#musicmonday 45: Pétrouchka – Stravinsky

Oi! A recomendação de música de hoje é do balé Pétrouchka (ou Petrushka), do compositor russo Igor Stravinsky! A Nodame toca um arranjo pra piano e essa é uma das minhas cenas preferidas.

Resumão extremamente resumido do enredo: Petrushka é um boneco (marionete) que acaba criando vida e sentimentos graças a um truque do mágico. Depois de muitas peripécias pelo amor de uma bailarina, Petrushka é destruído pelo seu rival, um boneco árabe. Mas seu fantasma volta para atormentar o mágico…

Adoro balés, no semestre passado fiz um trabalho sobre os balés de Tchaikovsky. Talvez no próximo eu faça um trabalho inteiro sobre Pétrouchka? Não tem muitos temas que me interessam na música contemporânea, meh.

Aqui um vídeo do começo do balé (queria muito ver ao vivo):


http://youtu.be/dkg_lJeHmjs

Mas o real motivo deste post é a cena de Nodame Cantabile, um dorama (e anime) muito bom. (leia aqui o post)

A história é a seguinte: Nodame estava participando de um concurso de piano, mas pegou uma febre fortíssima e ficou de cama. Então não conseguiu preparar a última peça para o concurso. Seu professor falou para ela tocar apenas o que tinha estudado, mas ela foi teimosa e quis tocar Pétrouchka também. Ela ouviu o áudio pouco antes da prova e, só com isso, conseguiria tocar porque tem ouvido e memória excelentes. Mas… algo aconteceu para distrai-la.

Não vou falar mais, confiram na cena abaixo!


http://www.youtube.com/watch?v=2gf9SR5gioc

Versão anime:


http://youtu.be/_-AwD7T1mLc

Esse vídeo tá direto, mas na verdade essa cena foi dividida em dois episódios no anime, um deles termina quando ela para de tocar. (excelente cliffhanger)

Tem até na OST a versão da Nodame meio alterada (desculpa, Stravinsky):


http://youtu.be/pGDdAXBA40k

Ps: eu capturei um Banette e chamei de Petrouchka, não é um nome perfeito? Banette é um pokemon fantasma que era um boneco, mas foi abandonado e tornou-se um pokemon por causa do seu ressentimento. Ele procura a criança que o abandonou. Gente, eu teria medo desse bicho se fosse criança O.o

Até a próxima! E lembrem-se de cuidar bem dos seus bonecos.


fonte da imagem


Comments are closed.