Curso: A rítmica Dalcroze: uma formação por e para a música

Olá! Em janeiro fiz o VII Curso Internacional Orff-Schulwerk. Em fevereiro foi a vez do curso A rítmica Dalcroze: uma educação por e para a música. Isso foi super legal, porque Orff e Dalcroze são uns dos educadores musicais mais conhecidos e importantes!

O curso foi na Unicamp, aqui na minha “casa”! Ele foi ministrado pelo professor Iramar, do Instituto Dalcroze de Genebra. Foi simplesmente fantástico! Foram 30 horas de curso, das 9 às 15 horas, com um intervalo de almoço. As horas foram quase todas práticas, com uma reflexão no final e exibição de um vídeo na última tarde.

Dalcroze tem uma proposta de aprendizado da rítmica através do corpo, gestos e movimento. É totalmente diferente do ensino da rítmica usando apenas o solfejo, como infelizmente é feito na maioria das escolas. Depois eu vou fazer um post sobre isso! Recebemos um extenso material no final do curso, mas ainda não tive tempo de ler inteiro.

Foi um aprendizado extenso, com muitas ideias para trabalhar a rítmica e sentir a música, que tentarei aproveitar em todas as minhas aulas! Valeu cada minuto e cada centavo!

O Jornal da Unicamp fez uma matéria sobre o curso no dia em que estávamos usando bexigas para várias atividades! A divulgação é legal, o professor disse que precisamos mostrar que o Instituto de Artes também tem eventos legais. Só acho válido dizer que nenhum dos inscritos no curso gostou do primeiro parágrafo da matéria… Desnecessário.

Post só pra registrar esse curso super bacana, depois escrevo sobre as ideias do Dalcroze :) Espero que o prof Iramar volte no ano que vem para mais um curso!


Foto pequenininha do jornal da Unicamp

Posts relacionados:


2 Responses to Curso: A rítmica Dalcroze: uma formação por e para a música

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *