Olá! Na última terça, na aula de francês, assistimos ao filme Les Choristes. Pausa para reclamar sobre as “traduções” de títulos para português. Vejam bem: em francês, Les Choristes (os coralistas). Em inglês, The Chorus (o coral). Não é igual mas ainda tá perto. Em português, A voz do coração (????????). Sério, por que isso? Esse título não diz nada!
Enfim. O filme se passa em uma espécie de reformatório para garotos problemáticos e órfãos. Na verdade, dois dos garotos, já idosos, relembram sua infância no reformatório, mais especificamente quando chega o novo inspetor, Clémente Mathieu. O diretor era extremamente rígido e até mesmo injusto, mas Mathieu estava resolvido a não se influenciar por isso e tratar os garotos com dignidade. Certa noite, ouvindo-os cantar uma música que ridicularizava sua careca, ao invés de se zangar teve uma ideia: fazer um coral!
Mathieu era um músico frustrado que se tornou inspetor, mas ouvir aqueles meninos despertou novamente sua inspiração e ele começou a escrever música para eles cantarem. A grande surpresa é Pierre Morhange, que parece ter um talento nato para o canto e logo se torna o solista do coral. Outros meninos também merecem destaque, como Pépinot, que espera a visita dos pais todo sábado, sem saber que eles já morreram. Mondaim, o mais problemático de todos, que ameaça os menores e se mete em todo tipo de encrenca. Corbin, que é tão desafinado que acaba virando suporte de partitura :(
Além das peças de Mathieu, eles também cantam La Nuit, de Rameau, um dos mais conhecidos compositores franceses. A cena da apresentação é muito legal! (achei no youtube mas não vou colocar aqui pra não ser spoiler)
O filme é muito emocionante, totalmente recomendado!
Trailer:
À bientôt!