2º semestre na Unicamp

Olá! Semana passada estive muito ocupada trabalhando na edição de uma apostila de música e matemática, então o blog ficou parado. Amanhã começa o semestre na Unicamp, e isso também vai diminuir o tempo por aqui… Pensando nisso, eu lembrei que escrevi um post sobre o 1º semestre mas não fiz o mesmo com o 2º. Tava tão “aaaargh preciso de férias” que nem pensei nisso! Vou escrever agora pra deixar registrado tardiamente. Acho que talvez daqui alguns anos eu goste de reler minhas experiências! Ou não. Sei lá.

Solfejando no lençol
solfejando no lençol: estudando pra prova de rítmica com a Su

Então, de novo vou ordenar as disciplinas que fiz da menor nota pra maior.

Rítmica II

Eu sofri. Bastante. Mas consigo perceber meu progresso, e o professor também. Em um exercício de solfejo, ele parou a roda pra dizer o quanto eu tinha melhorado e eu quase chorei de felicidade! Meus amigos me ajudaram bastante, e quero continuar me esforçando pra não sofrer tanto em Rítmica III. Minha nota: 6,8.

Percepção Musical II

Ditados melódicos, outra área que não é minha especialidade porque nunca pratiquei muito isso. Aos poucos também estou progredindo, embora reconheço que deveria estudar com mais afinco. Passei com 7,2.

Técnica Vocal II

Hum. Eu meio que tive um surto de “eu não sei cantar, eu não devia ser professora, eu me odeio” e não me orgulho disso. ( ̄~ ̄; )Apesar disso, e com a ajuda das minhas amigas (que queriam me bater), persisti e acabei passando com 8,0. Não vou mais duvidar de mim mesma! (e vou tentar fazer aulas de canto pra perder a insegurança, que é o meu maior problema)

Introdução à pesquisa

Uma matéria bastante útil, já que quero seguir carreira acadêmica! Aprendi muita coisa sobre metodologia de pesquisa e escrevi um projeto de pesquisa sobre cantigas de roda no ensino infantil… Talvez um dia eu o coloque em prática. Mas fiquei só com média 8,0. :(

Coral II

No segundo semestre de coral, cantamos a nona sinfonia de Beethoven, que em minha humilde opinião é a peça mais bela já composta. O coro é complicadinho, mas acho que ficou legal! Tem um vídeo aqui, que o marido de uma amiga gravou. Tentem me encontrar! Fiquei com 8,5.

Laboratório de instrumentos harmônicos

Uma disciplina da licenciatura pra quem não sabe tocar instrumentos harmônicos aprender. O que foi ensinado foram peças em piano. Como eu estudo piano, podia ter pedido dispensa, mas perdi o prazo pra isso e queria ver como seriam as aulas. Toquei piano a quatro mãos com uma amiga e fiquei com 9,0.

Escola e Cultura

Uma disciplina genérica (no sentido de que não é voltada pra nenhum curso específico) que nos faz refletir sobre como sermos professores, os desafios que nos aguardam etc. Lemos textos e fizemos atividades. Peguei essa disciplina à noite, numa turma constituída em sua maioria por alunos de Educação Física, porque queria as tardes livres para estudar piano. Ao contrário do que esperava, gostei das aulas! Tive aula com dois professores e acho que isso foi legal pra não cair numa “mesmice” também. Fiquei com 9,5.

Estruturação Musical II

A continuação da estruturação I, harmonia funcional. Tive uma base sólida onde estudo piano, então harmonia nunca foi um problema pra mim. A partir deste próximo semestre, estudaremos harmonias de períodos específicos! Todo mundo tá falando que é difícil… vamos ver. Passei com 9,5.

História da Música II

Estudamos o período barroco! Fiz um trabalho em grupo sobre alguns compositores. Minha parte era sobre Élisabeth-Claude Jacquet de la Guerre e Lully (por que eu ainda não postei aqui?). No fim do semestre, fim um trabalho sobre o período barroco. Não é segredo nenhum que eu amo história da música! Neste próximo semestre serei monitora de História da Música I :) Fiquei com média 10,0 pelo segundo semestre consecutivo, e meu objetivo é passar com 10 em história em todos os semestres.

Comentários gerais e o próximo semestre

Meu CR (coeficiente de rendimento, que é a média de todas as notas e vai de 0 a 1) ficou em 0,82. Estou triste porque não consegui me matricular em francês por causa de turma lotada. Com isso, fiquei com créditos sobrando (estava com o máximo preenchido) e me matriculei em Trilhas Sonoras I. Não achei nenhuma outra disciplina com 2 créditos pra me matricular. Pensei em fazer Grego Clássico (porque eu amo línguas mortas, fiz Latim I no primeiro semestre), mas o horário não dava certo.

Além disso, estou participando de um projeto de dar aulas em escola pública, dou aula em uma escola de educação infantil e tem mais um projeto de dar aulas pra crianças do primário… Tem a monitoria de história da música e a aula particular de piano… Agora estou pensando em fazer yoga. Não sei como vou arranjar tempo pra, sei lá, viver, entre uma coisa e outra. Daqui a alguns meses provavelmente estarei surtando. Mas quero aproveitar minha graduação ao máximo, não quero apenas cumprir as matérias obrigatórias e pegar qualquer coisa pra preencher os créditos extras! Vou me esforçar pra fazer tudo!

(Daqui a uns meses, quando estiver surtando, voltarei para reler esse último parágrafo. Até lá, Patty do futuro!)


Comments are closed.