Formas musicais: Minueto e trio

E aí, gente? =)

Hoje eu vou falar sobre minuetos. Particularmente, eu gosto muito deles. Estudei o Suzuki II inteiro, e ele é lotado de minuetos. Meu professor disse que eu ia enjoar, mas no fim acabei gostando. Ele até me mandou fazer uma pesquisa sobre isso na época, então já tenho o material pra postar aqui. Vamos lá!


Giandomenico Tiepolo- The minuet

O minueto é uma dança de origem francesa, tipicamente aristocrática, normalmente em compasso ternário(3/4). O nome vem do francês menuet, que significa “pequeno, delicado”, e provavelmente se refere aos passos da dança. Quando a música não é acompanhada pela dança, seu ritmo costuma ser mais rápido.

Muitos compositores incluíram minuetos nas suas obras instrumentais em forma de sonata, incluindo também em sinfonias e suítes. O primeiro compositor a introduzir um minueto fora do contexto da dança foi Jean-Baptiste Lully. Bach também incluiu minuetos em suas suítes. E, embora normalmente os minuetos sejam alegres e graciosos, o minueto da sinfonia nº 40 de Mozart, por exemplo, exprime um sentimento de angústia.

O minueto pode também estar associado a um trio, tendo assim uma forma específica do seguinte tipo:
minueto – trio – minueto
ABA -CDC – ABA

Mas espere aí, o que é um trio? É uma parte da música tocada por… três instrumentos. Pelo menos na sua origem, pois temos trios para solistas, como no piano.

Pra terminar, vou postar aqui links pra vídeos de minuetos. Os três primeiros sou eu tocando.
Minuet – Bach (BWV 822)
Minuet – anônimo (esse é o meu preferido)
Minuet – Mozart
Minuet in G – Beethoven
Minuet for Berenice – Handel
Minuet & trio – Haydn (Symphony nº 5)
Minuet & trio – Mozart (Symphony nº 40) (aquele minueto angustioso)

Bom, é isso aí!

Até mais!

No related posts.


4 Responses to Formas musicais: Minueto e trio

  1. Impressionante!!!!
    Isso que é cultura! Eu particularmente nao curto muito musica classica, mas conhecer a historia da música é muito legal!
    Ja to até me imaginando no meio de intelectuais comentando sobre minuetos e trios dos aristrocatas franceses do século passado/retrasado! Uuhuhuhuuhh

    Parabéns pelos videos. Gostei do Minuet anonimo. Abusando de arpejos. Bóte massa! ;)

  2. @Cybel:Xá comigo! =)@César:Ahauhauahhahahahah! Fiquei imaginando agora uma conversa, um monte de gente de nariz empinado conversando sobre minuetos.Também gosto de história da música, mas ainda não tive tempo de estudar a fundo. Tem um livro bem legal na biblioteca da Unicamp, depois faço um post recomendando a leitura. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *