Chrono Cross Soundtrack 2: Os comentarios do Mitsuda

Olá, gente!

Esse é um post que eu já queria fazer há algum tempo… Fiz um post com a listagem do Soundtrack, com links para ouvir. No fim do post, eu colocava um link pra ler os comentários que o compositor, Yasunori Mitsuda, fez sobre cada música. Esses comentários, traduzidos do japonês pro inglês, podem ser encontrados no Chrono Cross Soundtrack FAQ, feito por Stephanie Lee.

Aqui neste post, vou traduzir os comentários, pra quem não sabe inglês ou tem preguiça. =)

Talvez a tradução não esteja perfeita porque meu inglês não é TÃO fluente assim, mas fiz meu melhor. Os comentários entre [] são meus.

Acho bacana ouvir de novo as músicas depois de ler os comentários. E é legal pra conhecer um pouco mais sobre o Mitsuda. Ele parece ser bastante rigoroso consigo mesmo, e ao mesmo tempo, bem humorado.

Disco 1

1. Chrono Cross~Time’s Scar
A música de abertura de Chrono Cross! De um jeito ou de outro, senti que o nível dos músicos era muito alto! Durante a gravação, de novo e de novo, novas ideias brotaram, mas eles conseguiram facilmente se adaptar às mudanças! O fundamento desta peça é principalmente a percussão, os sons do MIX e GRAN CASSA batendo com as baquetas de latão é simplesmente maravilhoso.

2. Edge of Death
Acho que tem duas versões desta no jogo: uma com vocal e uma sem. A que está na OST é a versão com vocal. Não gosto do jeito que a orquestra normal toca, então enfatizei as percussões. Mas esqueci onde coloquei a rabeca nela. (risos)

3. Home Arni Village
Como o tema da primeira vila no jogo, coloquei o sentimento do sol e claridade nela, algo com uma boa atmosfera. Senti que o fado seria uma excelente escolha pra captar esse sentimento, mesmo que tradicionalmente a imagem do fado seja de tristeza e sofrimento. Mas percebi que pode trazer a alegria de uma música… talvez o que digam sobre o fado esteja errado… (risos)

4. Plains of Time~Home World
Hey! Reconhece essa melodia?! Sim, eu re-arranjei o tema principal de Chrono Trigger. Comecei convertendo a melodia em C porque não tinha tempo de compor outra peça com a mesma paixão de Chrono Trigger. Hmm… por que eu deliberadamente usei uma cítara numa peça de Chrono?

5. Dancing the Tokage
O tema da primeira dungeon[dungeon literalmente significa masmorra, mas é um termo usado nos rpgs pra locais que você tem que explorar; não necessariamente masmorras] no jogo. O fraco som do Angklung (um instrumento indonésio) foi proveitosamente introduzido no tema. Isso criou o sentimento de uma alegre dungeon de clima bom, não? Parece bom… (risos)

6. Reminiscence ~Thoughts Not Extinguished~
O sentimento do amor… Eu não sabia que o piano podia trazê-lo tão bem. Porque não sou muito bom com o piano, não editei muito por causa do feedback no Playstation. Mesmo assim, a mensagem do amor é eminente nesta música simples.

7. Dreams of the Shore Near Another World
Aqueles que conhecem irão reconhecer imediatamente que este é o tema principal de Radical Dreamers. O uso de ambos os temas de Chrono Trigger e Radical Dreamers nos temas de Home e Another World foram ideia do nosso diretor Mr. Kato. Eu pensei que não era má ideia, afinal.

8. Another Arni
Eu tive a inspiração do vazio e não-existência em outra dimensão quando tentei compor esta peça. O som cru do piano e do violão usado nas versões arranjadas de Home Arni Village era surpreendentemente bom.

9. Singing Emotions
De novo, usei o piano elétrico e a clarineta para esta peça, que é ouvida quando Leena e Serge estão compartilhando pensamentos. Apesar de não haver conflitos de amor neste game, na vida real é muito raro encontrar casais hoje em dia que de fato sentem e compartilhem pensamentos.

10. Lost Pieces
A versão do tema de abertura de Chrono Cross no violão e violoncelo. Mr. Kira foi excelente no violão, e eu tinha o medo constante de que vai haver uma mudança no tempo quando mixar minha parte. Estava muito preocupado achando que eu poderia ferrar tudo. (risos)

11. Drowning Valley
Falhei duas vezes em usar o recorder para criar uma melodia com uma atmosfera medieval. Todo o tempo, estava usando um ritmo de 5/8 batidas (risos). Não tive escolha a não ser alterar a pulsação e, pra minha surpresa, pude gradualmente escutar a melodia que tinha em mente.

12. Another Termina
Vamos lá, todo mundo! Esta é minha 18ª música com pulsação 6/8. Desta vez, dei uma batida escocesa no arranjo. Não sei por que… mas me lembrou do ar festivo de Guardia Milennial Fair em Chrono Trigger (risos)… na verdade não deveria ser desse tipo.

13. Quitting the Body
Não me arrependo de ter decidido mostrar a valentia dos Dragon Knights na segunda parte da música. A Heihachi e Shinobue (flautas japonesas) harmonizaram bem uma com a outra e deram um som cheio de paz. Queria ter isso até o fim, mas pensei que era melhor abandonar a ideia completamente.

14. Forest of Cutting Shadows
Esse é meu gênero favorito de música: música minimalista! O que diferencia das outras músicas é repetir o motivo do tema de novo e de novo, moderadamente. Não sei quantas vezes cochilei enquanto fazia esta música… todo mundo! Vocês caíram no sono escutando isto durante o jogo??

15. Snake Remains Chamber
Com excedente memória, tive uma discussão com o programador sintetizador, Mr. Yamazaki, sobre como poderíamos tornar este tema mais interessante. Bem, nós o alteramos realmente… e até hoje, cada vez que escutamos esta música risível, nós exclamamos “Isto é ESTÚPIDO!”

16. Triumph~Gift of Spring~
Esse é o arranjo orquestrado da música Fanfare em Chrono Trigger. Na minha opinião, a inclusão de uma fanfarra traz uma sensação de RPGs antigos, dando um ar majestoso ao jogo.

17. Lost Child of Time
Na maior parte do tempo, o violoncelo construiu a emoção dessa música, e então o pizzicato fica com a segunda metade. Vocês acham que consegui mostrar a sensação de insegurança de estar perdido em uma dimensão não-familiar? De qualquer forma, senti que esta faixa era risível e estúpida… (risos)

18. Another Galdove
Neste jogo, quando você visita cudades na dimensão paralela, você vai ouvir a segunda versão arranjada das músicas de Home World. Algumas vezes não sabia quais partes diferenciar da versão original e acabei arranjando de forma errada. Esse jogo é, na minha opinião, muito interessante por ser capaz de me colocar em tal complicação.

19. Swamp of Hidora
A inspiração veio dos movimentos dançantes dos anões. Talvez a coreografia da dança anã tivesse bom ritmo. Dá ambas as sensações de música pop e mistério. Mas foi difícil combinar esses dois elementos na mesma música.

20. Dream Fragments
Bem, o projeto do Sr. Kato era ter certeza de que a música da Musicbox fizesse uma aparição no jogo. Mesmo que a música da Musicbox seja simples, ainda assim ela pode trazer as mais profundas emoções àquelas que a ouvem. Acho que a musicbox é um instrumento (máquina) muito fascinante, não é?

21. Voyage (Another World)
Ouvida quando você dá uma volta por aí no barco. Ela tem um progressão TWO-FOUR e então rapidamente volta à pulsação original, fazendo dela uma peça consideravelmente auto-contraditória.

22. Ghost Ship
Me pergunto por que o som do vibraphone me lembrou tanto a música Enka (risos) (Música Enka é a música teatral japonesa tradicional, algo de que as
novas gerações não gostam, que é a razão pela qual Yasunori estava rindo. E acontece que Yosaku usa a mesma instrumentação que esta música!) Não foi minha ideia criar essa imagem, não queria que as pessoas escutassem e imediatamente pensassem em Yosaku, mas não consigo tirar isso! Deve ser o grande impacto de Yosaku em mim…

23. Death Volcano
Depois da monótona introdução do baixo, graduamente a batida africana desaparece. Depois disso, mudei para a harpa eoliana irlandesa e a percussão única do udo. Essa música tem uma variedade extremamente vasta de instrumentações do mundo inteiro.

24. Ancient Dragon’s Stronghold
Tive que arranjar essa 2 ou 3 vezes até que ficasse satisfeito com ela, porque não combinava com o ambiente do lugar no game. Na verdade, tive a inspiração pra escrever uma faixa longa de 20 minutos, mas não tinha espaço suficiente na partitura (risos).

25. Pathetic
Oh, por favor, ouçam a “Ghostly Wails” da Mitose (risos). Apesar dessa faixa durar apenas alguns segundos, foi muito apropriada e assustadora quando combinada com o FMV. [Full Motion Video, a cena do jogo] Eu tripliquei os 6 wails [lamúrias] de Mitose para fazer 18 deles ao todo. (De fato, queria ter criado mais, mas não o fiz por razões práticas.) Gritos muito bons… obrigado, Srta. Mitose!

Disco 2

1. Beginning of a Dream
Essa foi composta apenas para a apresentação interna da Square, e NÃO foi usada no jogo em si. Não muitos colocaram suas mãos no demo de Chrono Cross também, então pensei em colocar sua versão completa nessa soundtrack para completar. A primeira impressão que o jogo me passou quando ouvi esta música foi a imagem do mar, vocês não acham isso?

2. Dimension Breach
Tive uma súbita coceira pra comprar essa e o fiz em 2 horas!! (risos) Talvez seja o forte senso de inspiração que aconteça comigo. Se pelo menos eu tivesse esse tipo de poder todos os dias, poderia compor esse soundtrack inteiro em apenas 10 dias (risos)!

3. Home Termina
Decidi criar uma música totalmente diferente da Termina da outra dimensão. O começo dessa faixa foi na verdade pra um evento, enquanto o que vem depois é a faixa em si. Eu também suavizei o clima festivo para essa faixa.

4. Dragon Knight
A tão chamada “Orquestra Pop” (risos). Tive que fazer esse tipo para apresentar a bravura desses cavaleiros. Achei que a seção de latão ficou muito boa, me pergunto por que Sr. Yamazaki a editou.

5. Voyage (Home World)
Os finos e delicados sons da guitarra de distorção… fazem dela um número com ritmo rápido.

6. Home Galdove
Quando estava compondo o ritmo desta faixa, tive a Home Arni Village como principal ideia, então fui alterando a melodia para chegar no tema de Galdove. (risos) No meio da produção, o trêmolo do violão começou a ficar óbvio. Parece que é impossível trabalhar com sons crus de violão. *suspiro* Se pelo menos eu tivesse um violão melhor…

7. Home Mabuure (Marbule)
Essa foi inspirada pela música da Idade Média, então usei um monte de instrumentos dessa época. Eu originalmente queria uma orquestrando tocando, mas de alguma forma os resultados não ficaram bons. Talvez eu tente mais uma vez para o Chrono Cross Arranged CD.

8. Zerubess (Zelbess)
De alguma maneira, essa música me traz de volta a refletir sobre a vida. All work and no play makes Jack a dull boy. [Só trabalho e nenhuma diversão fazem de Jack um rapaz estúpido; é um provérbio] Você tem que balancear a vida… Queria poder ir para Zelbess. (risos)

9. The Big Splendid Astonishing Magic Group
Por que a imagem de “mágica” e “China” vem à minha mente? Por que? É só comigo? Essa faixa está ferrando com a minha cabeça. (risos) Não foi intencional.

10. Doze
OK, todo mundo, vamos dormir! Todos agora….1…2…3…zZzZzZzz

11. Chronomantique
Essa é uma reedição do tema de Chrono Trigger. É tocada apenas por um curto período no jogo. A faixa é consideravelmente longa comparada ao espaço de tempo em que é usada. Tentei rearranjá-la, mas acabou saindo completamente diferente! Acho que tenho que aperfeiçoar minhas habilidades de arranjar músicas.

12. Dilemma
Bom, igual à mansão do Lynx, tivemos memória extra para esta faixa. Então decidi adicionar a voz masculina “Zon!”, mas não esperava que o resultado fosse ser incrivelmente excelente! Você pode sentir o ambiente ouvindo, huh?

13. Optimism
Que sentimento otimista! Fiz um pouco funky. Arranjei a segunda metade da faixa, mas ainda que os ânimos nas duas partes sejam diferentes, achei engraçado que ela ainda conserva o otimismo. Se eu pegar esse jogo emprestado, rirei muito com esta música.

14. Island of the Dead
Apareceu como a música de uma das dungeons. No meio da faixa, fiz uma melodia estranha com a minha flauta “Heeee…rururu” que teve um grande impacto no clima da música. As percussões e Ring Rhythm (Yasunori fez a frase ele mesmo) contribuiram muito também. (risos) Ring Rhytmn na verdade é ajustar a percussão a um alto-falante, e então posicionar cada alto-falante no formato de um anel [ring], o resultado é o efeito da batida se rotacionando num local. Essa é provavelmente a primeira e última vez em que combinei o uso da música minimalista e polirritmia nos meus trabalhos.

15. Dead Sea (Ruined Tower)
Para esta faixa, estava muito preocupado com o som da clarineta, basicamente devido a um problema com o hardware do Playstation. Se eu ajustasse seu volume um pouco baixo, sua reverberação ia fazer com que se tornasse a melodia principal. Se ajustasse um pouco mais alto, haveria um desbalanceamento grosseiro no volume dos outros instrumentos. Me encontrei na pior situação possível. Felizmente, meu salvador, Sr. Yamazaki, habilmente resolveu o problema.

16. People Imprisoned By Destiny
A cena que acompanha esta peça é realmente de partir o coração. Quando esta faixa é tocada durante a batalha, não tive coração pra usar os comandos de batalha. De alguma forma, o arranjo das cordas foi incrível em construir esse clima. Aahh…que triste!

17. Lost Before Light
Quando o jogo estava nas etapas de produção, essa foi a primeira faixa que eu terminei de compor. O tema foi feito de sons de violão, e eu não quis me incomodar checando a memória que iria usar. Inicialmente eles disseram que iriam usar a faixa para eventos com grandes decisões no jogo, mas acabou sendo a mensagem de “Game Over”…este jogo tem seus venenos! (risos)

18. Earth Dragon’s Island
Acho que este tema conseguiu retratar o senso de espaço e mística muito bem. O sentimento de vastidão e transparência se transformando numa pintura…apenas por essa própria música. Não sei como consegui compor tal coisa, deve ter sido todos os poderes meus e de Yamazaki combinados. (risos)

19. Navel of the World
Sem percussão nesta aqui. Um senso de música com ritmo rápido, mas a cena no jogo mostra um ânimo muito despreocupado. De outra maneira, o resto da faixa combina. Usei o MIX para mudar muitas partes desta faixa.

20. Hurricane
O uso da polirritmia. Até agora, não acho que haja uma música de batalha como esta, misturando as pulsações 9/8, 3/4, 4/4 e 5/4 juntas, um feito aparentemente impossível.

21. Victory ~Call of Summer~
O nome desta faixa foi bolado pelo próprio Kato. “Call of Summer”[Chamado do Verão]… que ÓTIMO nome! Até agora, não consigo me ver pensando em um nome tão justo para este jingle. Liga-se à primeira versão “Gifts of Spring”[Dádivas da Primavera] muito bem! Que admirável, Sr Kato! (risos)

22. Another Mabuure (Marbule)
Como eu deveria arranjar a faixa de Marbule? Estava pensando num jeito de diferenciá-la da faixa original de Marbule porque não sabia a que tipo d
e classe a música pertencia. Bem, foi simples. Reduzi a ênfase de cada tipo de instrumento e consegui o resultado.

23. Fairies Yield Magic
A música da dançarina Miki e Slash ensinando uma lição de vida. É o ajuste padrão para a grande cena que vem depois.

24. Etude 1
Este evento foi bolado por Kietsu. Ela me instruiu a criar uma melodia para mostrar que Slash estava passando por uma transição de ter problema com seu violão, omitindo a “alma” da melodia. Bem, é mais fácil falar do que fazer. Certamente é diferente de entendê-la.

25. Etude 2
Acho que é isso que ela quis dizer com “colocar a alma” no Etude 1… Como foi? Me desculpe se não entendi realmente.

26. Magical Dreamers ~The Wind, the Stars, and the Sea~
Assim que peguei o jeito do Etude 2, dei a ele a melhor “alma” que poderia imaginar e então decidi usar esse take. Na segunda metade, o campo do microfone deu aos sons de violão um sentimento clássico para a melodia, imergindo tudo em um único mundo.

Disco 3

1. Garden of God
O canto do coral de garotos realmente dá uma sensação de estar no Jardim dos Deus[Garden of the Gods], e eu fui incumbido de usar esta música na tela de título do jogo. Mas podia também colocar esta faixa no começo deste CD “Disc 3”. Então vamos deixar a música de alta tensão começar!

2. Chronopolis
O ritmo techno desta faixa foi inspirado pelos acordes de Chrono Trigger e se tornou a base pra ela. Mas senti que não devia me desviar muito da imagem de Chrono Cross.

3. FATES ~God’s Destiny~
Mais uma vez, uma melodia progressiva. No meio, o órgão e baixo foram inseridos durante o período de 4-beat. Essa foi uma das melhores nos meus trabalhos finais, como foi “Boss Battle 2” no soundtrack de Chrono Trigger. Como podem ambas estarem em situação similar? …Que misterioso… (risos)

4. Jellyfish Sea
Essa pertence à categoria de música ambiental. A harmonia do baixo e do piano combinam alegremente, para criar um maravilhoso sentimento de estar sob o mar. Similarmente à faixa Forest of Illusion, não sei quantas vezes dormi durante o processo! (risos)

5. Orphanage of Flame
O coral feminimo tipo gregoriano e o coral masculino tipo ópera foram misturados na composição. No último acorde, bem quando a ajuda estava pra começar, o acorde subitamente se torce para dar aquele empurrão adicional. Ouvir esta faixa faz você experimentar o ódio profundo que Yamaneko tinha dentro de si. Yamanekooooo…!

6. Star-Stealing Girl
Kid pode parecer intimidante, mas ela é na verdade um tipo de pessoa escondida nas profundezas do seu coração. Esta canção retrata essa gentileza dela. Eu gosto do jeito da “Lan la la lan” da Srta. Mitose, que traz perfeitamente a imagem da Kid. Kid é a minha personagem preferida no jogo.

7. Dreamwatch of Time
Esta faixa foi usada no trailer do jogo demo. Através de sutilmente editar os temas de Chrono Trigger e Radical Dreamers, creio que este jogo meio que resume o conteúdo do jogo inteiro.

8. Dragon’s Wish
Meu compositor preferido, Jerry Goldsmith, fez uma aparição especial para esta faixa. Seu jeito único de começar essa peça e sua orquestração é algo que preciso “digerir” e aprender. Posso ver vários desafios à minha frente. Mas sou um desperdício de palavras. (risos) Preciso aprender mais variedades da música…

9. Star Tower
Você acha que isso soa como uma faixa qualquer, mas gradualmente, a música some e é tomada pelo coral de vozes que dá um senso incrível de desarranjo. Esta música retrata o sentimento de “Oh, estou chegando cada vez mais perto do final, huh?”. O coração de todo mundo está começando a acelerar? (risos)

10. Frozen Flame
Esta foi pega do jogo Radical Dreamers. Ela retrata a imagem da procura da joia pelo sofrimento da humanidade. Esta faixa soa bastante comum. Eu queria remixá-la, mas esqueci como compus esta música. (risos)

11. Dragon God
O coral de vozes, quarteto de cordas e percussão foram suntuosamente usados nesta peça. Os vocais na introdução e o latão e cordas arranjados no meio foram bastante fáceis de criar. Eu vi a cena da batalha antes que a música fosse adicionada, e pensei comigo mesmo como eu poderia fazer para retratar o sentimento do último chefe. Bem, depois que esta faixa foi adicionada, a batalha pareceu se tornar muito agitada.

12. In the Time of Disorder
Yasunori não comentou esta aqui.

13. Life ~Faraway Promises~
Os efeitos sonoros gradualmente tomaram forma até chegar numa melodia sincronizada e não precisa de mais explicação. Quando vi pela primeira vez a cena que acompanha esta música, tive arrepios por muito tempo. Se você apenas comprar este CD sem o jogo, te imploro que escute essa aqui no jogo mesmo.

14. Reminiscence ~Thoughts Not Extinguished~
No fim da história, as palavras “memória esquecida” apareceram. Me pergunto se as memórias que Serge tinha eram mesmo importantes. E também se a foto tinha algum significado.

15. Radical Dreamers ~The Unstolen Jewel~
É inacreditável. O violão de Kira e a voz etérea de Mitose combinaram tão bem nesta música. Inicialmente, por duas vezes eu tentei adicionar as cordas nesta música, mas simplesmente não soava direito. Finalmente decidi deixar o violão por si só. Uma música tão simples para o final. A música, apesar de humilde em melodia, mostrou hesitação e dor. Com uma melodia tão convincente, creio que foi um grande sucesso, em minha opinião. A letra de Mitose foi maravilhosa também, certamente vale a pena escutar.

16. Dream Fragments
Quando vocês ouvirem esta melodia, todos devem concordar que dá um sentimento final de conclusão. (risos) Eu também tive um grande sentimento de cumprimento quando finalmente vi o final. Fechem seus olhos, pensem de novo em quantas aventuras vocês encontraram durante o jogo.

Até a próxima! o/


Kid, a personagem preferida dele


5 Responses to Chrono Cross Soundtrack 2: Os comentarios do Mitsuda

  1. Nossa, que show *-*Muito interessante conhecer a opinião dele sobre as próprias músicas e também sobre o processo de composição das mesmas =D

  2. Pingback: Chrono Cross Soundtrack | Nocturne in the Moonlight