Filme: Les Choristes (A Voz do Coração)

Olá! Na última terça, na aula de francês, assistimos ao filme Les Choristes. Pausa para reclamar sobre as “traduções” de títulos para português. Vejam bem: em francês, Les Choristes (os coralistas). Em inglês, The Chorus (o coral). Não é igual mas ainda tá perto. Em português, A voz do coração (????????). Sério, por que isso? Esse título não diz nada!

Enfim. O filme se passa em uma espécie de reformatório para garotos problemáticos e órfãos. Na verdade, dois dos garotos, já idosos, relembram sua infância no reformatório, mais especificamente quando chega o novo inspetor, Clémente Mathieu. O diretor era extremamente rígido e até mesmo injusto, mas Mathieu estava resolvido a não se influenciar por isso e tratar os garotos com dignidade. Certa noite, ouvindo-os cantar uma música que ridicularizava sua careca, ao invés de se zangar teve uma ideia: fazer um coral!

Mathieu era um músico frustrado que se tornou inspetor, mas ouvir aqueles meninos despertou novamente sua inspiração e ele começou a escrever música para eles cantarem. A grande surpresa é Pierre Morhange, que parece ter um talento nato para o canto e logo se torna o solista do coral. Outros meninos também merecem destaque, como Pépinot, que espera a visita dos pais todo sábado, sem saber que eles já morreram. Mondaim, o mais problemático de todos, que ameaça os menores e se mete em todo tipo de encrenca. Corbin, que é tão desafinado que acaba virando suporte de partitura :(

Além das peças de Mathieu, eles também cantam La Nuit, de Rameau, um dos mais conhecidos compositores franceses. A cena da apresentação é muito legal! (achei no youtube mas não vou colocar aqui pra não ser spoiler)


http://youtu.be/Q0svzdqOOWo

O filme é muito emocionante, totalmente recomendado!

Trailer:


http://youtu.be/anh7Enari2U

Detalhes do filme no Filmow

À bientôt!


Comments are closed.