What I’m reading 41

Post com os livros lidos em fevereiro! Antes tarde do que nunca e antes que acabe março.

Que fazer: teoria e prática em educação popular – Paulo Freire e Adriano Nogueira: Um livro… peculiar. Ele é escrito como um diálogo entre os dois autores (algo que é a cara do Paulinho, né?). Li por causa de um curso de comunicação popular que fiz no ano passado. Ele aborda a questão da educação popular, como organizar, como fazer. É muito interessante. Confuso até você acostumar com o estilo, mas vale bastante. Não é um livro longo, dá pra ler rapidinho. Link do livro no skoob.

As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo – Rachel Ignotofsky: Uma gracinha de livro! Foi escrito e ilustrado pela Rachel e mostra as mulheres cientistas desde a antiguidade, os preconceitos que elas tiveram que superar. É super gostosinho de ler, recomendo muito. Minha única crítica seria que, embora tenha algumas filósofas, não dá muita atenção para as cientistas sociais. Link do livro no skoob.

Colonialismo e luta anticolonial: desafios da revolução no século XXI – Domenico Losurdo: Leiam Losurdo, gostoso demais. Adoro a forma como ele escreve e o anticolonialismo é essencial. O autor aborda, entre outras questões, o antissemitismo, a guerra ao terror e a propaganda do imperialismo, a inspiração colonial do nazismo. O único ponto negativo é que às vezes o livro fica um pouco repetitivo, já que é uma coletânea de textos do autor e não um livro pensado por ele. Mas é bom pra reforçar os conceitos. Link do livro no skoob.

50 anos de feminismo: Argentina, Brasil e Chile – Eva Blay, Lúcia Avelar (orgs.): Muito bom para conhecer a história do feminismo e as questões específicas de cada país. Eva Blay, por exemplo, conta a história (meio trágica) do feminismo nos partidos comunistas brasileiros e, felizmente, penso que a situação já melhorou. Outro capítulo interessantíssimo é sobre a luta pela legalização do aborto e como ela uniu feministas e ativistas LGBT. Link do livro no skoob.

Os jesuítas e a música no Brasil colonial – Marcos Holler: Este livro eu li para me ajudar a escrever um artigo anticolonialista. Algumas partes, então, foram meio sofríveis. (Não que a culpa seja do autor, é pelo assunto, mesmo) O livro é uma tese de doutorado, então é muito específico. Link do livro no skoob.

Crise e pandemia – Alysson Leandro Mascaro: Livrinho que veio de brinde no clube do livro da Boitempo. É excelente para renovar e fundamentar o ódio pelo capitalismo. Alysson escreve bem demais. Tem em ebook no site da editora. Link do livro no skoob.

79 livros pra assistir enquanto dirige – Choque de Cultura: Esse livro o Dan me emprestou para eu ler nas férias, já que pela primeira vez em, sei lá, uma década, eu decidi tirar férias de verdade e ficar quinze dias sem trabalhar, estudar ou pesquisar (foi um desafio). Fui lendo devagar depois do livro do Craque Daniel e foi muito divertido. Ficou melhor depois que eu comecei a assistir Choque de Cultura, obviamente. Sim, eu nunca tinha assistido. Mas já estou corrigindo essa grave falha de caráter. Link do livro no skoob.

Até a próxima!


Comments are closed.