Carnaval: Vai-Vai e o maestro João Carlos Martins

Eu não gosto de Carnaval e nunca tive paciência de assistir aos desfiles das escolas de samba. Mas, como muita gente, às vezes vejo a apuração das notas. Das escolas de São Paulo, torço pra Gaviões da Fiel porque sou corinthiana. Das escolas do Rio de Janeiro, torço pra Beija-Flor porque é um pássaro fofinho (sério).

Este ano não assisti à apuração. Ainda bem, ou teria traído meu time… Afinal, o enredo da Vai-Vai envolve música, o maestro João Carlos Martins e coloca até Bach no meio!

Na verdade, descobri agora que não é a primeira vez que a música erudita se junta ao samba. A parceria do maestro com a Vai-Vai já é antiga. Dá pra ler um pouco sobre a trajetória deles no site da escola de samba.

João Carlos Martins é um talentoso pianista que teve que superar muitos obstáculos, começando por um acidente que o fez perder os movimentos da mão direita. Após tratamento, conseguiu recuperar parte dos movimentos, mas desenvolveu LER e teve que parar de tocar novamente. Ainda assim, continuou tocando com a mão esquerda, até que sofreu um assalto e uma pancada na cabeça fez com que perdesse os movimentos dessa mão também. Gente, não é possível! Como pianista, não consigo imaginar nada mais terrível. Foi então que ele deu a volta por cima novamente e tornou-se maestro.

A vida dele é um exemplo de luta, superação e, acima de tudo, amor à música. Porque só um amor muito grande pra que ele continue seguindo em frente sem desistir.

Voltando à Vai-Vai, o enredo deste ano, “A música venceu”, é uma homenagem muito merecida ao maestro. Ouçam!


http://www.youtube.com/watch?v=EDeHq5lFSzU

E a Vai-Vai foi a campeã este ano! A música venceu!

Sei que o post está um pouco atrasado, mas é que realmente não acompanho o carnaval. Só ontem fiquei sabendo qual era o enredo da Vai-Vai. (Obrigada, @Marcus_Toledo)

Até a próxima!

Posts relacionados:


One Response to Carnaval: Vai-Vai e o maestro João Carlos Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *