Tipos de compasso, unidades de tempo e de compasso

E aí, gente? A lição de hoje é sobre compassos.

Outros posts de teoria musical que podem ser úteis:
Aprenda a ler partituras – parte 1
Aprenda a ler partituras – parte 2


Desculpem a imagem infame

Os compassos dividem a música em partes “iguais”. Eles definem a unidade de tempo, o ritmo e o pulso da música. Os compassos são separados por uma barra ou barra dupla. A barra dupla seria no caso de mudar a fórmula de compasso durante a música. Sim, a música pode começar num compasso quaternário e ter um trecho em compasso ternário.

Embora digitemos 4/4, 3/2 etc pra facilitar, compassos não são frações matemáticas! Não me vá usar simplificação de frações e achar que 4/4 = 2/2. (No caso, a diferença é que o 4/4 tem 4 tempos e o 2/2, 2 tempos.) Mas, assim como nas frações da matemática, o número de cima é chamado de numerador e o de baixo, denominador.

Um compasso é dividido em tempos. Os tempos possuem durações iguais, mas podem ser formados por quantidades diferentes de notas.

Quanto ao número de tempos, os compassos podem ser:

Binários: Possuem 2 tempos (numerador = 2)
Ternários: Possuem 3 tempos (numerador = 3)
Quaternários: Possuem 4 tempos (numerador = 4)
Complexos: São aglomerações dos compassos simples. Por exemplo, 5/4 = 2/4 seguido por 3/4, 7/4 = 2/4 seguido por 3/4 seguido por outro 2/4. Também podem ser chamados de Mistos, Irregulares, Alternados.

Para entendermos a diferença de compasso simples e composto, precisamos saber o conceito de Unidade de tempo e Unidade de compasso.

Unidade de tempo(UT) é a figura que preenche cada tempo do compasso.
Unidade de compasso(UC) é a figura que preenche o compasso inteiro.

Por exemplo, se UT for uma semínima e o compasso for 4/4, para preencher um compasso você vai tocar 4 semínimas. A UC do 4/4 é uma semibreve, pois apenas uma semibreve já preenche os 4 tempos do compasso. (a explicação de como identificar a UT e a UC está logo mais embaixo)

Os compassos se dividem também em:
Compasso simples: É aquele cuja unidade de tempo é representada por uma figura divísivel por 2, ou seja, sem ponto de aumento.
Compasso composto: Compasso onde ocorre a divisão do tempo em três partes. São os compassos com numerador 6, 9 e 12.
Compasso misto: São formados pela aglutinação de vários compassos. Por exemplo, 5/4 é um compasso misto de 3/4 e 2/4.

Agora é hora de aprender a identificar a Unidade de tempo e a Unidade de compasso. \o/

Primeiramente, vamos associar cada figura musical a um número.

Note que cada número é o dobro do anterior, ou, se preferir, os números são potências de 2. Isso tem um significado: 1 semibreve ocupa o mesmo tempo de 2 mínimas ou 4 semínimas ou 8 colcheias ou 16 semicolcheias ou 32 fusas ou 64 semifusas! Assim como 1 semínima equivale a 2 colcheias, 1 mínima equivale a 8 semicolcheias etc. Se você quiser saber a equivalência, um jeito rápido é dividir o número associado à figura de menor duração pelo número associada à figura de maior duração. Para os exemplos que eu dei, temos 8:4 = 2 e 16:2 = 8.

O numerador determina a quantidade de tempos do compasso. O denominador determina qual é a figura que preenche um tempo do compasso(ou seja, a própria UT). Sabendo disso, um meio de resolver é encontrar a UT e então ver quantas dessas figuras preenchem um tempo do compasso e encontrar uma figura que, sozinha, preencha esse tempo(a UC). Por exemplo:

Dica: Uma diquinha pra decorar o que o numerador e o denominador significam é olhar pra eles e pensar:
2 -> quantidade de figuras
4 -> qualidade da figura

ou
2 -> quantas figuras?
4 -> qual figura?

Em alguns casos, vai ser necessário usar ponto de aumento. Lembra dele? Ele aumenta a duração de uma nota em metade de seu valor. Se quiser ver com mais detalhes, olhe o tutorial de como ler partituras. =)

Mais exemplos:

Para os compassos simples é fácil, né? E quanto aos compostos? É a mesma coisa. A diferença é que eles não têm unidade de compasso, pois não é uma única figura que preenche o compasso. A figura com ponto de aumento é chamada, então, de Unidade de Som. (estou editando este post porque descobri isso da unidade agora, então ainda não arrumei as imagens. Se você ler e eu ainda não tiver arrumado, o certo nas imagens é US e não UC.)

Vamos ver então exemplos de UT e US de compassos compostos:

Se você estiver se perguntando pra quê raios serve isso, lembre-se de que a teoria musical pode até parecer uma coisa chata sem utilidade, mas ela sempre ajuda na prática! Sabendo identificar um compasso e a unidade de tempo, você já consegue ter uma melhor noção do ritmo e da pulsação da música que vai tocar, por exemplo. E também dá pra identificar os tempos fortes e fracos do compasso.

Bom, é isso aí! Talvez futuramente eu faça um post explicando mais sobre compassos… (quando o Lí ressurgir das trevas) Mas o próximo de teoria vai ser sobre escalas. Até a próxima! =)

Posts relacionados:


44 Responses to Tipos de compasso, unidades de tempo e de compasso

  1. Dei uma lida rápida e não entendi bulhufas…(Éééé, ninguém mandou você nunca ter ido nas aulas de teoria, Ang…)Eu que sou burro ou isso é deveras complicado?E eu não comento seus trocadilhos porque… Sei lá, não sei o que comentar?

    • Gostei muito das explicações teóricas, pois há tempo que fiz um curso mais tinha ficado algo a desejar ,hj tirei algumas dúvidas . Obrigada pelos informes.

  2. Poxa, gbman, você deveria entender o trocadilho! Você já deve ter usado um compasso escolar. =xEu tentei fazer isso parecer simples, mas devo ter fracassado. @_@ Mas você devia tentar uma lida não rápida, anyway.

  3. Ches:Eu queria muito frequentar as aulas de teoria, mas as turmas são à noite e eu trabalho nesse horário T_TTambém acho essa parte de compassos um tanto confusa, mas o texto ajudou a dar uma clareada nas idéias =)Valeu Ches!P.s.: eu gosto dos seus trocadilhos hahahah ^^

  4. Tenho frequentado aqui e estou gostando muito.É legal ver meninas tão jovens e tão dedicadas.Estou começando a ter aulas de teclado e, com certeza, suas explicações ajudam, sim.Quanto ao trocadilho: show! Você é muito espirituosa.Boa semana

  5. Aeee… parabéns pelo post! Baita aula! ;-) Não é todo mundo que curte compartilhar conhecimento, ainda mais se este COMPARTILHAR custa tempo. :-DP.S.: Eu tava imaginando como um compasso pode furar um braço. Tipo.. o divisor do compasso? O pentagrama? *ugh* Sei lá….heheheh. Eu achava que as colcheias eram mais macabras. Sabe né… aquele formato de foice. hihihiAbraços

  6. @Le:Ah, acho que pra entender essa parte de compassos, não adianta só ler. Tem que pegar alguns compassos e tentar encontrar a UT e a UC, assim dá pra fixar o conhecimento.@Izabelle:Fico muito feliz pela sua presença aqui! =) Boa sorte nas aulas. Se puder, grave algo pra gente ver, hein?@César:Ah, eu adoro explicar as coisas heheh. Por isso que quero ser professora. =)E foi um trocadilho com compasso escolar! Sabe aqueles troços que você usa pra desenhar círcunferências? A ponta deles dói! =P(mas… foices… nunca mais vou olhar pra uma colcheia como antes…)

  7. Tá no caminho certo "fessora"! :DE eu amo quem compartilha conhecimento.Disse uma vez um cara chamado Maçan (que é apaixonado por música digital):"Se vc tem uma maçã e eu uma pera, se nós trocarmos, eu vou ficar com a maçã e vc com a pera. Mas se vc tem conhecimento de algo e eu conhecimento de outro algo, se nós trocarmos este conhecimento, vamos ter (dois conhecimentos) cada um!"Tá eu sei… dois conhecimentos não existem pois é algo imensurável. Mas dá pra entender a idéia né fessora? hehehehCompaaaaasso. Gahhhhhhhhh /o Compassso…. entendi. Sei sim. Viajei na maionese. Depois desta vou pro limbo jogar dominó com meu amigo imaginário.*saindo de fininho*

  8. Guria, d+ teu blog! Passei o dia todo tentando entender como definir (ou achar ou seja lá qual é o termo adequado) a Unidade de Compasso. E vc explicou isso e mais muitas outras coisas. Parabéns pela iniciativa e mais uma vez muito obrigado.

  9. vc me ajudou muito com suas explicações, quero tentar facul de musica no fim do ano na fames (faculdade de musica do espirito santo), e até então só cantava na minha igreja(solo e coral), e só fazia aulas práticas, agora estou fazendo teoria e estou achando muito dificil, só DEUS para me ajudar!!! bj!!! e muito obrigada!!!

  10. Pingback: Aprenda a ler partituras – parte 2 | Nocturne in the Moonlight

  11. Pingback: Escalas Maiores | Nocturne in the Moonlight

  12. Ual, estudo canto erudito e busquei por uma revisão para minha prova de teoria na emesp, Maravilhoso. A de ser uma excelente e requisitada professora :)

  13. Bom além se ser baterista, não posso fugir das aulas de teoria, solfejo e etc… Porém estava um pouco confusa sobre compassos compostos, UT, UC e US, ate achar sua explicação! muito boa! deu pra clarear bastante minha mente, confesso q diminuirá minha dor de cabeça eheheh grande abraço Deus te abençoe mais e mais…

  14. Olá, boa noite!
    Não é por nada não, mas a U.C. do compasso 9/8 está totalmente errada. Como o compasso 9/8 é composto, a U.T. se divide 3 três partes (por isso é chamado composto), você não pode contar de em duas colcheias, mas deve contar de três em três colcheias. Embora nos outros casos de compassos compostos isso dê certo, no 9/8 vai dar errado. O compasso 9/8 não possui U.C., ele possui Unidade de Som (U.S.). Que ficará assim: uma mínima pontuada ligada a uma semínima pontuada. Está é a unidade de som do 9/8. Ao contrário do que você colocou, que foi: "semibreve ligada a uma colcheia."
    6/4é compasso composto, mas a divisão das semínimas que você fez ali pra explicar, tá errada(mas a U.C. tá certa). A unidade de tempo do 6/4 é uma mínima pontuada. Nos compassos compostos as U.T. e as U.C. sempre serão pontuadas. E o compasso 7/4 não é composto, mas é um compasso simples alternado (é a soma do compasso 3/4 e 4/4). Compassos alternados = compassos mistos. Nesse caso sim, a subdivisão das semínimas estão corretas, por ser um compasso simples você vai contado de 2 em 2 pra saber a U.C. =)
    Desculpa aí qualquer coisa.
    Beijos.

    • Oi, Miriã! Não precisa se desculpar.
      Este post é antigo pra caramba e já faz tempo que eu queria refazer. Principalmente porque há uns meses eu tive uma revisão de compassos e notei que tinha aprendido errado os compassos compostos… Estou sem tempo pra me dedicar a esse assunto e fazer um post melhor, mas ele é minha prioridade pra quando passar minha prova de aptidão.
      Obrigada pelo comentário, e sinta-se à vontade pra corrigir qualquer informação errada que encontrar!

  15. por favor gostaria de receber alguns outros exemplos de diversas formas de unidade de tempo e unidade de compasso

    para me auxilia um pouco melhor nos estudos.

  16. Muito boa sua explicação. Clara e simples de entender. Parabens pela sua iniciativa de ajudar quem realmente quer aprender. Deus a abençoe e parabens!!!

  17. Uau! Patricia! Parabéns pelo seu blog sensacional! Apoio quem ergue a bandeira do conhecimento livre! Gostaria que você me ajudasse em uma dúvida cruel, procurei em vários sites e não achei a resposta. É o seguinte:

    Eu tenho um compasso 3/8, o qual possui como UT a colcheia. Supondo que eu, afim de preencher todo o compasso, inserisse 3 colcheias neste compasso. Neste caso, devo deixar os colchetes das notas livres, já que cada colcheia é 1 tempo? Ou deveria ligar as hastes com uma barra?

    Se puder me ajudar, eu ficaria muito feliz! Mais uma vez, parabéns pelo blog!

    • Oi, Wellington, obrigada! :)
      Olha, acredito que você não encontrou a resposta porque não é uma regra, é uma questão de estética. Fica visualmente melhor se você juntar as colcheias, não é? O 5/8 faz agrupamentos de 3 colcheias e 2 colcheias pra facilitar a leitura. Acho que o 3/8 com 3 colcheias juntas não causa confusão e faz bastante sentido. Concorda?
      Abraços!

  18. Muito legal, você explica muito bem. Visitei outras paginas porém só na sua consegui entender, muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *