Last.fm: compartilhe seu gosto musical

Olá! Hoje vou falar sobre o Last.fm, uma rede social que serve pra mostrar seu gosto musical, descobrir e ouvir novas músicas, ver eventos e muito mais!


Sei lá, eu não sabia que imagem colocar pra abrir o post, então resolvi ser egocêntrica…

Tl;dr: pra quem tem preguiça de ler

O que tem de mais legal no Last.fm:

  • Ver o que você mais escuta e comparar com seus amigos
  • Ouvir as rádios
  • Ver recomendações de músicas de acordo com seu gosto
  • Baixar músicas gratuitas
  • Ver eventos

Como funciona? Os primeiros passos!

Primeiro, você deve se cadastrar no site e baixar o scrobbler. A partir daí você já começa a “fazer scrobble” das músicas. Scrobble é quando você ouve uma música e os dados dela são enviados para sua conta no Last.fm.

Pré-requisitos para fazer scrobble de uma música:

  • Ter uma conta no Last.fm e o scrobbler. (Obs.: O Rhythmbox já vem com plugin pra isso, viva o Linux \o/)
  • Ouvir mais de 50% da música (se você ouvir só um pedaço, ela não é enviada pro site)
  • A música deve ter mais de 30 segundos

A partir daí, tudo que você ouvir com os programas compatíveis com o scrobbler, incluindo o que ouvir no ipod, será enviado para o site. Ou quase tudo; você pode desativar o scrobbler quando quiser. Conheço gente que seleciona o que vai aparecer lá e esconde as músicas mais bregas… ¬¬ De qualquer forma, se você escutar alguma coisa e se arrepender depois, pode ir ao site e remover a música queima-filme da sua biblioteca.

Quanto mais músicas você ouvir, melhor! Assim você pode comparar seu gosto musical com o de outras pessoas e o site pode te recomendar bandas que você gostaria de ouvir. (Leia mais sobre isso logo abaixo)


Pessoa com ótimo gosto musical


Pessoa com mau gosto musical (brincadeira!)


Você não precisa se preocupar em colocar o nome completo dos compositores; é só ativar a função de auto-correção

Last.fm em outros idiomas

O Last.fm tem seu site disponível em diversos idiomas, incluindo o português. Eu prefiro usar em inglês porque estou acostumada com sites em inglês e porque gosto mais das urls menores. Essa é, aliás, minha única crítica ao Last.fm: cada idioma tem urls diferentes. Seria muito mais prático se fosse possível selecionar seu idioma sem ter que mudar o endereço do site.

Exemplificando:
http://www.last.fm/user/PaattyK em inglês
http://www.lastfm.com.br/user/PaattyK em português

Não dá pra ver a compatibilidade com a outra pessoa se vocês estiverem com idiomas diferentes. Dá pra mudar facilmente na página, mas ainda assim podia ter sido feito de um jeito melhor… No google, por exemplo, aparecem páginas repetidas do Last.fm em vários idiomas. (eu descobri isso procurando pelo meu nome)

Menu do Last.fm

Vou detalhar agora as funcionalidades que o Last.fm oferece em seu menu lateral. Essas opções estão disponíveis em todos os perfis, ou seja, você pode ver as dos seus amigos também.

  • A Biblioteca mostra todos os artistas que a pessoa ouviu, e também as músicas favoritas, playlists e tags.
  • As Tabelas mostram os artistas, álbuns ou músicas mais ouvidos em períodos como Geral, nos últimos 7 dias etc. Também é possível ver semanalmente. Um pedaço das tabelas aparece no perfil.
  • Na parte de Eventos você pode ver os eventos em que a pessoa foi ou pretende ir. E a página dos eventos é muito legal: mostra o local, quem foi, fotos, reviews… Veja aqui um exemplo.
  • A seção de Amigos é auto-descritiva. Como em toda rede social, você pode adicionar pessoas e conversar com elas.
  • Vizinhos… Essa seção é o equivalente da sugestão de amigos do orkut, facebook… Até o twitter fala quem você deve seguir. Enfim, o Last.fm te mostra gente com gosto musical parecido. É daí que surgem as pessoas aleatórias falando “nice taste :)”
  • A parte de Grupos mostra os grupos dos quais a pessoa faz parte. Os grupos são equivalentes às comunidades, lugares pra jogar conversa fora. Entre no grupo do blog!
  • Blog… Aqui você, hum… Escreve sobre a sua vida, acredito.
  • A parte de Tags te redireciona pra sua Biblioteca, super útil.


Eventos


Vizinhos


Exemplo de tabela: músicas mais ouvidas


Outro exemplo: essa coisa verde me assusta

Página Inicial

É na sua Home que o Last.fm faz recomendações sobre bandas pra ouvir, eventos e músicas disponíveis para download no site. Sim, também tem bandas e artistas que disponibilizam suas músicas para serem baixadas legalmente no Last.fm! Vale a pena procurar, tem muita coisa boa.

Olha só:


Música grátis!


Recomendação de artistas

Página de Artista

Cada artista tem uma página no Last.fm, com descrição, fotos, músicas, artistas semelhantes, ouvintes… É muito legal e detalhado! É nessa página que você pode ver as músicas que estão disponíveis para download gratuito. Por exemplo, veja aqui a minha página. =P

Se você grava músicas, recomendo que edite uma página no Last.fm. É bem simples e é muito legal ver quem te ouve! Assim que derem scrobble, já aparece uma página com o nome do artista; é só editar. E você pode se tornar o manager dele – no caso, você mesmo – e disponibilizar suas músicas para download no site e assim ter uma maior divulgação.

Seja um assinante!

Ah, agora sim vem a parte mais legal! O que você ganha ao ser um assinante! O preço é de 3 dólares por mês.

  • Transmissão ilimitada das rádios; as contas gratuitas têm um limite de apenas 50 músicas nas rádios.
  • Páginas livres de anúncios
  • A visualização dos últimos visitantes do seu perfil. (É super legal surpreender quem não sabe que os assinantes veem isso)
  • O pixel preto do poder! (sério, não podia ser um símbolo mais bonitinho?)
  • Acesso à “área de testes” do Last.fm com algumas funcionalidades exclusivas para vips.


Hello, stalkers.


Área de testes

Rádios

Agora sim, essa é a minha parte preferida. Eu amo as rádios! Você pode ouvir as rádios dos artistas, que tocam músicas do artista em questão e outros artistas semelhantes. Também pode ouvir as rádios de usuários do Last.fm. Sabe aquela pessoa que só escuta artistas de que você nunca ouviu falar? Agora você finalmente vai descobrir o que raios ela escuta! Também dá pra ouvir sua própria rádio, ou seja, suas músicas!

Isso é legal porque você não precisa estar no seu computador pra ouvir o que quiser. Pode ouvir suas músicas quando estiver no trabalho, na faculdade, na casa do seu primo… Sem falar que dá pra conhecer vários artistas novos. Acho que vale totalmente a pena pagar 3 dólares mensais pelas rádios.


Exemplo de rádio

Compartilhe seu gosto no twitter!

Sabe aqueles tweets que você recebe com os artistas mais ouvidos da semana? É super simples de fazer igual, basta ter um cadastro no Tweely.fm! A partir de então, ele sempre vai postar automaticamente os artistas que você mais ouviu.

Após se cadastrar, você pode definir o dia da semana em que será postado, se quer que tenha junto um link pro seu perfil e alguma hashtag.

Uma coisa interessante é que no site do Tweekly você também pode ver os artistas mais ouvidos da semana em geral.

Fique ligado!

Eu gostei tanto de ser assinante que resolvi dividir essa alegria com outras pessoas. Então todos os meses vou sortear aqui uma assinatura mensal. As promoções começam sempre no dia 27.

É isso aí!

Tá esperando o quê pra criar sua conta lá? Se você já tem, vá até o meu perfil e veja a compatibilidade pra descobrir se tem bom gosto musical! (vocês sabem que é brincadeira)

Posts relacionados:


5 Responses to Last.fm: compartilhe seu gosto musical

  1. Interessante, eu não conhecia grande parte das funcionalidades do Last.fm; pra mim, era só uma forma de mostrar pros outros "o que você está ouvindo". Aliás, essas rádios são ótimas mesmo, pena que não funcionam muito bem no meu caso. Como ouço Game Music a maior parte do tempo, os artistas que as comporam não estão cadastrados no Last FM de forma com que suas músicas estejam disponíveis para ouvir nas rádios ou em streaming, ou seja, a minha rádio consiste mais no que ouço fora da Game Music, como trilhas de filmes e outras coisas antigas. Aliás, havia ignorado totalmente essa parte de vizinhos, vou começar a procurar pessoas ali!

    De qualquer forma, às vezes tenho a impressão que o last.fm bombou por um tempo, mas agora ficou meio restrito a quem se interessa por música mesmo, né? Ou será que tô errado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *