Dicas para comprar piano acústico usado

Olá! Piano é um instrumento caro. Por isso, os iniciantes normalmente começam estudando em um piano digital. Mas quem realmente gosta de piano sempre acaba com vontade de ter um acústico. Por isso, vou escrever aqui algumas dicas para quem quer comprar um usado.

Piano keys

  • De modo geral, quem está vendendo um piano na maioria das vezes é uma pessoa que não toca, alguém que herdou da família e que talvez até tocasse, mas parou. E quem não toca, infelizmente não cuida. É comum ter pianos encostados em algum canto da casa, cheio de objetos em cima, pegando pó, sol, umidade, etc. Por isso, a regra principal é: nunca, jamais compre um piano sem ver!! E ver bem!!
  • Pesquise os preços. Se estiver barato demais, desconfie. Não conheço muitos modelos, mas digo que um Fritz Dobbert ou Essenfelder por menos de 5.000 eu nem olharia. Parto do princípio que é melhor pagar mais por algo de qualidade do que comprar algo barato e problemático e se arrepender depois.
  • Na hora de verificar o piano, é importante tocar todas as teclas e olhar o piano inteiro por dentro – em cima e embaixo. Na verdade, a verificação interna é a mais importante. Tem pianos abandonados que viram ninhos de rato e barata. É triste mas é verdade. A Letícia viu um que estava nesse estado; as cordas do piano tinham sido danificadas por ratos. (leia mais sobre esse caso nos comentários deste post)
  • Se você não tiver um certo conhecimento dos mecanismos e interior de um piano, é uma boa ideia estar acompanhado por alguém que tenha. Seu professor de piano ou um afinador, por exemplo. EDIT: Leve um afinador, pois só quem mexe com os mecanismos pode ter certeza de todos os detalhes. Recebi um relato de experiência que comprova isso, leia aqui. Tem um alerta importantíssimo para quem vai comprar piano usado.
  • Falando em afinador, a primeira coisa que você deve fazer depois de comprar o piano é chamar um afinador urgentemente.

Espero que essas dicas ajudem em alguma coisa! Outros posts que podem ser úteis:

Até a próxima!

Posts relacionados:


17 Responses to Dicas para comprar piano acústico usado

  1. Pingback: Piano acústico x Piano digital | Nocturne in the Moonlight | Nocturne in the Moonlight

  2. Pingback: Tweets that mention Dicas para comprar piano acústico usado | Nocturne in the Moonlight -- Topsy.com

  3. Você nos mostra dicas importantes para comprar um piano acústico, Patty. Somente alguém com certa experiência no assunto poderia trazer essas informações. Ótima postagem, Patty! ^^'

    Abraço!

  4. Poizé. Se vc não for MUITO entendido do assunto, nunca, absolutamente NUNCA compre um piano usado sem que um profissional tenha dado uma boa olhada nele antes. O piano que eu vi estava sendo vendido por R$500,00 e por fora estava bem bonito, mas como diz o ditado "quando a esmola é demais o santo desconfia", chamei o afinador pra dar uma olhada e veio a decepção: a madeira das teclas estava bem ruim, algumas até um tanto mofadas, as molas internas estevam enferrujadas devido a urina de ratos e tinha até um ninho dos bichos dentro =S
    Enfim, fica a dica: não se envergonhe de fazer muitas perguntas e chame sim alguém capacitado pra avaliar o piano! É um direito seu como comprador fazer isso =)

  5. XD ahuahuhauahu né? Mas vai que era um desses achados raríssimos de uma vez na vida? XD enfim, sempre vale compartilhar a experiencia ^^

    Btw, esqueci de dizer: pra quem tem a intenção de comprar um usado, vale conversar com o afinador, eles sempre sabem quem está vendendo instrumento bom e muitas vezes até mesmo o próprio afinador tem algum lá pra vender, comigo foi assim ^^ talvez vc acabe pagando um pouco mais (afinal o cara tem que cobrar um pouco de comissão pelo serviço dele, né? XD) do que se fosse uma venda particular, mas nada vale mais que a tranquilidade de saber que vc está levando um isntrumento em bom estado, conservado e que vai te acompanhar por muitos anos =)

  6. Só lembrando que o piano que eu fui ver estava bonito e aparentemente bem conservado por fora, se não fosse esse o caso, eu nem teria chamado o afinador pra olhar ele direito.
    Resumo da ópera: sempre busquem ajuda de um profissional ;)

  7. Olá Patrícia!
    Tenho 17 anos e sempre sonhei em aprender piano….mas infelizmente só tive a oportunidade agora…
    Moro em sampa e tenho pesquisado escolas que deem aula e achei uma escola gratuita a EMESP -escola de música do estado de são paulo….vc conhece alguém que já estudou lá?

    E tbm tenho outra pergunta: qual o piano digital que seria melhor pra um iniciante? qual era a marca de piano digital que vc tinha?

    Obrigada e eu ADOROOOO seus posts…

  8. Oi Patricia

    Estou num dilema, tenho uma amiga que comprou um piano há uns 3 anos atrás mas acabou desistindo de tocar e agora está vendendo. Já tentou vender mais caro mas nao conseguiu e então agora abaixou o preço pra R$ 1700,00. Se não me engano é um Fritz Dobbert. Estou muito interessada em comprar. Eu já o vi por fora apenas, parece estar em bom estado. Por dentro nunca olhei. Ela disse q quando comprou pagou 500,00 para dar uma afinada nele. Mas estou sem graça em levar uma pessoa pra verificar, pelo fato de ela ser minha conhecida e tal. E agora? Acha que vale a pena?

  9. Olá, Patrícia, estava pensando em comprar um Yamaha JU109, que tem o preço bem acessível. Mas, na loja, vi o JX113T, também da Yamaha e me pareceu melhor que o outro. Você sabe se são equivalentes, ou o segundo é mesmo melhor que o primeiro?
    Obrigada pela atenção.
    Cliz Monteiro

  10. Oi Patricia, ótimas dicas. Mas me assustei com o valor esperado de um piano em bom estado. Estou comprando um Essenfelder por 2 mil. Está afinado, todas as teclas funcionam e aparentemente bem conservado. Tem apenas uma peça de madeira que deve ser reparada. O proprietário já o adquiriu usado e como não vai mais estudar, resolveu vende-lo. Por isso tão barato. Existe algum teste ou pergunta que eu deva fazer? Obrigado.

  11. Muito legal suas dicas, entretanto imagino que em grandes cidades seja mais fácil comprar um bom piano, estou pesquisando e os mais baratos aqui (interior do Paraná) estão na faixa dos 12 mil, parece que a pessoa está vendendo o piano e as memórias afetivas, rs. Queria um Essenfelder porque acho o som lindo, nada metálico. Em tempo: o pai uma amiga começou a tocaar a um ano e está tocando lindamente, ele tem 60 anos, entao acho que não sou um caso perdido. abç

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *