#musicmonday 85: Eldorado dos Carajás (Sem justiça não há paz ) – MBGC

A música de hoje é um rap feito para lembrar o que aconteceu em Eldorado dos Carajás 25 anos atrás e ressaltar que sem justiça não existe paz. A autoria é do grupo MBGC (Manos da Baixada de Grosso Calibre), de Belém.

O dia 17 de abril é o Dia Internacional da Luta Camponesa, em memória dos trabalhadores que perderam suas vidas no massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996. Nesse dia, 21 trabalhadores Sem Terra que lutavam pela reforma agrária foram assassinados pela Polícia Militar do estado do Pará e mais 69 sofreram graves ferimentos, em uma brutalidade que chocou o mundo inteiro. Essa violência extrema foi autorizada pelo Estado, que defende o projeto de morte dos grandes latifundiários.


Aviso de gatilho: a letra conta em detalhes a violência que aconteceu

“E Eldorado dos Carajás é um caso a mais
Que revela realmente do que ela é capaz
Julgou a opinião pública nacional
Causou repercussão internacional
Mas depois de um certo tempo
Caiu no esquecimento
Deve ser por isso que ninguém fica surpreso
Que até hoje nenhum dos acusados tenha sido preso…”

Não podemos deixar cair no esquecimento. Precisamos olhar também para a conjuntura atual. Devemos seguir denunciando a violência que está sendo cometida com todo o povo brasileiro durante a pandemia, atingindo principalmente as camadas mais proves e acentuando as já enormes desigualdades no país. O desgoverno Bolsonaro é negacionista, trata a pandemia com descaso e dificultou a compra de vacinas, como se recusou a comprar insumos essenciais como os que são usados na intubação, impediu governadores e prefeitos de fazerem lockdown, negou às pessoas o direito de ficar em casa ao reduzir o auxílio emergencial. Não é incompetência, é um projeto de morte para a classe trabalhadora brasileira!

Nos solidarizamos com todas vidas perdidas e seguimos organizados em luta pela vida! Fora Bolsonaro! Basta de violências!

🌱✊🏾🚩 #AbrilVermelho #BastaDeMassacres #VigíliaPorEldorado #TodosPelaReformaAgrária


Comments are closed.