Post de apreciação da música brasileira

Vejo muita gente falando mal por aí da música brasileira, de funk a gangnams, sem esquecer dos emos (coloridos ou não). Mas… existe música brasileira boa! Para todos os gostos, para todos os públicos! Se você não gosta da música que a mídia divulga, basta não consumir. E procurar o que te agrada.

Então, um dia perguntei no formspring (que acho uma ótima ferramenta pra pesquisas informais, apesar de todas as tretas que fizeram muitos usuários decentes saírem de lá) qual a música cantada em português preferida das pessoas. Este post aqui, tipo um musicmonday especial, é uma compilação das respostas que me deram. No caso de quem respondeu com várias músicas, escolhi arbitrariamente uma delas.

As respostas na íntegra podem ser vistas aqui. Pra quem gosta de música instrumental, reuni algumas das minhas peças eruditas brasileiras preferidas neste post.

Agora chega de conversa e vamos soltar o som! Vamos ver o que o pessoal curte. Ia colocar os vídeos, mas o post ia ficar muito gigante, então vai só o link.

Aí resolvi perguntar no twitter enquanto escrevia este post, pra ter um alcance maior :3

Então, é isso aí! Até a próxima e…

Hm? A minha música preferida?

Depende do humor, muda de tempos em tempos… mas por enquanto eu ainda estou apaixonada pela música que este pessoal fez – meus veteranos! É uma música tão gracinha! Os créditos de composição e execução estão no vídeo, que é do recital de formatura do Pedro Destro (baixo), no qual eu tive a felicidade de estar presente.


http://youtu.be/4sHYcNfZChw

Participe você também!
Diga sua música preferida num comentário aqui embaixo, ou via twitter, sinal de fumaça, etc, e eu colocarei no post quando tiver um tempinho.

Posts relacionados:


7 Responses to Post de apreciação da música brasileira

  1. Fazer um post sobre música brasileira boa com Pitty é triste hein? Não que seja uma música terrível, pelo contrário, é bem "standard", e exatamente por isso fica tão pobre listar algo com ela. O mesmo para tantos da lista, como Mallu Magalhões e Capital Inicial, no final não representam relevante além do estagnado gosto popular com uma roupagem mais "cool". Que tal falar sobre Som Imaginártio, Sivuca, Jorge Mautner, Pepeu Gomes, Tom Zé, A Cor do Som, Tamba Trio entre outros? A maioria não conhece o quanto rico pode ser a música nacional, tentar induzir o apreciamento de um ritmo enquanto se hiperestima outros é só repetir o mesmo erro, ou ainda pior já que dessa vez o argumento vem transbordado em hipocrisia e pretensão. Como música profissional (ou assim se diz) você deveria saber que todos ritmos ou estilos são válidos, quase todos nomes bons citados na lista fizeram sucesso praticando fusões e incorporamentos de estilos sem aplicar nenhum preconceito elitista por cima. O funk não é nenhum bicho de sete cabeças. Existe de tudo, bossa, jazz, choro, tropicália, metal, rap, funk, samba e axé, só não vale citar banda de rock manjada como coqueluche da música nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *