Livro: Música ao longe

“O amor que ainda não se definiu é como uma melodia de desenho incerto. Deixa o coração a um tempo alegre e perturbado e tem o encanto fugidio e misterioso de uma música ao longe…”
– Poemas Escritos n’Água, Paulo Madrigal

Oi! Quando estava no colegial, adorava os livros do Érico Veríssimo. Antes das férias (sim, este post está super atrasado) fui pegar um livro da Agatha Christie pra ler e resolvi retomar essa antiga paixão!

2014-04-30 08.09.50
Vocês também não amam livros com esse jeitão antigo?

Sempre falam pra não julgar um livro pela capa, mas muitas vezes eu escolho pela capa ou pelo título. Esse foi um caso! Ainda mais porque ao olhar o primeiro capítulo vi que a mocinha é uma professora! =p

Música ao longe é uma dessas histórias de antigamente, como uma música lenta e relaxante, uma leitura gostosa. O livro conta a história de Clarissa, uma jovem professora, nascida na família Albuquerque, que outrora foi a mais prestigiosa e rica de sua pequena cidade, mas que aos poucos foi perdendo dinheiro e decaindo. Seu pai não sabe lidar com a situação, não se mexe para tentar melhorar as finanças e fica apenas relembrando os tempos de glória. Ah, o velho Olivério…!

Outro personagem marcante é Vasco, primo de Clarissa, ovelha negra da família. Filho de um pintor que foi-se embora e uma mãe que se suicidou, foi criado pela família de Clarissa, mas visto com maus olhos por causa do ressentimento que ficou, já que todos eram contra o romance com o pintor e ficaram desolados com o desfecho. Vasco, por sua vez, não vê sentido em respeitar os mais velhos se estes não fizerem por merecer, nem em ficar relembrando a época áurea da família. Clarissa o acha muito misterioso.

Também há outros personagens interessantes. Os amigos de infância de Clarissa, que seguiram cada um o seu caminho… Um amigo de família, com suas charadas enigmáticas e estranhas filosofias. O poeta Paulo Madrigal, que faz Clarissa sonhar. Os Gambas, que estão enriquecendo e são vistos como inimigos pelos Albuquerques.

O livro mistura a narração com trechos do diário de Clarissa, que mostram seus anseios, suas chateações com o estado em que a família se encontra e sua visão sobre o que acontece.

Leitura super recomendada para quem gosta desse tipo de livro!

Posts relacionados:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *