Nona Sinfonia de Beethoven no Ibirapuera

Olá! Ontem, dia 01 de maio, a Orquestra Bachiana Filarmônica, sob a regência do grande maestro João Carlos Martins, tocou a Nona Sinfonia de Beethoven no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. E eu estava lá presente!

Nona Sinfonia de Beethoven

A Nona Sinfonia é a minha sinfonia preferida, sem nenhuma dúvida. Ela é uma obra de arte. O coro do Ode à Alegria me emociona tanto que é difícil segurar as lágrimas. Sempre me lembro do filme Minha Amada Imortal também.

Também foi feita a leitura da carta final que Beethoven deixou aos irmãos, feita pelo Antônio Abujamra. Essa carta é igualmente emocionante; não dá pra descrever.

Ao final da sinfonia, subitamente entra no palco… Mauricio de Sousa O.o Ele diz que agora vai ter um novo personagem na Turma da Mônica, o maestrinho, junto de outros grandes ícones como… Neymar. Foi meio aleatório, mas acho super legal incentivar as crianças a conhecerem a música erudita!

Aliás, é por isso também que adoro esses concertos ao ar livre. Eles sempre lotam, o que mostra que as pessoas têm interesse pela música erudita, sim. Mas às vezes as salas de concerto, como a Sala São Paulo, passam uma impressão de algo muito distante, inacessível. É por isso que aprovo muito essas iniciativas; se o povo não vai até as orquestras, vamos levar as orquestras para o povo!

Voltando… João Carlos Martins disse que em breve voltará a tocar piano pra valer. Isso é algo que desejo muito, porque a história de vida dele é inspiradora. Se você não conhece, dê uma olhada neste post.

E a seguir, de surpresa, o mestre diz que vai tocar o Hino Nacional! E manda entrar o piano. E toca. Tem o vídeo aqui! Só tem um maldito helicóptero que passa no meio, infelizmente. Tocar ao ar livre tem dessas coisas.


http://youtu.be/vA55qFNiWEk

O vídeo e as fotos foram tirados pelo Blue, meu namorado lindo que me levou lá no Ibirapuera. Obrigada! ❤

Nona Sinfonia de Beethoven Nona Sinfonia de Beethoven Nona Sinfonia de Beethoven


Comments are closed.