Música erudita e games: Asterix and the power of the gods

Olá! Faz muito tempo que não faço um post sobre soundtrack, então resolvi fazer o do Asterix and the power of the gods, um game do megadrive. No post sobre a alla turca, disse que a primeira vez que ouvi essa peça foi nesse jogo. A partir daí vocês já podem imaginar que a trilha sonora desse jogo é bem peculiar: só tem música erudita!

Algumas informações sobre ele… É um jogo de plataforma lançado em 1995. O Chief Vitalstatistix (obrigada ctrl+c ctrl+v pela ajuda com o nome dele) fala para Asterix e Obelix sobre um escudo que perdeu, e os dois resolvem sair pelo mundo em busca do tal escudo. E quando eu falo em sair pelo mundo, é literalmente: ele se infiltra nos acampamentos romanos, vai pra Índia, passa por uma floresta alemã, pega um navio até o Egito, acaba parando na Mesopotâmia…

Esse jogo marcou minha infância. A jogabilidade é boa, embora o jogo tenha várias armadilhas que te pegam de surpresa com uma morte instantânea; este cara ficou muito revoltado com isso, mas na real ele que é ruim mesmo. A história é interessante, apesar de na época eu não entender nada. Você pode jogar tanto com o Asterix quanto com o Obelix, se bem que todo mundo que eu conheço só joga com o Asterix…


Eu lhe ensino a ver todo o encanto e beleza que há na natureza num tapete a voar ♫~

E a música… bom, se a música não fosse excelente, eu não estaria escrevendo este post. A trilha sonora realmente me marcou, tanto que eu consigo lembrar de boa parte das músicas. Elas realmente combinam com o jogo. Por exemplo, sempre que escuto a Hungarian Dance penso “omg morri” (é a música de game over). A única coisa ruim é que elas não são as músicas na íntegra, mas sim pequenos trechos. Em alguns casos isso pode ser irritante. Por exemplo, a alla turca só tem o trechinho mais conhecido, exatamente como… a música do caminhão de gás. ಠ_ಠ

Vamos ouvir então? Achei algumas das músicas no youtube, mas como não tinha todas, eu mesma peguei o áudio. Como elas se repetem em loop, o final está meio súbito e arbitrário. Vou postar o áudio e um link pra música original.

Mariner’s Dance – Nathan McCree – não achei a original
Mariner
William Tell – Gioacchino RossiniOuça a original
William
1812 Overture (Finale) – Peter TchaikovskyOuça a original
Overture
Radetzky March – Johann Strauss IOuça a original
Radetzky
Rondo alla turca – Wolfgang Amadeus Mozart Ouça a original
alla turca
Pizzicato Polka – Johann Strauss IIOuça a original
pizzicato
Persian March, opus 289 – Johann Strauss II Ouça a original
persian
Hungarian Dance nº 5 – Johannes BrahmsOuça a original
hungarian
Horn Concerto nº 4 – Wolfgang Amadeus Mozart Ouça a original
horn
Air (on the G string) – Johann Sebastian BachOuça a original
air on g
Grand March from Aida – Giuseppe VerdiOuça a original
aida
Sabre Dance – Aram KhachaturianOuça a original
sabre
The Entry of the Nobles – Rimsky-KorsakovOuça a original
nobles
Anitra’s Dance – Edvard GriegOuça a original
anitra
Egyptian March, opus 335 – Johann Strauss II Ouça a original
egyptian
Troika – Sergei ProkofievOuça a original
troika
Minuet – Luigi Boccherini Ouça a original
minuet
Montagues and Capulets – Sergei ProkofievOuça a original
montague
Toreadors March – George BizetOuça a original
toreadors
Tritsch-tratsch Polka – Johann Strauss II Ouça a original
polka

Aqui tem a coletânea das músicas pra baixar. Como é música erudita, domínio pública, o download é legal e tudo mais.
Baixe aqui

Até mais!



Você pensa que esses personagens que servem pra te dar carona não se cansam?

Posts relacionados:


12 Responses to Música erudita e games: Asterix and the power of the gods

  1. Eu sempre gosto de ouvir música clássica em jogos de videogame. Acho que tenho alguma coisa com essas partituras reproduzidas por algum sintetizador, sem contar o fato de que elas são sempre agradáveis de ouvir. Se conhecer mais jogos, compartilhe aí, eu desconhecia totalmente esse game de Mega Drive!

    Aliás, você já chegou a jogar ou ouvir a trilha sonora da série de jogos Parodius?? Elas utilizam músicas clássicas também, mas de uma forma mais estranha e er, "japonesa", misturando com outros temas da Konami. Fica a dica: http://bit.ly/iRHt24

  2. E ah, Earthworth jim toca algumas músicas clássicas(ou ao menos partes de algumas)., só não lembro o nome da música original. Tem um outro jogo que eu lembro que usava música clássica pra caramba, Army Men II.

  3. Sempre gostei de Asterix também. O desenho é muito bom, Patty. Não conhecia este game de megadrive, pois só tinha jogado um bem chato de ps1. As músicas combinam com o contexto do game, da história.

    Ótima postagem! Um abraço.

  4. Caramba, que texto bacana!!!!!
    Quando joguei este jogo também me apaixonei pela trilha sonora, a partir daí comecei apreciar um pouco mais a música erudita.
    Muito bom mesmo!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *