What I’m reading 45

Ok, como eu não consegui postar os livros de maio antes de virar o mês, post com os livros lidos em maio e junho!

maio

  • O livro vermelho – Mao Tse-Tung: Acho que é um bom livro para ter um primeiro contato com escritos do comandante. Esse livro tem uma história engraçada. Eu estava no colegial e queria comprar a arte da guerra, mas me confundi na livraria. Poderia ser a história de como eu virei uma adolescente comunista, mas a realidade é que ele ficou encostado por mais de uma década até eu finalmente ler. Na próxima festa do livro vou comprar algum livro completo dele. Detalhes do livro no skoob. 
  • Punição para a inocência – Agatha Christie: Gostei dessa história! Bastante envolvente e não é clichê. Detalhes do livro no skoob.
  • Interseccionalidade – Patricia Hill Collins e Sirma Bilge: A interseccionalidade não é uma fundamentação teórica que eu uso, mas acho importante conhecer. Gostei principalmente que o livro traz diversos exemplos de situações, incluindo protestos no Brasil. Detalhes do livro no skoob.
  • Luiz Inácio Luta da Silva: Nós vimos uma prisão impossível: Esse livro na verdade é do Marcelo, compramos juntos em uma promoção e aproveitei para ler. Achei legal que é uma coletânea com textos de autorias diversas e gostei principalmente dos relatos de anarquistas e de uma militante crítica ao PT. Detalhes do livro no skoob.

junho

  • A revolução francesa explicada à minha neta – Michel Vovelle: Quero continuar lendo os livros da série de Revoluções da Editora Unesp. Queria começar pela revolução francesa, aí peguei esse que é pra ter uma base também. Ele é bem didático, é escrito realmente na forma de um diálogo entre o autor e sua neta e eu gosto desse formato (me lembra um pouco o Paulinho Freire). Não está na foto porque emprestei. Detalhes do livro no skoob.
  • Revolução, arte e cultura – Anatoli Lunatcharski: Nossa, este livro é apenas maravilhoso! Muitas das coisas que eu gostaria de dizer sobre arte e proletariado mas não sabia colocar em palavras o Luna já disse. Também fala sobre autores diversos. Recomendo muito mesmo. Detalhes do livro no skoob.
  • Dialética do marxismo cultural – Iná Camargo Costa: E este aqui também é ótimo para entender as relações entre marxismo e cultura e de onde surgiu o famigerado termo “marxismo cultural” (spoiler: foram os nazistas). É um livro super curtinho (e barato como os livros da Expressão Cultural), recomendo muito também! Depois acho que vou fazer um post só de indicações de livros sobre arte e marxismo (spoiler: estamos montando um grupo de estudos também). Detalhes do livro no skoob.

E até a próxima!


Comments are closed.