Provas práticas de aptidão em música: USP, Unesp e Unicamp

Olá! Então, este é um post que já faz tempo que eu dizia que ia escrever. Finalmente, aqui está! Uma comparação entre as provas práticas de aptidão em música na USP, Unesp e Unicamp, pra ajudar um pouco os vestibulandos (e, quem sabe, meus futuros bixos). Isso é só pra ter uma ideia geral, tenha em mente que a prova pode variar dependendo dos professores que estiverem na banca e também pode mudar radicalmente de um ano pro outro.


alguns dos livros que eu li me preparando pras provas; foi a imagem mais relevante que encontrei

Provas teóricas

USP São Paulo – veja no site
Unesp
USP Ribeirão Preto
Unicamp – veja no site

Os sites

Só por curiosidade… Quanto ao material, a USP é a melhor porque disponibiliza até os áudios das provas anteriores. A Unicamp coloca a prova sem o áudio, o que não ajuda tanto em uma prova de música. A Unesp não disponibiliza absolutamente nenhuma prova anterior. O site de vestibular da Unicamp, Comvest, é o mais organizado e bonito. O da USP, Fuvest, é o mais bagunçado, na minha opinião. O da Unesp, Vunesp, é ruim de mexer até você aprender onde estão as informações – mas é legal porque mostra a sua colocação na primeira fase! Eu fiquei em 10, não que isso tenha servido pra muita coisa no final.

Ordem cronológica das provas

  • USP SP: Aptidão (outubro), 1ª fase (novembro), 2ª fase (janeiro)
  • Unesp: 1ª fase (novembro), aptidão (dezembro), 2ª fase (dezembro)
  • USP RP: 1ª fase (novembro – é a mesma prova da USP SP), 2ª fase (janeiro – idem), aptidão (janeiro)
  • Unicamp: 1ª fase (novembro), 2ª fase (janeiro), aptidão (janeiro)

USP – São Paulo

A prova prática é composta por:

  • entrevista
  • tocar uma peça em um instrumento à sua escolha
  • solfejo que eles dão na hora

A prova antecipada acontece em outubro. Caso você não seja aprovado, é eliminado do vestibular pra ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP SP e passa a concorrer à sua segunda opção na Fuvest, se tiver. Como a prova de aptidão da USP em Ribeirão Preto é em janeiro, é possível coloca-la como segunda opção, e foi o que eu fiz.

Na entrevista, perguntam há quanto tempo você estuda música, o que você faz, se tem alguma experiência dando aula… O solfejo não é muito complicado.

O grande problema dessa prova é o número absurdo de concorrentes. Havia 400 e poucas pessoas fazendo a prova (dos 611 inscritos), contra uns 120 na Unesp, uns 60 na USP RP e 47 na Unicamp. É porque nas outras universidades a prova da primeira fase elimina parte dos candidatos.

Tecnicamente, você precisa fazer 50% na prova prática e na teórica para ser aprovado. Mas foram aprovados apenas 100 dos 400 que fizeram a prova. Não creio que 3/4 dos candidatos não conseguiram 50% na prova! Dá pra entender que é necessário reduzir muito os candidatos, mas não tenho certeza se é o mais apropriado para um exame de vestibular.

Minha recomendação é controlar o nervosismo. Em todas as provas, claro. Mas aqui qualquer erro pode ser fatal, por causa da concorrência enorme. Fiquei com a impressão que dão preferência a quem já tem alguma experiência profissional no campo da música.

Unesp

A prova prática é composta por:

  • tocar uma peça em um instrumento à sua escolha
  • cantar o Hino da Independência ou o Hino da Bandeira, nas tonalidades especificadas no manual

Não tem entrevista. Como assim?! Na minha opinião, é necessário ter uma entrevista no curso de licenciatura, para avaliar as expectativas do candidato. Sei lá, foi tão seco. Só me perguntaram se eu queria tocar ou cantar primeiro. Só. Pelo menos eu toquei em um Steinway pela primeira vez.

Quanto aos hinos… Não são peças fáceis. Principalmente porque eles especificam a tonalidade. O Hino à Bandeira eu não cheguei a olhar porque meu professor disse que o da Independência é mais fácil, mas esse hino tinha notas bem agudas. Acho que é uma dificuldade adicional para os baixos.

Essa prova, ao contrário das demais, não têm nenhum caráter eliminatório (a menos que, óbvio, você zere ou falte). A Unesp é a que dá menos importância à prova de aptidão na hora de calcular a nota. Se você se dá bem em matérias normais, aproveite.

Recomendação? Já que eles não têm o menor interesse em saber quem é você e por que raios você quer ser professor de música, você precisa arrasar na peça e no hino.

USP Ribeirão Preto

A prova prática é composta por:

  • entrevista
  • tocar duas peças em um instrumento à sua escolha
  • solfejo que eles dão na hora
  • leitura à primeira vista no seu instrumento

O curso de Música na USP de Ribeirão Preto, desde 2012, não tem absolutamente nada a ver com o mesmo curso no campus de São Paulo, ao contrário do que todos devem imaginar. Eles aboliram a divisão entre licenciatura, bacharelado, composição e regência. O resultado foi que todos foram pegos de surpresa ao descobrirem que concorriam às mesmas vagas. Leia mais a respeito neste post.

Por isso, essa é a prova mais “complexa”, já que tentaram fazer uma prova geral. Por exemplo, duas peças é mais do que pedem para o curso de licenciatura, mas é muito menos do que o que pedem para os cursos de bacharelado.

O solfejo, assim como o de SP, não foi muito difícil. A leitura à primeira vista era tocar os solfejos no instrumento. Pelo menos no piano foi assim, já que até faz sentido tocar um baixo e um agudo. Não tenho certeza se nos outros instrumentos foi assim também. Não se preocupe tanto com a leitura à primeira vista, estudar isso nunca foi uma prioridade pra mim então eu não fui tão bem. E mesmo assim fui aprovada.

Tecnicamente, é necessário fazer 25% nas duas provas para ser aprovado – metade do que o campus de SP pede. Minha recomendação é relaxar e não se preocupar tanto. Tem menos concorrentes que na Unesp e na USP-SP, 2 concorrentes por vaga ou menos; apenas não fique nervoso e você tem boas chances de passar.

Unicamp

A prova prática é composta por:

  • entrevista
  • tocar uma peça em um instrumento à sua escolha
  • cantar uma peça à sua escolha

Aqui tem uma dica importante: segundo os próprios professores da banca me disseram, era necessário cantar, mas por algum motivo não saiu essa exigência no manual de vestibular. Por isso, muitos candidatos não estavam preparados para cantar e foram pegos de surpresa. Eu tinha ensaiado uma peça durante todo o ano porque, logo no começo do ano, tinha visto o manual do ano anterior. Além disso, meu professor sabia dessa exigência porque outro aluno da minha escola de música tinha sido aprovado em licenciatura na Unicamp. (e vai ser meu veterano!) Então fica a dica: leia o manual do ano anterior e compare. É melhor se preparar a mais do que a menos!

Acho que eu cantei bem, aliás. Depois de cantar, até me perguntaram se eu já tinha cantado em coral :’) Ao contrário da Unesp, em que a moça pediu pra eu parar no meio de tão ruim que devia estar. -_-

Ah, sim! Na Unicamp, ao contrário de todas as outras, a prova prática é feita antes da teórica, e é eliminatória. Você só faz a prova teórica se for aprovado. A lista de aprovados sai no mesmo dia, na página da Comvest, à noite. É bom porque isso reduz os candidatos.

Enfim, a recomendação geral é que você preste mais de uma universidade, para ter opções e para ver o que precisa melhorar. Dessa forma, quando chegar à última prova (que será a da Unicamp, caso você preste), estará mais confiante e tranquilo. Por exemplo, se eu tivesse prestado só a USP-SP, não teria passado. Mas aproveitei a experiência e passei na USP-RP e na Unicamp.

A propósito, não estou sendo puxa-saco porque sou aluna da Unicamp, mas eu realmente achei a prova dela a melhor.

Qual instrumento tocar

A lista de instrumentos permitidos na prova de licenciatura é bem abrangente. Apenas confira no manual e/ou na hora de fazer a inscrição caso você toque algum instrumento mais incomum. Mas não se preocupe, desde que eles aceitem o instrumento, isso não vai influenciar na avaliação. Por exemplo, na Unicamp, alguém passou tocando pandeiro! Teve outros instrumentos inusitados, como gaita (o primeiro concorrente que eu conheci na USP-SP foi aprovado tocando), bandolim, glockenspiel…

Você deve tocar um instrumento que te deixe confortável e seguro. A escolha da peça também é importante. No curso de licenciatura, não precisa ser uma peça muito complexa. Por isso, não tente pegar uma peça dificílima pra impressionar, é melhor tocar uma um pouco mais fácil que você já toca faz tempo. E, para o curso de licenciatura, peças populares estão liberadas. Eu toquei Final Fantasy na USP-RP e passei! Leia mais sobre isso aqui.

Etc

Leia aqui sobre a minha saga completa no vestibular!

E também tem a tag com todos os posts sobre vestibular.

Qualquer dúvida é só postar nos comentários!


Recent Trackbacks

Mudança no vestibular de música da Unicamp | Nocturne in the Moonlight

[...] estudando loucamente, procurava informações e não encontrava. Escrevi detalhadamente sobre o vestibular da Unicamp, aí dois anos depois ela muda tudo radicalmente. Será que foi pra [...]

What I’m Reading 8 | Nocturne in the Moonlight

[...] me dei de presente o livro Música na Educação Infantil, da Teca Alencar, que já tinha lido pro vestibular da Usp e é um dos meus livros de educação musical preferidos. Também comprei o Coralito, da Thelma [...]

A nova prova de Música da Unicamp: envio de vídeos | Nocturne in the Moonlight

[...] interesse, eu escrevi um post falando sobre as provas práticas da Unicamp, USP-SP, USP-RP e Unesp. Prestei todas no ano passado (só não passei na USP-SP), e também escrevi um post contando minha [...]

Comentários (67)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Nossa, obrigada! Isso ajudou bastante, como já falei aqui vou prestar esse ano e estava super curiosa para saber como eram as provas de aptidão. Muito obrigada mesmo!
3 respostas · ativo 684 semanas atrás
Olá Patty,
Gostaria de saber os nomes dos livros que estão na foto, e se teve outros livros que você leu para as provas, será que você poderia dizer quais foram? Muito Obrigada.
6 respostas · ativo 564 semanas atrás
Valeu por colocar os livros! eu ainda tenho 15 e já to pensando em começar a me preparar.. só não sei em relação ao piano.. sabe dizer se um violão conta?
1 resposta · ativo 682 semanas atrás
A prova para que quer fazer Educação Musical na USP-SP (Licenciatura) é diferente em quais aspectos? Vou prestar esse ano pra licenciatura no câmpus são paulo e queria muito saber como é. Gostaria de saber se a usp só admite pessoas que executam música erudita, ou se há a opção de ser popular.
Obrigada.
1 resposta · ativo 673 semanas atrás
Quer dizer então que se eu quiser cantar e tocar piano popular na prova prática, eu posso? (é o que eu estou querendo fazer na prova).
Obrigada.
Ah! Mais outras duas dúvidas :) Gostaria de saber como é esse solfejo. É de música conhecida ou uma que eles criam, se é erudita ou popular...
Queria saber se no teste posso convidar algum amigo para tocasr comigo, me acompanhar.
Muitíssimo Obrigada.
1 resposta · ativo 673 semanas atrás
Ah, não sabia que o solfejo era de uma melodia criada por eles... É na clave de sol?
Obrigada :)
1 resposta · ativo 672 semanas atrás
Ai, desculpa ficar fazendo tanta pergunta, mais eu tenho mais uma...
Eu estava dando uma olhada nas provas da usp noas anos anteriores, e na parte de 2012 (http://www3.eca.usp.br/cmu/vestibular/2012) eles ainda não disponibilizaram a prova teórica, mas tem três partituras disponíveis. Você sabe se essas partituras foram as de solfejo?
Obrigada :)
1 resposta · ativo 672 semanas atrás
É então, não dá pra fazer fazer solfejo com essas músicas, por isso que fiquei preocupada haha.
Obrigada.
Eu vou fazer o vestibular pra música na Unicamp esse ano e queria saber o que se estuda tanto no curso de música popular... Qual é o melhor licenciatura ou bacharelado? Eu canto e toco violão... E quero me aperfeiçoar principalmente em instrumentos de cordas e no canto. Mas não sei se escolho licenciatura ou bacharelado em música popular. Quais as vantagens de cada um?
1 resposta · ativo 663 semanas atrás
Oi, gostaria de saber onde estão disponibilizadas as provas anteriores de música da Fuvest . Obg (:
1 resposta · ativo 662 semanas atrás
Olá Patrícia,
Vou prestar vestibular para música este ano pela primeira vez. Gostaria de saber se é obrigatório ter conhecimento sobre algum instrumento, pois sou cantor lírico e não toco absolutamente nada.
1 resposta · ativo 659 semanas atrás
Muito Legal você ter escrito sobre sua experiencia no vestibular.
Meu nome é Vinícius tenho pensado em prestar música, faço curso de Licenciatura em História na Unesp em Assis-SP, e sua exposição sobre o vestibular foi me deixou mais interado sobre o assunto.
Obrigado
Vinícius Dias Zurlo
1 resposta · ativo 658 semanas atrás
Oiii meu nome é Daniele e pretendo prestar licenciatura em música na Usp e Unesp. Gostaria de saber como é a prova de solfejo da Usp, e sobre a entrevista que eles fazem com vc, o que eles perguntam?
Muito obrigada pelo seu blog, foi onde encontrei mais informações sobre essas provas ^^
Bjus.
1 resposta · ativo 655 semanas atrás
No manual da Fuvest, informam que caem perguntas refente a educação musical na prova teorica. Que tipo de questões?
Obrigada.
1 resposta · ativo 652 semanas atrás
Na entrevista eles perguntam algo sobre aqueles livros de educação musical?

Nossa! Muito bom seu post! Fiquei bem mais tranquila...

Parabéns e obrigada!!
2 respostas · ativo 650 semanas atrás
Oi Patty,
Os hinos eu vou ter que decorar ou eles deixam eu ler a partitura?
Obrigada.
1 resposta · ativo 648 semanas atrás
Sua dica me ajudou bastante.

Passei na prova de habilidades especificas da usp!!

Valeu!
1 resposta · ativo 647 semanas atrás
Olá!! Sobre a prova da unesp, diz-se: I – PROVA DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

"A prova será dividida em duas etapas:
Percepção Musical (Caderno 1)
Teoria Musical (Caderno 2)
Duração de cada etapa da prova:
Percepção Musical (Caderno 1): 1 hora e trinta minutos;
Teoria Musical (Caderno 2): 1 hora
Haverá um intervalo de 20 minutos entre cada etapa.
O objetivo é avaliar o conhecimento e a capacidade de
operacionalização dos tópicos listados no Programa"

Terei 1 hora e meia para fazer a prova de percepção? Td isso? Como seria essas questões? Qual o grau de dificuldade?
Obrigada!
2 respostas · ativo 645 semanas atrás
Nossa muito bom o blog ... estou me preparando ja neste fim de ano para prestar o vestibular no ano que vem aqui no Rio
na UFRJ e na UNI-RIO.
1 resposta · ativo 643 semanas atrás
Olá! Toco alguma coisa de bossa nova e música popular no violão e pretendo começar conservatório o quanto antes como um "estudo". Pretendo entrar na Unesp, por ser referência, mas amaria a USP, também, e quero fazer violão erudito. O medo destas provas consomem a minha vida, estou terminando o médio e ainda ficarei, no mínimo, uns dois ou três anos estudando para passar nas faculdades. O conservatório que começarei tem aula de canto, o que contribuirá para a prova da Unesp, também. Quanto aos livros, quais você recomendaria?
1 resposta · ativo 626 semanas atrás
Oiiii gosto muito do seu blog, tem bastante informação sobre o vestibular de música :] Só que tenho uma dúvida. Moro em SP e vou prestar Unicamp, a prova é quinta agora, queria saber se da rodoviária de Campinas tem ônibus que vai direto pra Unicamp, no site da faculdade e no Google Maps isso não está muito claro.... E como não conheço ninguém de Campinas estou meio perdida rsrsrsrs
Bjussss
1 resposta · ativo 600 semanas atrás

Postar um novo comentário

Comments by