Projeto MusiBraille: música para cegos

Um amigo meu [valeu, Marcus Toledo!] me mandou uma reportagem da INFO sobre o software, e resolvi dar uma pesquisada sobre o projeto. Achei super bacana e resolvi compartilhar com vocês! Vou colar aqui algumas informações retiradas do site do projeto.

“O projeto Musibraille destina-se a criar condições favoráveis à aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual que sejam equivalentes às dos colegas de visão normal. A técnica de Musicografia Braille é uma das principais ferramentas que permitem essa equivalência. Ela foi desenvolvida em 1828 por Louis Braille, que adaptou a técnica para transcrição de textos anteriormente desenvolvida para a transcrição musical. Através desta técnica um texto musical de qualquer complexidade pode ser transcrito para a forma tátil e facilmente assimilado pelos deficientes visuais.

Objetivos:

Geral
Forte incremento do acesso de deficientes visuais às escolas de música, com a disponibilidade de um programa adequado para transcrição musical para Braille, atendendo uma antiga reivindicação da comunidade de educadores, alunos e músicos.

Específicos
a) Capacitar professores de educação musical das escolas de nível fundamental e médio para trabalharem com cegos. Desta forma, os alunos cegos que estiverem matriculados em classe regular poderão ter um aproveitamento mais efetivo e uma maior integração.

b) Propiciar o desenvolvimento da autonomia e elevado incremento na independência do cego músico. O executante teria sua situação melhorada pela possibilidade de transcrição automatizada de textos musicais a partir de papel. O compositor ou arranjador cego também seria beneficiado, na medida em que suas obras puderem ser geradas de forma bimodal (em Braille e em tinta) sendo consumidas também por músicos que não dominem a técnica Braille.

c) Melhorar e ampliar as oportunidades dos cegos músicos no mercado de trabalho, incluída aí a atividade de ensino de música, em suas múltiplas vertentes. Em outras palavras, inclusão social é importante resultante do projeto. “

Visitem o site!

Quanto ao software, ele já está disponível para download em versão experimental. Com ele, é possível escrever música usando o texto do computador, e então imprimir com uma impressora braille. Há também um sintetizador de voz que lê para o usuário os textos apresentados na tela.

Realmente amei a ideia. A música é uma coisa maravilhosa, e todos merecem ter acesso a ela. Aprender a ler partituras em braille é algo que está nos meus planos.

Bom, é isso aí. Até a próxima! =)

Posts relacionados:


6 Responses to Projeto MusiBraille: música para cegos

  1. Realmente Cheshirecat, vc tem toda razão, esse negócio de idade não tem nada a ver… acho que é falta de interesse mesmo :)) Qto as músicas, já fui devidamente apresentada por um aluno de piano! São realmente muito bonitas, até ganhei a partitura de uma… Qto a esse último post, vcs estão de parabéns! Muito interessante, eu mesmo já recusei alunos cegos, por achar que não tinha material apropriado… Adorei e vou pesquisar mais! Valeu! Beijokas

  2. Muito interessante e é também uma bela iniciativa =)
    Eu acho que não existem pessoas 'deficientes' e sim 'diferentes', aliás quem aqui é totalmente igual a alguém, não é mesmo? O erro da sociedade é se focar apenas nas necessidades de uma maioria dita 'normal' =)
    Ainda bem que existem pessoas que se dedicam seu tempo a criar novas proprostas e idéias para dar a todos oportunidades e facilidades iguais de aprender ^^

    Carlucha:
    É muito bom ter vc por aqui! Obrigado por sempre acompanhar nosso blog =D

  3. @Carlucha:
    Ah, entendo o seu lado. Não dá pra ensinar um aluno cego sem ter preparo pra isso, né? Mas dê uma pesquisada, sim! =)
    Obrigada pela visita!

    @Lethy:
    Isso aí, Le! Disse tudo!

    @Guilherme:
    Brigadão pela visita! Que bom que gostou! =D

    @Izabelle:
    Obrigada! É muito bom saber que tem gente que aproveita nossas informações.

    Quanto à partitura, dê uma olhada aqui:
    http://www.4shared.com/account/dir/5985195/ceeecaee/sharing.html
    O 4shared tem uns links meio estranhos. Se não abrir direto, entre na pasta "Filmes Musicais". Lá você encontra a pasta "Twilight (Crepúsculo)", que tem várias versões de partitura dessa música.
    [vou postar isso no seu blog também]
    Beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *