Olá! Ontem eu, o Blue e a Miriam fomos assistir O Quebra Nozes, de Tchaikovsky, no Cinemark. Foi lindíssimo, exceto por um inconveniente do cinema. Vou falar sobre isso e sobre a apresentação.
Crítica ao Cinemark-Market Place
Comprei meu ingresso e o do Blue na quarta-feira. Sempre tento comprar antecipadamente pra não ter que me preocupar com lugares. O Cinemark agora tem poltronas marcadas, o que é bacana. A Miriam comprou o ingresso no dia, num lugar perto da gente.
Acontece que nós entramos e… tinha gente nos nossos lugares. Não era um engano das pessoas, o cinema vendeu os mesmo lugares duas vezes. Não foi só com a gente, tinha mais meia dúzia de pessoas com o mesmo problema.
Uma funcionária do cinema resolveu pedindo para que sentássemos nos lugares vagos. Felizmente tinha assentos disponíveis, mas a questão não é essa. Eu comprei antecipadamente porque era importante pra gente, de acordo com o mapa de assentos na compra de ingresso, fui a terceira pessoa a fazer a compra. Essa bagunça de lugares é um desgaste absurdo que não deveria acontecer! Fiquei com muito desgosto e juro que nunca mais volto ao Cinemark do Marketplace. A propósito, também demoraram pra apagar as luzes depois do intervalo, só fizeram isso quando a primeira música do segundo ato já tinha começado. Isso nunca aconteceu no Cinemark de Campinas, que é onde costumo assistir e onde deveria ficar mesmo.
Atualização: Ontem fiz uma reclamação formal no site do Cinemark e hoje, para minha surpresa, o gerente do Cinemark Market Place me telefonou para explicar o acontecido! Confesso que só esperava algum email padrão de desculpas, como vários sites fazem. Ele foi super atencioso, pediu desculpas pelo problema que aconteceu no sistema e, para desfazer a má impressão que o cinema me causou, me convidou para assistir de graça a próxima ópera, La Bohème! Já estou com meu lugar garantido pro dia 03 de fevereiro :)
Mas agora vamos falar da exibição. O Quebra Nozes é um balé natalino de Tchaikovsky, que tem algumas de suas peças mais conhecidas, como as danças. É uma peça sobre a magia do Natal! E, independente da religiosidade e do capitalismo, é legal aproveitar a magia natalina.
História
Primeiro Ato
A história começa na noite de Natal, na casa de Clara, onde sua família e amigos estão reunidos para a celebração. O mágico e padrinho de Clara, Drosselmeyer, dá presentes às crianças. Ela ganha um boneco quebra-nozes vestido de soldado. Fritz, seu irmão, fica com inveja e tenta pegar o boneco pra si, mas depois de disputa-lo com Clara, joga-o no chão de propósito. O boneco se quebra, mas ela e o mágico fazem um curativo.
Durante à noite, Clara volta à sala para ver novamente seu quebra-nozes, mas encontra o local cheio de ratazanas. A árvore de natal cresce e o boneco ganha vida, transformando-se em um príncipe. Ele lidera um grupo de bonecos em uma batalha contra as ratazanas. Clara distrai o rei das ratazanas e o príncipe vence a batalha.
O príncipe e Clara vão para uma floresta onde começa a nevar, e dançam com os flocos de neve.
Segundo Ato
Clara e o príncipe viajam até o Reino dos Doces, onde encontram a Fada do Torrão de Açúcar e o rei. O príncipe conta como Clara ajudou a vencer as ratazanas e todos ficam felizes, resolvendo então celebrar com diversas danças temáticas.
Na dança final, Clara recebe um presente da Fada, e então todos os doces começam a desaparecer. A menina desperta de volta em sua casa. Ela pensa que tudo foi um sonho, mas nota que está com o presente que ganhou. Então ela volta a dormir.
Em algumas versões, o príncipe volta para a casa do mágico, pois na verdade é seu filho.
Royal Opera House
A performance foi impecável, como sempre. Os cenários estavam belíssimos. Adorei o figurino, tinha roupas de estilos variados e até algumas lolitáveis ♡ As danças temáticas (dança russa, dança árabe, dança chinesa, dança das flautas de bambu, valsa das flores) foram divertidas e bem características; agora os nomes delas fazem mais sentido pra mim! A Fada do Torrão de Açúcar, ou Fada Açucarada, ou ainda Sugar Plum Fairy, tinha um sorriso muito lindo! A Clara era uma graça, e seu irmão foi muito fofo na cena em que tenta pegar o boneco das mãos dela! :)
Só senti falta dos extras que O Lago dos Cisnes teve, como bastidores e entrevistas durante os intervalos… Não sei porque O Quebra Nozes não teve, talvez porque o outro era a abertura da temporada, ou porque era uma transmissão ao vivo… E este balé também não teve as explicações sobre os atos, que eu acho um complemento legal.
Trailer
Mais Royal Opera House
Aqui tem as datas (ou meses, porque as datas ainda não foram divulgadas) das próximas exibições no cinema! Tem uma por mês.
Até a próxima!
woo-hooo
Aiii que maravilhoso!!! *________*
E que chato isso de lugares né? Vc compra com antecedência para chegar no dia e não ter, eu ficaria muito revoltada!
Não é verdade? Eu fiquei revoltada mesmo! Tive que sentar em outro lugar porque quem tava no lugar que comprei não ia sair, e nem era culpa deles também.