musical mais corporal, sentir a música com movimentos.

O livro tem propostas de atividades, algumas usando o repertório do primeiro volume do Suzuki, outras usando outras peças. O intuito dessas atividades é perceber corporalmente elementos como legato/staccato, ritmo, variações no andamento e altura etc.

Além disso, há também ideias para começar a passar notação musical para as crianças. Algumas pessoas são contra, mas eu acho que as crianças gostam se for ensinado de um jeito divertido, como se fosse um jogo. Por exemplo, tem a partitura humana. Colocar as crianças sozinhas (semínima) ou em dupla (duas colcheias) e solfejar. As crianças gostam de fazer isso, já experimentei nas oficinas de música.

IMG_20141028_205250360

Vou colocar dois outros exemplos de atividades:

IMG_20141028_205223142

IMG_20141028_205153280

Como deu pra perceber, o livro também tem ilustrações fofinhas ilustrando os movimentos esperados e uma diagramação caprichada! Tem muitas músicas cantadas ou instruções faladas em inglês, mas não é difícil traduzir ou adaptar. Se você, como eu, gosta de Suzuki e Dalcroze, este livro foi feito pra você! Estou querendo comprar pra mim.

Link do livro no skoob

Até a próxima!


Comments are closed.